1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

limpeza de sensor - GREEN CLEAN Kit

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Ricardo F, 27 de Novembro de 2007. (Respostas: 17; Visualizações: 4134)

1. Ricardo F

Ricardo F Power Member

2. fotoluca

fotoluca Power Member

Sim, funciona. Mas sempre com cuidado!

Nunca precisei das espátulas que vêm no kit, as espátulas húmidas DEVEM SER UTILIZADAS ÚNICAMENTE, APÓS A ASPIRAÇÃO e só se for mesmo preciso.

Existem 2 formatos, full frame e não full frame.

Site: http://www.sensor-cleaning-system.info/

E já agora, uma alternativa mais barata é um soprador, por exemplo este:

GIOTTOS Rocket-Air - AA

...isto se o sensor não estiver muito mau.

Última edição: 28 de Novembro de 2007
  3. h2o

h2o Power Member

Pois, porque com o passar dos anos acabam por aparecer pontos de sujidade que os sopradores nao conseguem retirar, utilizar o minimo possivel mas tem mesmo que se tocar no sensor para o limpar a dada altura...:wow:
    Mas era hora de aparecer kits desses mais baratos(hello chineses?)80€ para limpar a maquinas?!!!!é quase o preço uma lente canon 50mm 1.8..

Última edição: 30 de Novembro de 2007
  4. BEKASpro

BEKASpro Power Member

eu tenho esse GIOTTOS Rocket-Air e é fabuloso!! anda sempre comigo!!

5. Punkas

Punkas I fold therefore I AM

Já agora onde comprar esse air rocket? Tenho o sensor numa lástima (5 ou 6 manchas de pó) :(

6. mundano

mundano Power Member

A colorfoto tem... http://www.colorfoto.pt/index.php?catalogo=1&categoria_id=178

Ou então nas farmácias também há umas peras de borracha que fazem quase o mesmo, mas não são tão boas porque não sopram com tanta força e no caso do Giottos há umas válvulas que fazem com que o ar entre por trás por um filtro e saia pela frente, ou seja, o que sai é ar limpo. Nessas peras o ar entra e sai pela ponteira, pelo que o que acontece é que mandamos uma sopradela, levanta-se o pó e a pêra aspira uma boa parte desse pó.. E a seguir sopramos ar com pó..

7. rjafonso

rjafonso Power Member

8. Mr.sa

Mr.sa Power Member

9. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

10. Mr.sa

Mr.sa Power Member

Sim claro que não, mas usa-se para tudo. Eu apenas uso as cotonetes, o giotto e o pano, porque a meu ver usar líquidos é arriscado, não? Não quis arriscar, o resto eu uso para o resto da máquina ou para outros componentes, como o portátil

11. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Ou não... Tens que ter cuidado com isso. O sensor é uma peça com que se deve ter todo o cuidado, incluindo usar kits de limpeza próprios.

12. news_js

news_js Power Member

13. rjafonso

rjafonso Power Member

viva... o metodo que eu coloquei no link em cima, é particularmente util para quem tem necessidade de limpar muito frequentemente... p.ex. quem fotografa muito em ambientes com pó... rallies p.ex. ou perto do mar e muda de lentes onde existe brisa maritima etc etc etc ... Sempre se pode corrigir em photoshop (eu nao sei faze-lo p.ex.), no entanto mais vale perder 5 minutos a limpar uma vez a maquina, que perder depois varios cinco minutos a limpar as fotos.

O melhor metodo é soprar. É o metodo menos agressivo, no entanto as "peras" e afins têm pouco poder de sopro... eu ao ler o tutorial, onde falam em limpar que limpar com um compressor é perigoso, lembrei-me de algo!

MAS MAS MAS leiam mais um pouco!

Um compressor é muito POTENTE como é evidente. Eu recomendo ligar o compressor ate que ele "carregue"... Depois desliga-lo da corrente para evitar que a bomba volte a encher o tanque com a pressao maxima.

Depois (e já com o compressor desligado) apertar a pistola ate que a pressao diminua e fique mais moderada. Quando a pressao de ar ja estiver mais fraca e moderada (mas muito mais forte e continua do que com uma pera) pode-se dar uma sopradela.

É preciso perceber se o pó está no filtro ou no sensor... ou ate na lente... e a lente tem duas extremidades ;)

F grande, apontar para o azul do ceu e ver se aparecem pontos na foto! Depois é identificar onde!

O tutorial pareceu-me bom (por varios aspectos) e por isso postei... e "lembrei-me" que a utilizacao de um compressor em "carga minima" poderá ser util...

O tutorial:
    -explica o sistema optico, localizacao do filtro e do sensor
    -ajuda a identificar o local onde está o pó
    -metodo de limpeza apenas com ar, bafo/halito (cria vapor de agua), e cotonetes

Os cotonetes devem ser manuseados de forma a nunca se tocar na parte de algodao!

Depois quando limpam o filtro em zigue-zague, em vez de limpar todo o filtro com o mesmo cotonete, fazer as varias pasagens horizontais com varios cotonetes!

Se de facto exitir uma impureza e se o primeiro cotonete "agarra-a" pode-se correr o risco depois de riscar o filtro! Portanto palavra de ordem é gastar cotonetes que sao baratissimos... leiam o tutorial e tirem as vossas ilações...

Última edição: 12 de Julho de 2009
  14. Mr.sa

Mr.sa Power Member

Rui Marto, o que eu queria dizer com o para tudo era mais referente a tudo o que não era máquina, porque depois lês o que uso na máquina

15. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Este tópico é sobre limpeza do sensor. Desse kit que falas a única peça apropriada para a limpeza do sensor é o soprador Rocket. Nenhuma das restantes peças é apropriada para usar no sensor.

16. MoRtYMer

MoRtYMer Power Member

Bom aproveito este tópico sobre limpeza de sensor para saber o que o pessoal usa pra limpar o sensor.

Estava para mandar vir isto da amazon:
    http://www.amazon.co.uk/exec/obidos/ASIN/B00104QMQ6/ref=ord_cart_shr?_encoding=UTF8&m=A1P1BC4T3IFEO2
    http://www.amazon.co.uk/exec/obidos/ASIN/B000BDCE1Y/ref=ord_cart_shr?_encoding=UTF8&m=A1P1BC4T3IFEO2

Mas os portes dessas 2 coisas que custam £46, ficam em £140... Ora tendo em conta que é quase o triplo do custo do produto, ou há ali algum erro ou alguém naquela loja (não vem directamente da amazon, é de outra loja) andou a fumar algo...

Queria ver se mandava vir algo parecido de outro lado, pois o meu sensor está a ficar demasiado sujo, e o Giotto's Rocket já não tira nada daquilo.

Aceitam-se sugestões

17. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

18. MoRtYMer

MoRtYMer Power Member

Porreiro, vou ver se mando vir isso daí.
    Obrigado. :)

Partilhar esta Página