[Home Cinema] Ligação TV ao sistema Som

Anualmix

Power Member
Boa tarde pessoal,

Recentemente mudei de casa e estou agora a colocar tudo em ordem. Não tinha televisão e acabei por aproveitar uma promoção da Worten comprando uma TV LED Sony R55C.

Queria aproveitar um sistema de som razoável que tenho aqui em casa da LG HS33S ( http://www.lg.com/hk_en/home-theater-system/lg-HS33S )

A minha dúvida é a seguinte. Tenho Box ZON e PS4 ligadas à TV. Como consigo transmitir o Som da TV para o leitor da LG para sair nas colunas? Já comprei um cabo óptico mas não sai nada. Tem de ser cabo de componentes?

Obrigado!
 
Espero que ajude:

The TV does not output sound through the DIGITAL AUDIO (OPTICAL) OUT jack.

If the TV does not output sound through the DIGITAL AUDIO (OPTICAL) OUT jack, check the following possible causes:

The connected home theater system, audio receiver or sound bar is not set to properly decode the digital signal.The TV is not set to a digital channel.The optical cable is not securely connected.The optical cable may be faulty.The TV may require a system software (firmware) update. Software and driver updates for your Sony product are available online.The connected third party sound bar or home theater system may not be compatible with the TV.For KDL-xxR550C models, the Digital Audio Out setting is not set to PCM.

IMPORTANT: The optical jack is designed to output sound when the content you are watching contains digital audio (PCM or Dolby Digital[emoji768] technology). This feature is available on select digital broadcasts and streaming video, and is not supported on standard cable or analog stations.

If the content does not contain a digital audio signal, then no sound can be heard through this connection. A secondary analog connection can be used to pass the audio signal in this situation. Additionally, sound sent to the TV through an HDMI[emoji768] connection or other input also may not output through the optical jack. In this case, the optical jack from the source device (Blu-ray Disc[emoji768] Player, DVD player, cable or satellite box) should be connected directly to the home theater or stereo system to get the sound.

Follow the steps below to troubleshoot if the optical jack does not appear to be working.

NOTE: Each of these steps represents a possible solution to no sound being heard from a TV when using an optical connection to a home audio system or sound bar.

Set the home theater or stereo system to the appropriate input and mode for the optical connection.Firmly connect the optical cable to both the TV and the home theater or stereo system.Try changing the channel on the TV to another digital broadcast.Go into the Sound or Speakers menu of the TV and select External Speakers or Audio System.

IMPORTANT: Some TVs require that the internal speakers be turned off before outputting the audio signal to another device. This step turns off the internal speakers.

Update the TV to its latest system firmware.

Replace the optical cable.If the issue is still not resolved, disconnect the optical cable and use an analog connection to output the sound from the TV to the audio system.

NOTE: If using a source device (such as a cable set-top box, satellite receiver or DVR) to get the signal to the TV, you may also be able to connect this device to the audio receiver using an optical connection. The following image provides an example of this type of connection:

2ac6c43016d9712042128eb3f07c52a6.jpg

Obs: no teu caso (ao contrário da figura, tens de conectar o cabo óptico na saída óptica da TV.

8. Perform a factory reset.
For the KDL-xxR550C series, set the following:

Press the HOME button.
Select Settings.
Select Preferences.
Select Setup.
Select AV Setup.
Select Digital Audio Out.
Set it to PCM.

https://us.en.kb.sony.com/app/answe...-through-the-digital-audio-(optical)-out-jack.
 
Última edição:
a saída óptica da tv está sempre activa, independentemente do que estejas a ver, seja pela box de tv, seja pela ps4, etc, o problema é no sistema de som, tens de o ter lá configurado para receber som via óptico, pois da tv não necessitas de configurar nada...
 
