Ligar guitarra eléctrica ao Macbook

jncunha

Power Member
Boas.

Arranjei uma guitarra eléctrica emprestada mas não tenho amplificador. Porém, se não me engano, já me disseram que era possível ligar a guitarra eléctrica ao Macbook (não é o Pro nem é o Macbook dos novos) e usá-lo, digamos, como "amplificador" para ouvirmos mais alto o que estamos a tocar. Julgo que era através do Garage Band por exemplo mas já comprei o cabo, liguei à guitarra, meti-lhe o adaptador para mini jack (stereo), crio uma pista de instrumento real no Garage Band mas não ouço o som mais alto. Aliás, mesmo que ponha a grava na pista, se tocar, não acusa nada.

Alguém me dá uma ajudinha se for possível?

Cumprimentos.
 
sim é possível fazer quase isso.
podes ligar a guitarra ao mb, vai as prefs no som e liga o line in, salvo erro.
assim ele já te detecta a guitarra, (n te esqueças de por o volume da guitarra no max...)
depois disso saltas para o garageband e crias um instrumento real com uma entrada line in
e podes tocar e gravar.

o que sugiro que faças é gravar, foi o que eu fiz.
já me disseram que funciona tu tocares e ouvires, eu sinceramente já nao me lembro se o cheguei a fazer ou como fiz, certo é, que vais ter delay enquanto tocas e ouves, e é significativo!

por isso não é muito interessante esse modo. agora quanto a tocar e estar a gravar no garabe band digo te já que fazes umas cenas bastante engraçadas. anyway, qqs duvidas posta!!
 
Ainda não o consegui pôr a funcionar. Eu não percebo nada de guitarras e de muito menos a ligá-las ao Macbook :(. Já fui às preferências do sistema e mudei o Audio Input para o Line IN e quando toco a corda na guitarra já vejo o medidor de som a mexer. Depois fui ao Garage Band e fui a Track -> New Track -> Real Instrument Track e pondo ou não a gravar, não acusa nada no Garage Band. Não ouço som e a gravação não fica com nada.

Cumprimentos.
 
Já a consegui por a gravar :). Tinha de mudar as preferências do Garage Band para gravar o Line In e não o Built-In Microfone.
Agora só falta conseguir ouvir o que estou a tocar em tempo real :D. Não me parece muito mau para aprender a tocar e enquanto não tenho dinheiro para comprar um amplificador.

Cumprimentos.
 
hmmm n acho que será boa ideia, mas podes experimentar! vais sofrer de delay.
mas olha aproveita o natal e arranja um amp barato, se estás a aprender n precisas de nada de especial, eu tenho um kit daqueles ranhosos da squier e te garanto que fazem o efeito, se é só para tocar em casa!
dá uma vista de olhos a:
http://www.musicstore.com/is-bin/IN...ing=0&@Page=6&dynamicNavigation=&expandTrail=

o meu é este:

http://www.musicstore.com/en_EN/EUR...-15-Watt-Combo-1x8-Speaker/art-GIT0002531-000

acredita que com 15 W chega para pores quem vive contigo doido ;)

mas ve tb estes:

http://www.musicstore.com/en_EN/EUR/Marshall-MG-15-CD-15-Watt-Transistorcombo/art-GIT0004154-000

ou

http://www.musicstore.com/en_EN/EUR/Marshall-MG-10-CD-10-Watt-Transistorcombo/art-GIT0004153-000
 
Este natal vou comprar uma guitarra nova e um amplificador para aprender a tocar. Só estava a tentar pôr isto a funcionar desta forma para matar o "bichinho" :P.

Alguém faz ideia de como posso fazer para ouvir o que estou a tocar em tempo real?

