ligar um interruptor a uma fan

Murd3r_Duck

Power Member
boas

eu tenho um switch de tres poições com 3 polos e gostaria de saber como é q consigo ligar da seguinte forma, ON (5volts) OFF ON(12 volts), ou de uma maneira qualquer, so m interessa mesmo conseguir ligar, desligar, e ligar de modo a baixar voltagem,

cumps
 
fan de 5V ?? as fans costumam ser de 12V, para isso há esquemas para fazeres um interruptor de 3 posições:
OFF
9V
ON
ou kalker koisa do genero....mas se é só ligar e desligar nao sei, mas gostava de saber.cumps!
 
fan de 5V ?? as fans costumam ser de 12V, para isso há esquemas para fazeres um interruptor de 3 posições:
OFF
9V
ON
ou kalker koisa do genero....mas se é só ligar e desligar nao sei, mas gostava de saber.cumps!

mas quem é q falou em fan de 5 volts?!

eu disse q quero ligar uma fan de 12 VOLTS a um switch de tres posições de tres polos, a minha intenção é baixar a voltagem da fan, ao trocar o interruptor de posição
 
ÉS MAS É MALUCO....

não faças isso ... liga a voltagem a molex e liga apenas o cabo das rotações á board .... se não fizeres o q te digo incorres no risco de mandar o pc para a sucata ....

e depois da board não conseguias os 5v .. aquilo so tem 3 pins .. 12v/ground/rpm ... mas deixa-te de ideias tristes ...
 
ÉS MAS É MALUCO....

não faças isso ... liga a voltagem a molex e liga apenas o cabo das rotações á board .... se não fizeres o q te digo incorres no risco de mandar o pc para a sucata ....

e depois da board não conseguias os 5v .. aquilo so tem 3 pins .. 12v/ground/rpm ... mas deixa-te de ideias tristes ...

correcção, 3 pinos são, Tensão/GND/rpm porque nunca são os 12v... a board faz a comparação das temperaturas com a velocidade da fan, e assim vai gerindo a voltagem necessaria para a Fan.

o correcto será mesmo ligares à molex da fonte, sugiro que uses resistências para encontrares as voltagens pretendidas, porque 5v, é uma voltagem muito baixa e é bastante dificil pores uma fan a rodar com 5v, e não aconselho a ninguém a usar a técnica dos 7v nas molex com o risco de queimares as fonte!

cumps
 
o men faz o k kerias inicialmente... da-me o teu mail k eu ajudo-te... fala com um engenheiro electronico... (cm se isto tivesse mt k saber :))

se kiseres vais ao meu projecto em moding e ve o k fix... ta la o k tu keres
 
Última edição:
vê o link que o apoc deu que percebes muito bem, eu fiz o mesmo com uma.. mas tenho que meter um interruptor de jeito.. tipo esses.. tá com um de um carro de brincar LOL... mas prontos funciona.. e tenho quase sempre a 5v... a fan que é se meto a 12v parece a turbina de um avião xD era de uma fonte velha :P
 
Back
Topo