LibreOffice - Tópico Geral

muddymind

1st Folding then Sex

O LibreOffice é uma poderosa aplicação de produtividade; a sua interface limpa e as suas poderosas ferramentas permitem-lhe libertar a sua criatividade e aumentar a sua produtividade. O LibreOffice contém várias aplicações que o tornam a aplicação de produtividade grátis e de código aberto mais poderosa do mercado:
  • Writer - o processador de texto,
  • Calc - a aplicação de folhas de cálculo;
  • Impress - o motor de apresentações;
  • Draw - a nossa aplicação de desenho e gráficos;
  • Base - para gerir bases de dados e sua interface;
  • Math - para editar fórmulas e equações matemáticas.



Thanks to Oracle, not only is OpenSolaris now dead along with other open-source projects previously funded by Sun Microsystems now facing hardship, but the OpenOffice.org community has now decided to part ways too. The OpenOffice.org community has decided to launch The Document Foundation as a new, independent organization. The Document Foundation will now be backing "LibreOffice" as the brand rather than OpenOffice.org.

Canonical / Ubuntu, GNOME, and others have already jumped aboard with this effort. The details (though mostly press quotes) can be found in this press release or on the new web-site now at DocumentFoundation.org. Goodbye OpenOffice.org!

fonte

Cada vez tenho mais ódio à Oracle!
 
Boa jogada.:blubomte:

Ainda bem que há organizações que vão fazer o Suite ir avante.

Esta estratégia de comprar para fechar é assim a modos que jurássica. Mas quem sou eu para pensar assim........
 
A The Document Foundation, tal como escrito na press release, conta com o apoio de grandes nomes no mundo do FOSS, e a comunidade não ficará de braços cruzados. Talvez até tenha sido melhor separarem-se da Oracle, já que esta não apoiava o projecto, deixa assim de existir esse travão e pode ser que a mesma força de vontade que os levou à separação consiga levar o projecto a bom porto.
 
Façam mas é um suite que trabalhe que com o Google Docs, isso é que era de valor. Sincronização permanente! :)

E a Oracle não vale um chavo, já o demonstraram por diversas vezes.
 
Mas o que raios se passa? A Oracle não descontinuou o Openoffice! Aliás, têm no site um beta, o que deve significar que mais versões vêm a caminho... No entanto, não seria mau o Openoffice seguir o seu próprio caminho, acho que já tem dimensão para isso e apoios não devem faltar.
 
Mas agora qual é a versão que vai à frente? É que o LibreOffice está na versão 3.3 Beta e o OpenOffice.org também...

Tenho estado a seguir a mailing list do LibreOffice e um dos principais developers da "The Document Foundation" esteve a explicar o que se passa e quais as diferenças entre as duas versões. É verdade que falharam um bocado em termos de explicar a situação para quem não está dentro do que se passa.

Basicamente o LibreOffice Beta e o OpenOffice 3.3 Beta são "iguais". A principal diferença, para além do nome e tema, é que o LibreOffice inclui vários dos patches estáveis do Go-oo ("fork" do OpenOffice com vários patches e extensões bastante interessantes). A razão porque se chama LibreOffice é porque o nome OpenOffice.org foi dado à SUN Microsystems há muito tempo e com a compra dessa empresa por parte da Oracle os direitos do nome OpenOffice.org pertencem à Oracle.

Ao que parece a Oracle não estava a investir muito no OpenOffice.org e estava a tentar afastar-se da comunidade. Várias das pessoas principais na comunidade OpenOffice começaram a ficar fartas da situação e decidiram criar a The Document Foundation. Esta organização é suposta ser no género do que a Mozilla Foundation é para o Firefox. Uma organização independente que não é controlada por uma única empresa e com um forte espírito de comunidade. A intenção da TDF é voltar a chamar o software de OpenOffice.org e de poder continuar a trabalhar com os developers da Oracle, se possível. Até agora ainda não houve nenhuma resposta oficial da Oracle quanto à sua posição. Se a Oracle não aceitar ceder o nome OpenOffice.org à TDF e quiser fazer frente à mesma, então o nome continuará a ser LibreOffice.

