Limite de caracteres nos sms para a TMN e para a Vodafone

Kraizy

Power Member
Ando aqui com uma duvida que é o seguinte. Eu tenho um 6680 e frequentemente uso o Nokia suite para enviar sms, porque me dá mais jeito teclar no PC do que no telemovel, dessa forma sempre que tenho o computador ligado aproveito.
A questão é a seguinte: ainda ontem enviei uma sms de apenas 160 caracteres para um nº da TMN e quando fui a ver o extrato on-line apareceu-me debitado 3 sms. Pouco tempo depois reencaminhei a mesma sms (desta vez já usando só o telele) para um nº Vodafone e apenas me foi debitado 1 sms.
Já alguem teve alguma experiencia com uma situação semelhante ?
Será que é por ter usado o Nokia suite da 1ª vez ?
Será que as duas operadoras têm limite de caracteres diferentes para as sms ?
 
Existem caracteres específicos que não podem ser utilizados no tlm, como cedilhas (ç) ou acentos cincunflexos (o à por exemplo) que limitam automaticamente o número de caracteres de um SMS. Normalmente essa situação é atribuída a problemas de firmware nos telemóveis. Pelo facto de estares e a usar o PCSuite para enviar mensagens, elas são sempre enviadas pelo telemóvel.

Normalmente estes problemas não são das operadoras
 
Bem eu realmente usei esses caracteres, mas em 160, foram apenas duas letras com acentos e um unico ponto de exclamação.
Mas a ser verdade esta teoria como se explica o facto de a mesma mensagem tendo sido reencaminhada tal e qual estava, para um numero da Vodafone, apenas ter contado como um SMS ?
 
Bem, que eu tenha conhecimento esses "ç" , "´" "^" são permitidos nos telemóveis, não deverá assim servir de pretexto para a diminuição de caracteres disponíveis. Como pudeste comprovar quando reencaminhaste a mesma SMS.
Pode é ter acontecido o seguinte, mas também não tenho a certeza, mas é uma justificação plausível para ter cobrado 3 SMS.

É a seguinte: Quando envias sms tens 160 caracteres disponíveis, isto para uma sms normal, mas há telemóveis que têm a função chamada SMS flash que é uma mensagem que aparece no telemóvel do destinatário com equipamento compatível de forma diferente, ou seja, a sms normal aparece no outro telemóvel "tem 1 mensagem" enquanto que as mensagens flash aparece "mensagem: (texto da mensagem)" esta mensagem continua a poder ser aberta e guardada, mas apaece como mensagem de serviço (semelhante ao consultar saldo no visor).Ora até aqui não parece muito diferente, mas estas mensagens flash são mais curtas, têm apenas 70 caracteres (70+70+20=160=3 sms cobradas pois as mensagens flash não têm tarifário próprio, são cobradas como sms normal).
Verifica nas definições do nokia suite se nas sms não está predefinido para enviar sms em tipo flash.
Eu tenho um nokia mas não o uso para enviar sms por isso não sei esta configuração, mas as mensagens flash são plausíveis para a situação que descreveste, pois em 160 caracteres ele usa 3 mensagens flash.
 
Última edição:
Bem eu realmente usei esses caracteres, mas em 160, foram apenas duas letras com acentos e um unico ponto de exclamação.
Mas a ser verdade esta teoria como se explica o facto de a mesma mensagem tendo sido reencaminhada tal e qual estava, para um numero da Vodafone, apenas ter contado como um SMS ?

Basta usares apenas um caracter desses para te reduzir o tamanho da mensagem a 70. E como se tratou de uma mensagem "concatenada":

70+70+70 dá 210

As contas batem certo, não houve erro nem problema, as coisas são mesmo assim.
 
Bem, que eu tenha conhecimento esses "ç" , "´" "^" são permitidos nos telemóveis, não deverá assim servir de pretexto para a diminuição de caracteres disponíveis. Como pudeste comprovar quando reencaminhaste a mesma SMS.
Pode é ter acontecido o seguinte, mas também não tenho a certeza, mas é uma justificação plausível para ter cobrado 3 SMS.

