[Home Cinema] LG - Linha OLED 2019 - Modelos B9, C9, E9, W9

@Jack-O-Lantern já experimentaste esses settings? Naquele ecrã de configuração inicial tive de reduzir o HDR brightness para não perder detalhes nas nuvens. Também dependem do modo de imagem da TV por isso deve ser normal eu obter resultados diferentes.

Fora isso, e apesar de ser com uma One S, esta TV é mesmo brutal para jogar :)

Ainda não experimentei com estes settings. Só mais logo.

Eu já fiquei espantado com a config que coloquei desde que comecei a jogar, com a implementação de excelencia do HDR do Gears (aquelas zonas escuras, onde andam os personagens com as luzes a dar azul neon, o brilho dos espaços abertos com as explosões vibrantes, a "energia" e definição que sai do écran é mesmo brutal), mas estou curioso para testar as configs dadas pelos devs.
 
A função de ajustar o contraste numa oled, ainda acho menos relevante do que num lcd. O contraste ajustado pelo menu, chega a um ponto que estoura os brancos, e faz o detalhe dos cinzas desaparecer (se exagerar com um valor alto e dependendo da tv). Isto, em conteúdo sdr.

Em HDR, sendo uma tv que detecta a fonte de forma automática, se for HDR10 o brilho vai estar no máximo, se for Dolby Vision vai estar menos (50, penso) e pessoalmente não altero porque dv tem metadata dinâmica e aqui sigo a recomendação dos gajos da Rtings.

Outra coisa que pode ajudar nos jogos, é fazer a calibração da imagem por software.
Como há no Resident Evil 2 Remake. "Ajuste a imagem até o padrão ficar quase invisível" etc...

De resto, usa as definições parecidas com o cinema mode para tudo, com a excepção de uma ou outra coisa que tens obrigatoriamente de mudar.

O cinema mode costuma ter as melhores cores out the box (assumindo que a tv não tem o preset thx (penso que só as Panasonic) e nem dispões de equipamento de calibração profissinal - que não é barato - e muitas vezes não oferece um bump de qualidade significativo face ao dinheiro investido).

Claro que para jogar usas o game mode, mas com as cores que usas no cinema mode e com o máximo de coisas desligadas, por exemplo o motion etc...

O mais importante é ser capaz de produzir o preto com total ausência de luz (e nisso a função osd "contrast" não interfere numa oled), outro grande plus é um ecrã preto / escuro muito mais homogéneo do que num lcd, onde muitas vezes tens light bleed nos cantos, centro e uma uma distribuição disforme da cor...

Um lcd nunca será um oled é certo. Mas há alguns que entregam boa qualidade e são bons negócios pelo preço. Além disso, ecrãs oled ainda não existem para todas as utilizações a preço razoável.

Para monitores desktop, por exemplo, custam uma fortuna e não sei se para essa utilização, oferecem todas as garantias. Além de que, pessoalmente um budget de 250€ para um monitor já considero mais do que razoável. Não preciso de um monitor de 55" na secretária para typing etc... (há uns mais pequenos mas continuam a ser muito caros).
 
Última edição:
Grande notícia para os gamers, que continuam a confirmar que as TVs Oled LG 2019 são as melhores para se jogar numa TV


LG’s Big-Screen 4K OLED TVs First To Be Validated For Superior G-SYNC Compatible Gaming

Here at NVIDIA, we always endeavor to bring PC gamers the very best gaming experiences, and that includes being able to enjoy smooth, tear-free, responsive gaming on all types of displays. So, to help big-screen gamers get monitor-style smoothness, we’ve joined forces with LG to deliver G-SYNC Compatible support to 5 of their industry-leading 2019 4K OLED TVs.

“It’s no secret LG OLED TVs are coveted by gamers world over and we are committed to optimizing the OLED gaming experience for them,” Sam Kim, senior vice president of the TV product planning division of Home Entertainment company at LG. “With NVIDIA G-SYNC adoption, we are showing that OLED TVs have the support and backing of the world’s top gaming hardware brand to make their products look their best.”


geforce-gsync-lg-tv-850px.jpg


LG E9 and C9 models, ranging in size from 55 to 75-inches, will receive G-SYNC Compatible firmware updates later this year. Simultaneously, we’ll release a new GeForce Game Ready Driver, enabling GeForce RTX and GeForce GTX 16-Series gamers to connect their PCs via HDMI to validated G-SYNC Compatible LG TVs.

https://www.nvidia.com/en-us/geforce/news/lg-gsync-compatible-hdmi-big-screen-gaming/
 
Fiquei super contente ao ler isso até à parte das placas suportadas, como é que é possível alguém com uma 1080ti ficar a ver navios... Acho que tão cedo não me meto em gráficas da nvidia.
 
