Lentes para Sony A7S e Canon 750D

Alone I Break

1st Folding then Sex
Boas

Sou videographer e passaram-me equipamento novo, uma Sony A7S (Mark I) e uma Canon 750D.

Preciso de montar um setup que seja bom em vídeo e em fotografia sendo que a Sony A7S vai ser mais usada para vídeo e a 750D para fotografia mas também quero usar a 750D em vídeo para shots secundários (b-roll)

Tendo em conta ter 2 bodys acho que faz sentido ter lentes que possam ser usadas nas 2 máquinas e portanto estava a pensar em comprar vidro para meter na canon e que possa meter na Sony com adaptador.

Ter autofocus na sony com o adaptador é secundário, não me faz muita confusão fazer tudo manual.

Acham que faz mais sentido investir em primes tipo Samyang/rokinon 24mm 1.4 e canon 50mm 1.4 e ir para 3 primes ou será que faz mais sentido ir para lentes zoom tipo sigmas , tamron ou mesmo canon tipo 24-70 2.8 ?

Pretendo ter algo wide e algo dentro dos 50 a 85mm, para foto e video tal como disse , de 1.4 até 2.8 no máximo.

Obrigado


  1. O QUE: Lentes!
  2. POR QUANTO: Indiferente
  3. PARA FAZER O QUE: Foto retrato e espaços e video
  4. PARA USAR ONDE: Exteriores e interiores com pouca iluminação
  5. COMO ÉS: Profissional
  6. JÁ TENS: Sony A7S (1) e Canon 750D
  7. COMO É A TUA "REDE": Indiferente
  8. ONDE COMPRAR: Indiferente
 
Não quero ser mal interpretado, e espero que não leves a mal isto que vou dizer, mas acho que a esta altura do campeonato já tens bem a noção se preferes primes ou zooms, não? :P

Ambas as hipóteses fazem sentido, isto remete para a eterna questão de primes VS zooms. Uns preferem umas, outros preferem outras. E tanto umas como outras têm vantagens. Até diria que uma boa hipótese para aí é combinar os dois.

Falando de fotografia e de primes, e se o orçamento é irrelevante, acho que a Canon 50/1.4 pode rapidamente ficar excluída. A Sigma 50/1.4 Art é um monstro de lente, com um IQ muito elevado, e que tem uma excelente relação qualidade/preço.

Falando de vídeo, considerando que estamos a falar duma 750D, uma hipótese é olhar para as lentes STM, pois assim aproveitas o Hybrid Autofocus da câmara e o "silêncio" e suavidade no foco das lentes STM. A maior parte destas lentes é para APS-C, mas também tem um preço muito baixo, pelo que pelo menos alguma delas pode valer a pena ter no kit. Depois ver se precisas de estabilização nelas ou não...e com isso consegues excluir modelos.

Ao mesmo tempo, a Canon 24-70mm 2.8L II é uma senhora lente, mas não tem estabilização. Neste campo há sempre a clássica solução de ir para a 24-105 f/4L IS

Acho que uma ideia interessante era ter, por exemplo, a prime 50/1.4 e uma zoom tipo 24-105.

Só não cobri o lado wide para fotografia...e por isso te pergunto: quão wide queres?
 
Eu sei o que prefiro, são primes mas para um setup run n gun não sei se não devia recorrer a zooms ou comprar uma zoom wide e o resto ser tudo primes entre os 50mm e os 85mm por exemplo.

Aqui a questão é que eu nunca tive nem canon, nem sony. Os últimos anos foram com uma Panasonic GH4 com várias lentes lumix mas neste momento ao querer fazer um setup misto, com lentes que funcionem nos 2 sistemas não sei onde investir.

Fotografia é secundário, video é o principal para mim e eu tenho gimbal (ronin) pelo que estabilização na lente não é prioritário.

Na GH4 90% do tempo andava com uma 12-35mm 2.8 e uma 50mm 1.8, o que procuro são mais sugestões de lentes como a sigma art que falaste e que consiga tanto usar na 750D como na A7S, o que por vezes não funciona bem.

Desde vignetting, a A7S não conseguir fazer metering , etc..
Isto são alguns dos problemas que eu li que existem em sigmas quando montadas na A7S.
 
Última edição:
@Alone I Break para cinema não te consigo ajudar muito, já que só tenho 2 lentes e para fotografia (a 1635 f4 e 55 f1.8).

Mas a Laowa lançou agora umas lentes novas para as A7 e parecem bastante porreiras
exemplo: http://briansmith.com/venus-optics-announces-15mm-f2-full-frame-e-mount-lens/

No entanto para filmar, entre zeiss e rokinon tens boas opções.

Há pelo youtube videos de malta com a sony 16 f2.8 e atirar o plástico traseiro para perder vinhetagem :D


é opção "panqueca ff low cost" :P
 
Se não te importares com peso, para 750D e Sony A7S tens a Sigma 18-35 f1.8 com adaptador MC-11 (que não tem o melhor AF do mundo) ou com dumb adapter caso não te importes mesmo de usar foco manual, e depois investias numa prime 50/85 conforme preferisses. Também tens a Sony 16-35 F4, mas nesse caso já só dava para a A7S

Tens a opção de ir só por primes, Rokinon se for para foco manual, há muita gente a falar bem da 85m f1.4

O problema é que é mais fácil adaptar lentes que sirvam para a Canon na Sony do que o contrário, portanto ou tens em conta o crop factor ou compras apenas lentes FF
 
A Sigma 18-35/1.8 não é FF. Quando montada numa FF faz vignetting substancial no range 18-28mm:

943996.jpg

18mm

944012.jpg

28mm

Fonte: http://www.fredmiranda.com/forum/topic/1279757/
 
Back
Topo