Pela confusão que tenho visto na mailing list isto está tudo muito no início. Anda imensa gente a oferecer-se para ajudar em diferentes aspectos e os principais responsáveis pela TDF ainda estão a tentar ver qual a melhor maneira de organizar tudo. O site actual (static HTML files criados com PHP) é provisório e está a ser discutida qual a melhor plataforma para produzir o novo site dinâmico. Também provisório parece ser o tema/design actual do LibreOffice. Parece também que algumas empresas/organizações como por exemplo a Canonical, Google, entre outras, já mostraram interesse em apoiar a The Document Foundation.

Peco desculpa por algum erro na minha informacao mas limitei-me a transmitir aquilo que li na mailing list durante os ultimos dois dias. Espero que ajude a dar uma ideia da situacao actual.

Nota: Peco tambem desculpa pela falta de acentos, mas estou no estrangeiro e o teclado em que estou a escrever nao me permite ultiliza-los.

Edit: Voltei ao meu protátil quando cheguei a casa e adicionei os acentos respectivos ao texto.
 
Última edição:
E o Lotus Symphony? É baseado no Openoffice...

A última versão Beta 4 saiu em 25 de Agosto...

A minha empresa trabalha com o OpenOffice...Só temos o Microsoft em alguns PC's...
 
E então, já alguém usa este tal LibreOffice?? Eu cá uso a beta da Oracle do OpenOffice 3.3... Ainda estou para ver no que é que isto vai dar...
 
Última edição:
News of Oracle handing over OpenOffice.org to the Apache Software Foundation isn't the only open-source office news this week; The Document Foundation has just announced the official release of LibreOffice 3.4.

Libreoffice 3.4 has a whole lot of new features and fixes as talked about on this web-page. Among the changes are redesigned dialogs, improved HTML exporting, font tuning, improved Linux text rendering (faster and more stable via the graphite smart font rendering), color charts, new gradient / drop-shadows, support for an unlimited number of fields, internationalization font previews, and initial support for Ubuntu Unity and its global menu. LibreOffice 3.4 is also reported to start-up much faster now and there's various other performance optimizations.

This OpenOffice.org fork can be downloaded at LibreOffice.org.

fonte
 
Em relação ao openOffice, fica apenas um pequeno pormenor para quem não sabe, a The Document Foundation na realidade não existe e não é uma pessoa juridica (por enquanto), logo mesmo que a Oracle lhes quisesse passar/doar o openOffice seria impossível por esse pormenor simples. Eu pessoalmente acho que a escolha da The Apache Foundation foi uma grande escolha e pode ameaçar fortemente o LibreOffice por causa de um pequeno pormenor... a The Document Foundation não tem qualquer visibilidade em Windows que é o mainstream... As distros de linux todas juntas equivalem a 1% do mercado de desktop. Pelo menos com a Apache Foundation a IBM vai poder intervir melhor no futuro do openOffice... e o futuro vai ser interessante entre os 2... e sem as 100 almas pagas pela Sun/Oracle a trabalhar no openoffice, ambos os projectos correm o risco de desaparecerem :)

Esperemos que a IBM salve o dia.
 
The Document Foundation Announces LibreOffice 3.5: “The Best Free Office Suite Ever”



lo35-infofinal2.jpg
 
Bem, tinha sacado a RC há uns dias e não cheguei a instalar.

Só fico à espera da nova UI, talvez no 4.0...

LOL, ainda à pouco em conversa com o Michael Meeks:

Código:
<nmarques> mmeeks, libre 3.5 looks nice :)
<nmarques> mmeeks, any plans for a new UI ? :)
<mmeeks> nmarques: as/when someone comes and helps to create it :-)
<mmeeks> nmarques: it's only a matter of resource really.
 
Back
Topo