Os donos de uma RTX 2080Ti vão então passar a ter GSync nas suas OLEDs 2019 é isso?

Pelo que percebi, tem de haver updates tanto nos drivers como na TV certo.

A parte que não percebi foi a do HDMI!

Isto só é possível com HDMI 2.1? Nesse caso a RTX não suporta pois não? Ou estarei enganado?

Então supostamente o Update para as RTX pelo menos a 2080ti, que não suporta, não fará muito sentido. Ja para não falar dos cabos...
 
Última edição:
Não acredito que tenha o modulo g-sync embutido. Para mim deve ser freesync (g-sync compatible).
Devem vender mais por ter o símbolo da nvidia (marketing).
 
Desculpem a minha ignorância, mas sendo que as novas consolas vão ser à base de uma arquitetura amd, não vão tirar partido do g sync certo? Só se lá colocar um pc com placa nvidia?
 
Desculpem a minha ignorância, mas sendo que as novas consolas vão ser à base de uma arquitetura amd, não vão tirar partido do g sync certo? Só se lá colocar um pc com placa nvidia?

Sim, o Gsync diz respeito a placas gráficas NVidia (PC).

Ainda se desconhecem as specs das novas consolas, mas estou perfeitamente convicto de que esta linha de TV´s estará preparada para aproveitamento de todo o seu potencial ;)
 
Os donos de uma RTX 2080Ti vão então passar a ter GSync nas suas OLEDs 2019 é isso?

Pelo que percebi, tem de haver updates tanto nos drivers como na TV certo.

A parte que não percebi foi a do HDMI!

Isto só é possível com HDMI 2.1? Nesse caso a RTX não suporta pois não? Ou estarei enganado?

Então supostamente o Update para as RTX pelo menos a 2080ti, que não suporta, não fará muito sentido. Ja para não falar dos cabos...

No fundo o que eles vao disponibilizar é G-Sync através do VRR (Variable refresh rate). Considera isto como o Freesync da Nvidia pois retira a necessidade de teres um módulo Gsync no aparelho, sendo atingido o mesmo resultado através de software.

Ao contrário do que acontece com monitores com módulo Gsync, que necessitam de estar ligados pelo displayport, o VRR usa o HDMI (desconheço se é necessário o 2.1 mas acredito que não).
 
No fundo o que eles vao disponibilizar é G-Sync através do VRR (Variable refresh rate). Considera isto como o Freesync da Nvidia pois retira a necessidade de teres um módulo Gsync no aparelho, sendo atingido o mesmo resultado através de software.

Ao contrário do que acontece com monitores com módulo Gsync, que necessitam de estar ligados pelo displayport, o VRR usa o HDMI (desconheço se é necessário o 2.1 mas acredito que não).

As placas gráficas da Nvidia também são compatíveis com monitores freesync. Eu estou a usar uma gtx 1080 num MSI Optix (freesync). A limitação é que tens de usar a ligação display port mas tirando isso funciona impec dentro do range 30 - 144fps.

Podiam era fazer tvs com display port, portanto. Nem me importava de sacrificar uma hdmi para ter essa versatilidade. Podiam até fazer 2 versões da mesma tv, só variando as conecções da motherboard.
 
OLED 55B9 a 1599€ e 65B9 a 2399€ numa grande superfície conhecida.

Se forem os PVP de lançamento como aparecem lá indicados sem promoção associada, parece-me um bom sinal em relação à descida dos preços de OLED. :D
 
A LG nalgumas gerações corta no processador de imagem da serie B, como o caso das de 2019. A meu ver, para baixar custos de produção, mais valia cortar no webOS, e nesse cpu. Ou seja, cortar na plataforma smart tv e não no processamento de imagem.


Ainda assim, este cpu de imagem deve ser um rebrand das topo de gama de 2018, que por sua vez já é melhor do que o da minha B7, que é igual ao da W7, nesse caso.

Sendo que a B7, apesar de tudo ainda é capaz de fazer 1080p @ 120Hz e sendo oled é o que basta a muita gente (e a mim).

Agora comprei um projetor 1080p HDR (mas que suporta e faz downsample de conteúdo masterizado a 4k), com 120Hz (capaz de 8ms de input lag) para completar. (120" é o tamanho que quero mas dá para 300"). ~750€. Por esse valor, não há tv maior, quanto mais entregar melhor imagem ou ter o mesmo desempenho gaming.
 
Última edição:
OLED 55B9 a 1599€ e 65B9 a 2399€ numa grande superfície conhecida.

Se forem os PVP de lançamento como aparecem lá indicados sem promoção associada, parece-me um bom sinal em relação à descida dos preços de OLED. :D
Estava a ver que nunca mais vinham as B9. Para mim chega, basicamente em qualidade imagem deve ser 90% igual a uma C9/E9
 
Back
Topo