É a seguinte: Quando envias sms tens 160 caracteres disponíveis, isto para uma sms normal, mas há telemóveis que têm a função chamada SMS flash que é uma mensagem que aparece no telemóvel do destinatário com equipamento compatível de forma diferente, ou seja, a sms normal aparece no outro telemóvel "tem 1 mensagem" enquanto que as mensagens flash aparece "mensagem: (texto da mensagem)" esta mensagem continua a poder ser aberta e guardada, mas apaece como mensagem de serviço (semelhante ao consultar saldo no visor).Ora até aqui não parece muito diferente, mas estas mensagens flash são mais curtas, têm apenas 70 caracteres (70+70+20=160=3 sms cobradas pois as mensagens flash não têm tarifário próprio, são cobradas como sms normal).
Verifica nas definições do nokia suite se nas sms não está predefinido para enviar sms em tipo flash.
Eu tenho um nokia mas não o uso para enviar sms por isso não sei esta configuração, mas as mensagens flash são plausíveis para a situação que descreveste, pois em 160 caracteres ele usa 3 mensagens flash.

Estás enganado.

A grande maior parte dos telemóveis permite esses caracteres, mas uns não os enviam e os que os enviam, reduzem o tamanho da mensagem para 70. Não é nenhum mito nem opinião, mas sim um facto. Alguns nem sequer dão para desligar isso e se se descuidam com um caracter acentuado, ficam logo limitados.
 
SMS stands for short message service. Simply put, it is a method of communication that sends text between cell phones, or from a PC or handheld to a cell phone. The "short" part refers to the maximum size of the text messages: 160 characters (letters, numbers or symbols in the Latin alphabet). For other alphabets, such as Chinese, the maximum SMS size is 70 characters.
Ou seja ao usares 1 caracter tuga (ãâàáèéç) as mensagens passam a ser enviadas em blocos de 70 caracteres e nao 160.
 
Muito bem, obrigado pelo esclarecimento, realmente quando usamos um caracter especial a mensagem fica reduzida a 70 caracteres.
Por acaso nunca tinha reparado nisso, pois basicamente a única acentuação que uso é os ! e ?.só tinha reparado que esses caracteres estão disponíveis, não tinha reparado que encurtavam a mensagem. A afirmação que fizeram foi de que não estavam disponíveis, mas estão, pelo menos no meu 6280 só que cada mensagem passa a 70 caracteres.

Então continua alguma coisa a fazer espécie a esta situação, como é que a mesma mensagem posteriormente reencaminhada cobrou 1 sms? mas também já não é relevante pois podes sempre escrever sem acentuação.

A solução é deixares de usar acentuação e "ç" nas sms, fica perceptível na mesma e sempre podes escrever mais numa sms.
 
Última edição:
Por acaso o 6680 não tem uma opção para mudar o tipo de sms's enviadas? (Normal, FAX, ERMES, MAIL, PAGING, X.400...)
É que eu tive uns samsungs e nokias que vinham por defeito sms enviadas num destes formatos "desviantes" o que me reduzia o espaço dos caracteres para os tais 70. E no equipamento que uso agora, fui verificar e sempre que uso uma letra especial apenas me ocupa mais um espaço.

;)
 
Ok. Problema identificado.
Obrigado a todos os que colaboraram na identificação da causa.
Procedi ao envio da mesma mensagem SMS atravez do Nokia PC Suite com os mesmos 160 caracteres mas desta vez substitui os 2 caracteres com os acentos por outros sem os acentos e mantive o ponto de exclamação (uma vez que este "!" é permitido). Uns minutos depois fui ver o saldo e voilá, apenas debitaram uma sms.
De facto o problema só podia estar nos referidos caracteres "proibidos" que, apesar do Nokia PC Suite os permitir e o proprio telemovel tambem os aceitar na introdução pelo teclado, quando a sms passa pelo filtro da "malvada operadora" é partida em bocados.
 
nao, o sms e partido no telemovel, kando mandas uma sms com esse caracteres notas k ele demora mais tempo a enviar (na realidade esta a enviar 2 ou 3 mensagens consecutivas)
 
Back
Topo