Ligar disco externo e alimentar USB através de uma fonte

nelsondac

Power Member
boas... ando a pensar aqui numas coisas para usar apenas uma porta usb no portatil, com o rato e o disco la ligadinhos.

então é o seguinte.

o meu disco já tem uma alimentação externa (um transformador identico ao de telemoveis) mas mete-me impressão porque normalmente só o uso em casa e é cabos atrás de cabos que já mete nojo.
então, pensei em meter uma fonte dentro de uma pequena porta, e vinha o cabo usb para o portatil pela traseira do armario. o disco também ficava lá e até arranjava um "cooler" para ficar fresquinho.

depois, como tenho um switch USB, arranjava maneira de desviar uma linha de 5V para o switch, que tem suporte de alimentação externa. aproveitava e ligava lá o rato e tinha 2 USB para pens, por exemplo. isto surgiu porque estou a pensar comprar um monitor e um teclado, o portatil para trabalhar está a tornar-se desconfortavel...

o esquema é mais ou menos este. o amarelo representa +12V, o vermelho +5V, o preto neutro e o azul dados USB

semttulogl1.jpg


eu já testei o switch usb no p3 (pc vitima, para testes) e liguei alimentação e usb ao mesmo tempo, e funcionou tudo 5*. penso que não provocará problemas no portatil.

o meu problema é se devo criar protecções nos circuitos, sou um pouco leigo na electronica mas desenrasco-me bem.

aceitam-se sugestões. fkb
 
Última edição:
Back
Topo