Ligar fita led entre os +12V e os +5V da PSU

jamper

I quit My Job for Folding
Boas, preciso de uma opinião:

Comprei uma fita de led 12V e a respectiva fonte de alimentação para fazer backlight no monitor.
Acontece que não tinha a mínima noção da quantidade de Lumens suficientes, e o resultado foi luz muito forte.
A fita que comprei é de 14w/metro. Usei cerca de 1,3 metros no monitor de 27''.
Para reduzir a intensidade poderia colocar um dimmer, mas do que tenho visto é tudo PWM e isso não me interessa.
Também podia por menos fita mas acho que não ia gostar porque o reflexo da luz não ficará homogéneo como está agora, penso eu de que...

Então pensei em ligar a fita directamente a fonte do pc, e como quero reduzir a intensidade, 7V devem de ser suficientes. Daí eu querer ligar entre os +12V e os +5V.
A fonte é a Corsair AX 860. Tem capacidade mais que suficiente para o que quero, mas como a fonte foi cara estou com receio de a esturricar.
 
que eu saiba na fonte do pc ou tens 12v ou 5v, nao tens meio termo.
porque nao compras um controlador com comando? normalmente tem controlo de intensidade
 
Usa um arduino e até controlas isso com um mosfet e um potenciómetro para isso ficar à maneira.

Se não ligas direto a 5 ou 7 volts nos molex por exemplo
 
Andei a pesquisar sobre usar os 7V entre os +12V e os +5V e vi muitas opiniões de que não se dever fazer isso. A corrente fornecida pelos 12V vai escoar pelos 5V. Se a linha dos 5V não tiver carga suficiente para absorver a corrente que vem dos 12V, pode ficar instável.
Por isso nem sequer experimentei.

Liguei a fita aos 5V mas não acendeu.

Liguei a fita aos 12V com uma resistência de 18 ohm em série e resultou. A tensão da fita caiu para 8,5V e a iluminação ficou aceitável.
A resistência é bobinada de cerâmica. Julgo que a potência é de 5W. Ela aquece mas não queima ao toque, por isso parece-me bem.

A melhor solução seria o regulador. Mas para mim a regulação com PWM está fora de questão porque causa cansaço na vista.
Poderia fazer com um regulador de tensão ou com diodos em série, mas a solução mais fácil e mais barata foi fazer com a resistência.

Obrigado pessoal :)
 
Desde que tive um pc com fonte AT que sempre fiz isso.

Desde que tenhas qualquer outra coisa ligada nunca terás problemas, não é aconselhado por exemplo ligas a fonte externamente sem mais nada, agora se estiver ligado a motherboard, a carga do pc é sempre maior que dos leds.

Não terás nenhum problema em fazelo, mas é claro, é a minha opinião e o ideal é fazer as contas e comprovar se é seguro ou não.
ps.: Dei aulas de electronica .
 
Obrigado @rjSampaio

Pelos meus calculos, a fita consome 1,3A. 12w por metro x 1,3metros dá 15,6W. 15,6W / 12V = 1,3A

Vou experimentar ligar com os 7V. Penso que o máximo que pode acontecer é a fonte arrear se houver instabilidade no +5V.

Depois dou feedback, se o pc ainda funcionar :joker:

Edit:
Lembrei-me agora de um pormenor que tenho de confirmar quando chegar a casa.
Se fôr uma resistência por cada 3 leds, talvez os 7V não sejam o suficiente para ligar os leds. Daí não ter ligado com 5V...
Não sei qual é a tensão mínima para o led conduzir, mas mesmo que seja 2,5V os 7V não chegam :/

Edit 2: correção valores potência
 
Última edição:
A minha fita de leds tem 3 leds e 2 resistências por cada secção
30447260392_6a29106dd3_b.jpg


Suponho que o circuito seja a série dos 3 leds em série com o paralelo das 2 resistências. Assim faz sentido porque dá aprox. 20mA de corrente no circuito.
Amanhã posso analisar melhor isso no trabalho.
 
Definitivamente os 7V não são suficientes para fazer acender os leds. Esqueci-me de mencionar que os leds são brancos.

Aqui fica o esquema de cada secção da fita
30586261345_150826defa_o.jpg


Pensava que as resistências eram de 270 Ohm e estariam em paralelo. Sei o código de cores das resistências de carvão de cor , mas não sabia que 270 numa resistência smd era 27ohm. Já aprendi mais qq coisa :D
 
E como farias isso, exatamente?

Liga o + nos 12v e o menos nos 5v e fica com 7v na fita dos leds, não pode é ter nenhum metal exposto da fita dos leds porque está acima da massa do resto do pc/caixa, é basicamente uma massa flutuante..
Essas coisas faziam-se á anos e anos e anos atrás para calar as ventoinhas e ter air-flow decente á mesma..
 
Back
Topo