Tenho um HT da LG - BH4030s - e a única coisa que tenho de fazer no HT é selecionar a fonte de entrada de som, neste caso também por cabo óptico, na opção "optical".
 
exacto, eu não tenho um sistema desses, tenho outro, a situação é a mesma, tenho a tv ligada ao sistema som via cabo óptico e apenas tive de ir lá e configurar para receber pela entrada óptica o sinal da tv e voilá som em tudo o que está a dar na tv...
 
Componentes sao unicamente imagem e pq se colocam a inventar, pq raio vao colocar o som da tv a sair no kit?!?!?!
Isso era antigamente que se recebia imagem via cabo de antena, agora com fontes externas nao se faz isso!!!
As fontes ligam se ao kit e o kit a tv, nao inventem!!!
Ligas a box da nos via optico ao kit, a ps4 via hdmi e depois ligas o kit a televisao via hdmi.
Porra, algo tao simples e basico e tanta coisa pq se colocam a inventar e alem do mais, como refiro sempre, pq nao lem os manuais?!!?!?!?!?!?:neutral:
 
Última edição:
shiseido, metemos saida óptico da TV para o sistema de som, porque a mesma reproduz tudo o que lá estiver ligado seja via HDMi, componentes, scart, etc, para o sistema de som sem mais contornos...

da maneira que referes ficas com som para o sistema de som apenas oriundo da box de TV da nos, e nos restantes equipamentos apenas pela TV, percebeste agora a diferença...

pelos vistos não são os outros que não lêem os manuais...
 
E tu aparentemente nem deves ler os posts.....

e nos restantes equipamentos apenas pela TV, percebeste agora a diferença...

Bastava te teres lido esta parte:
Ligas a box da nos via optico ao kit, a ps4 via hdmi e depois ligas o kit a televisao via hdmi.

Agradecia que me explicasses algo que eu nao sei, ele tem mais fontes ligadas a tv, alem das referidas ou foi uma tentativa (e muito fraquinha neste caso) de tentares credibilizar a tua argumentaçao?
Eu nao li que tivesse algo mais e presumo que nao ligue o microondas ou batedeira eletrica....
Eu sei que tu defendes essa forma pois tens ligado assim mas esta errada (ok, errada nao pois funciona mas obviamente nao é a ideal!), pois dessa forma por ex se existir algum canal da tv que emita em dd, tu nao iras ter pois a tv (aqui admito n tenho a certeza pois nao ligo/domino tvs) nao emite em dd, obviamente se for referir as consolas ai ja sera absurdo pois estamos a falar de formatos nao comportados pela tv.
Ps, eu leio os manuais do que eu compro e sem falsas modestias, se eu leio, para muita gente deveria ser obrigatorio.....:winknu:
Ps1, Por acaso o meu post anterior referindo o facto de nao se porem a inventar, nao era para ti nem ninguem em particular, era algo generalista tendo em conta o que "vejo por aqui" mas este agora ja é obviamente destinado a ti....
 
Última edição:
@shiseido: o @Anualmix poderá querer ouvir o som das aplicações da televisão através daquele kit da LG. Se o kit não suportar HDMI ARC, o que é bem possível considerando a idade que tem, até faz sentido ligar como ele ligou.

É verdade que a PS4 poderá fazer tudo o que a televisão faz (Youtube, Netflix, etc.) mas, nem que seja para poupar um consumo de mais de 100 W, pode compensar ter a PS4 desligada e usar as aplicações na televisão.
 
@shiseido: o @Anualmix poderá querer ouvir o som das aplicações da televisão através daquele kit da LG. Se o kit não suportar HDMI ARC, o que é bem possível considerando a idade que tem, até faz sentido ligar como ele ligou.