Cumprimentos.
 
o delay pode ser devido a configuração do programa...

por exemplo em windows no nuendo, eu tinha delay porque instalei e comecei logo a trabalhar... outro colega meu deu-se ao trabalho de ler as trintas paginas de configuração do programa e configurar isso e estava em tempo real...

voltando ao que realmente interessa... tens outros programas... eu costumo usar o digital performer, embora so tenha experimentado com microfones ( o principio acaba por ser o mesmo... e so mudar a pista de mic para instrumento ou algo assim tao simples...) e nunca tive problemas de delay... ( estava tb ligado a uma motu e com mesa de mistura externa (o digital perfomer tem uma virtual...)

com essa configuração n posso dar mais dicas porque é na universidade e o técnico que trabalho lá no estúdio e que trata disso :P algum problema é chamá-lo e ele resolve.. ( o que é habitual, porque há sempre alguma coisa a não funcionar naquele estúdio :D lloooooool
 
voltando ao que realmente interessa... tens outros programas... eu costumo usar o digital performer, embora so tenha experimentado com microfones ( o principio acaba por ser o mesmo... e so mudar a pista de mic para instrumento ou algo assim tao simples...) e nunca tive problemas de delay... ( estava tb ligado a uma motu e com mesa de mistura externa (o digital perfomer tem uma virtual...)

Mas a questão é que não tenho amplificador e pre-amp. A única hipótese que tenho de ligação é a partir do jack, directamente no Line-in do Macbook.
Esse programa não precisa de nenhum aparelho adicional para além da guitarra, cabo e adaptador mini-jack?

Cumprimentos.
 
boas,

partindo do principio que os programas funcionam da mesma forma e que tem mais ou menos as mesmas funções ( claro que uns melhores que outros) deve dar... em windows eu ligo o meu mic atraves da entrada de mic (jack 3.5) o mic tem alimentação phatom..alguns mics precisam que o gravador lhes forneça energia para funcinar...) e o nuendo reconhece-o na boa.. agr n sei se a guitarra precisara de mais alguma coisa... é uma questao de testares... :P
o programa tb funciona na boa sem a placa de som externa... ela so te dá mais qulidade para ligares escuta em condições e trabalhares melhor o som...

porque para experimetar isso no digital perfomer talvez so no natal, altura em que devo finalmente ter o macbook pro :P
 
Última edição:
Boas, também não consegui ligar a primeira! mas após varias tentativas consegui.

Tens que ir as Preferencias do Sistema e definas a entrada e saída de som que pretendes.

Depois no GarageBand na faixa que pertence a guitarra defines a origem de entrada e activas o monitor!

e funciona! xD
 
Ora, como já vi que a minha dúvida pode ser a de muitos, vou deixar aqui o que já descobri desde ontem visto que pode ser útil.
É possível ligar a guitarra eléctrica ao Mac e ouvirmos que o estamos a tocar em tempo real.

A primeira coisa a ser feita é ir às Preferências do sistema -> Sound -> Input -> e escolhemos o Line-in. Neste momento, se já tiveram a guitarra ligada ao Line-in com o cabo jack 1/4 com adaptador para 1/8 e a tocarem já vêm o detector de som neste menu a mexer.

O próximo passo é ir ao Garage Band (escolhi este software porque é o único que tenho) e ir às suas preferências e mudar lá o Output de Built-in Microphone para o Line-in. Após isto, vão a Track -> New Track -> Real instrument track e se puserem a gravar já o deverão conseguir fazer.

Agora a questão é como ouvir o que estamos a tocar em tempo real. É verdade que existe um delay mas por incrível que pareça não é sempre o mesmo. Ontem a primeira que a liguei e toquei estava muito bem sincronizado. A seguir, quando a desliguei e voltei a tentar já tinha um delay significativo mas nada que desligar o programa e voltar a ligá-lo não resolvesse :P.
Para se ouvirem a vocês mesmos a tocar têm de ir à direita e onde diz "Monitor" colocar "On". Não metam "On with feedback protection" porque funciona muito mal.
A partir deste momento, se tocarem já deverá ser possível ouvirem a partir do Mac o que estão a tocar apesar da fraca qualidade. Para a aumentarem eu segui esta ajuda do YouTube que até me trouxe resultados mais satisfatórios.

Deixo alguns links que podem ajudar (foi por aqui que me guiei):

http://www.youtube.com/watch?v=pZWH_vqip0o (neste vídeo é explicado como remover parcialmente todo o ruído que se cria sempre que se encosta as mãos nas cordas)

http://www.apple.com/support/ilife/tutorials/garageband/gb2-2.html

http://www.bulletsandbones.com/GB/GBFAQ.html

PS1: A melhor solução é meter um pre-amp mesmo :P.
PS2: Configuração feita e descrita a partir de um Macbook.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.
 
Back
Topo