Limpar totalmente pen

Intranet

Power Member
Boas
Preciso de limpar a fundo uma pen que passou por um pc infetado. Eu sei que posso fazer Wipe num HDD e aquilo faz uma limpeza profunda ficando tudo a zeros. Posso fazer o mesmo numa pen? Se sim,como? Eu já a formatei em NTSF desmarcando a opção de formatação rápida. Isto é suficiente? É que eu consulto a pen e ela diz que ainda tem 44 mb de ficheiros. Serão ficheiros necessários para o funcionamento da mesma ou ainda poderá lá estar algum ficheiro possivelmente infetado?
 
Recomendo que rescrevas o MBR também. Mas para apagar tudo da partição é suficiente.

Faz o seguinte:
- Start - Pesquisa por "cmd.exe e executa em modo administrador (dá permissões se questionado).
- escreve "diskpart" -> enter
- escreve "list disk" onde aparecerá uma lista das unidades. A tua Pen deve ser a ultima e será facilmente reconhecivel pelo tamanho.
- escreve "select disk X", onde X é o numero do disco correspondente a tua pen. Se bem sucedido, surge uma mensagem a dizer "Disk X is now the selected disk". Se listares novamente os discos, este deverá ter um " * ".
- escreve "clean". Este comando irá eliminar todas as partições e o MBR.
- escreve "exit" (enter) e "exit" (enter) novamente

A operação anterior eliminou o MBR e todas as partições, se abrires o My Computer, a tua pen desapareceu. No entanto, não rescreveu por cima dos dados.

Agora, para recriar uma partição, o MBR e sobrepor os dados anteriores:
- Start - Pesquisa por "Computer Management" ou Gestão de Computador"
- Escolhe na lista a opção Storage-Disk Management
- Vai surgir um pop-up a indicar que o disco X tem os setores de arranque limpos e a perguntar como queres criar, escolhe MBR.
do.png

- Com o botão direito sobre o espaço livre da Pen, escolhe a opção indicada abaixo para criar a nova partição, tamanho total, sistema de ficheiros que preferires (NTFS) e formatação completa:
create.gif
 
Back
Topo