É verdade que a PS4 poderá fazer tudo o que a televisão faz (Youtube, Netflix, etc.) mas, nem que seja para poupar um consumo de mais de 100 W, pode compensar ter a PS4 desligada e usar as aplicações na televisão.
Sobre tvs admito a minha ignorancia pois para mim a tv é para.....ver tv e ainda sou da geraçao das tvs a preto e branco:D!
Sobre o hdmi arc isso so se torna relevante para a tv em si, nao para o amplificador/receiver!
Para se poupar energia/consumo o ideal é nao ter nada, assim poupa se bastante mas la esta, para mim uma ps4 é para jogar jogos e para isso convem liga la.....
Sobre as aplicaçoes da tv, se nao as tiverem num pc, num portatil, num tablet, numa consola e tiverem que usar unicamente a tv, podem usar a ligaçao referida pelo camarada mousetm mas por algum motivo existe uma diferença entre o facto de nao ser possivel ou de nao ser o ideal....E caso nao tenha lido mal, aqui as fontes referidas foram uma ps4 e uma box da nos...acho eu......
 
@shiseido tem lá calma sim?

[/QUOTE] pq raio vao colocar o som da tv a sair no kit?!?!?!
Isso era antigamente que se recebia imagem via cabo de antena, agora com fontes externas nao se faz isso!!!
As fontes ligam se ao kit e o kit a tv, nao inventem!!!
[/QUOTE]

Que eu saiba o user em questão colocou a dúvida sobre não ter som no cabo óptico. E segundo o diretor do leitor (kit plastificado como tu muitas vezes costumas designar - lembra-te de que nem todos são "puristas" do som como tu ou, nem têm disponível euros para gastar em receptores/amplificadores/ etc., como eu.

Agora sobre a questão do user:

Parece que nas especificações fornecidas no site da LG o HT (kit plastificado) não tem entrada HDMI. Ora se assim for o sistema é idêntico ao meu. Infelizmente não tem entrada(s) HDMI só entrada de áudio toslink.

Sendo assim, como referi no post anterior apenas tem que selecionar/definir - no kit plastificado - a entrada para "OPTICAL".
 
(…)
Sobre o hdmi arc isso so se torna relevante para a tv em si, nao para o amplificador/receiver!
Para se poupar energia/consumo o ideal é nao ter nada, assim poupa se bastante mas la esta, para mim uma ps4 é para jogar jogos e para isso convem liga la.....
(…)
E caso nao tenha lido mal, aqui as fontes referidas foram uma ps4 e uma box da nos...acho eu......

O amplificador/receiver também tem de suportar HDMI ARC, não basta a televisão.

Quanto à PS4 para ti ser para jogar jogos, faz todo o sentido (para ti). É mais um motivo para usar Youtube, Netflix, Plex, etc. na própria televisão.

A poupança elétrica é uma vantagem adicional que eu não teria referido se o tópico tivesse sido criado por um utilizador que mencionasse ter uma televisão de 5000 € e um sistema de som de preço semelhante. No entanto, uma pessoa que quer aproveitar um sistema de som antigo (e nada topo de gama) poderá preocupar-se com este fator.

De resto, não leste mal, as fontes referidas foram a PS4 e a box da NOS. No entanto o utilizador referiu querer ouvir o som da TV no kit. O som da TV inclui as aplicações que correm diretamente na TV (que não precisavam de ser referidas porque o utilizador disse o modelo da TV que, de acordo com o website da Sony, tem aplicações e entrada USB).
 
Última edição:
@shiseido tem lá calma sim?

.
Zexzen, partindo do pressuposto que les o que escrevo (pois sabiamente sabes como me refiro aos kits...os plastificados...) tb deverias ter noçao que nao tenho propriamente uma grande permissividade para conselhos externos.....:D
Raar, o facto de gastares 500 ou 50000€ numa tv ou noutra traquitana qq electronica, nao esta minimamente relacionada com maior ou menor preocupaçao de consumo eletrico, pois que eu saiba o aparelho de 5000€ nao gasta mais obrigatoriamente que o de 50€ e quem gasta dinheiro em algo gasta pela qualidade/status e nao pelo consumo....
Podes ter ou nao preocupaçoes ecologicas e ou "consumistas" independentemente do que compras e quanto gastas....
 
(…)
Raar, o facto de gastares 500 ou 50000€ numa tv ou noutra traquitana qq electronica, nao esta minimamente relacionada com maior ou menor preocupaçao de consumo eletrico, pois que eu saiba o aparelho de 5000€ nao gasta mais obrigatoriamente que o de 50€ e quem gasta dinheiro em algo gasta pela qualidade/status e nao pelo consumo....
Podes ter ou nao preocupaçoes ecologicas e ou "consumistas" independentemente do que compras e quanto gastas....

Não devo ter sido claro. Vou tentar de forma diferente.

Em geral presumo que uma pessoa que tem rendimento disponível para pagar 5000 € por uma televisão, não vai preocupar-se com os 20 € por ano que uma PS4 ligada vai custar a mais do que se usar a TV como media player. Por isso disse que não teria referido o consumo energético se estivéssemos perante uma situação dessas.

Dito isto, este tipo de conversa paralela é perfeitamente irrelevante para o tópico em questão e, portanto, termino aqui a minha participação que, espero, tenha agora sido mais clara.
 
Obrigado a todos pelas respostas e ajuda. De facto a solução de ligar directamente o óptico à box não dá muito jeito porque o sistema de som só tem uma entrada. Cada vez que fosse jogar PS4 tinha de desligar da box e meter na ps4 e para além disso as APPs (Netflix, Youtube, Chromecaste) não davam som no sistema.

Mas já consegui emitir som directo da televisão para o sistema. No menu Setup de AV temos de retirar a opção PCM e meter Auto.

Abraço e mais uma vez obrigado!
 
Não devo ter sido claro. Vou tentar de forma diferente.

Em geral presumo que uma pessoa que tem rendimento disponível para pagar 5000 € por uma televisão, não vai preocupar-se com os 20 € por ano que uma PS4 ligada vai custar a mais do que se usar a TV como media player. Por isso disse que não teria referido o consumo energético se estivéssemos perante uma situação dessas.

Dito isto, este tipo de conversa paralela é perfeitamente irrelevante para o tópico em questão e, portanto, termino aqui a minha participação que, espero, tenha agora sido mais clara.
As conversas paralelas sao sempre relevantes para a "cultura pessoal", ou seja é uma forma de se ver o que as outras pensam e como pensam.....
Portanto a tua "logica"....é que quem gasta muito dinheiro numa traquintana como uma tv nao se preocupa minimamente com o consumo energetico mas quem gasta uns "centimos" ja se preocupa, nao toda a agente obviamente mas regra reral, correcto??
Entao quem compra oleds deve se estar a marimbar para o cunsumo e ate deve deixar o oled ligado o dia todo no pet channel para entreter o gato de casa....
Mas quem compra um plasma 720p (como eu por ex) ja desliga a tv da corrente no meio do jogo do glorioso so para poupar algum por ano....
Hummm e por ex quem compra amplificadores a valvulas que custam €€ aproveita e deixa os ligados durante o horario laboral so para aquecerem a sala para o momento em que cheguem a casa, a mesma estar acolhedora....
Quem compra um radiozito para ouvir a radio renascença a primeira coisa que faz é consultar o manual nao p ver como funciona mas a ultima pagina, para ver o consumo energetico do mesmo....
E quem compra um projector, é um estouvado pois o mesmo é caro (embora existam tvs muito mais caras) e com um consumo energetico elevadissimo mas deixa o mesmo ligado a partir das 7h para iluminar a sala, escusa de ligar as lampadas!
Mas por outro lado existem 2 compradores de consolas, o que usa com um oled 60 e usa a mesma para todas as aplicaçoes possiveis alem dos jogos e depois ha o outro comprador, o que usa com um led 32 kunft e que so usa a consola para jogos (emprestados pois nao tem €€ para jogos novos) e o resto das aplicaçoes usa na tv pois a mesma ja esta ligada e assim consome menos ou usa no seu pentium 486 se o mesmo ja estiver ligado para ler a bola.....
Ok.......percebi a tua "logica".....Realmente um gaijo esta sempre a aprender......:D:D
 
Back
Topo