1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Linguagem mais indicada para..

Discussão em 'Programação' iniciada por FullDevr, 11 de Maio de 2008. (Respostas: 17; Visualizações: 1044)

1. FullDevr

FullDevr [email protected] Member

Boas,

Estou a iniciar-me na programação (não me crucifiquem já, li e reli todas as thread's e sticky's sobre isto!).

Estive a ler um bocado e cheguei à conclusão que para um newbie as linguagens mais indicadas seriam:

Python
    Visual Basic
    C

O meu objectivo final é fazer um programa que vai buscar uma página html, que fica-se no tray (acho que é assim que se chamam as apps que ficam abeira do relógio), e que ao fazer clique com o butão direito aparece-sem uma série de opções.
    Mas isto vai ser só daqui a uns tempos, querendo agora dedicar-me a aprender a linguagem mais indicada para isto.

Queria também fazer uma coisa mais simples:

Uma aplicação que se abria, com uns butões que ao clicar abriam "outra página" com mais butões, que eram "hiperligações" para PDF's.

Exemplo:

Abro o menu.exe e aparece um rectângulo com 4 butões:
    Categoria1
    Categoria2
    Categoria3
    Categoria4

Ao carregar num essa janela passa a ter os ficheiros dessa categoria:

Carrego na Categoria1 e aparecem butões para estes ficheiros:
    Aprenda "Categoria1"
    Quer saber mais sobre "Categoria1?"? Livro essencial para conhecer as bases da "categoria1"

Cumps

FullDevr

2. Armadillo

Armadillo Folding Member

vb (ou C#), julgo que será a simples e facil pra fazer o que queres.

cumps

3. FullDevr

Alguns bons tutoriais para Visual Basic?
    Para programar Visual Basic uso o Visual Basic 2008 Express ou há alguma outra ferramente melhor?

Última edição: 11 de Maio de 2008
  4. FullDevr

Não estou a perceber muito bem a organização desse site :(

Eu entro no site e carrego em VB.NET (devia carregar noutro?) e vou para esta página:

http://www.macoratti.net/indvbn.htm

Ai aparecem-me montes de tutorias. Qual devo seguir primeiro?

5. balute

balute Power Member

6. firedrops

firedrops Power Member

embora VB até seja a abordagem mais fácil para o que queres fazer especificamente, não penso que ficasses mal servido com python (e depois com uma qualquer livraria gráfica associada tipo Qt, Gtk, etc).

A curva de aprendizagem de python é bastante interessante, é cross-platform, sintaxe bastante legível, muito versátil, livrarias vastas, etc :)

7. jpaulino

jpaulino Power Member

Sim o Visual Basic 2008 Express já dá para fazer muita coisa, mas uma versão profissional é muito mais completa.

Tenho também um blog com alguma informação que te pode ajudar - espero que sim :-)

Qualquer dúvida, nem que seja para te orientar, podes colocar aqui que o pessoal tenta ajudar. No entanto se procurar pela net o que pretendes existem muita e boa informação.

Boa sorte!

8. brazuca

brazuca Power Member

Se você quer realmente perceber programação, comece com C, vai demorar um tanto, mas depois que você conseguir entender C, você pode ir para outra linguagem sem problemas.

9. FullDevr

Boas.

Já estive a ler tutoriais e já percebo o básico do Visual Basic.

Estive a desenhar o menu que vai ter os ebook's e setup's e ja está pronto.
    Apenas preciso de um código para dar aos butões para quando se clica neles abrir o documento / setup

10. jpaulino

jpaulino Power Member

Então explica melhor o que queres ...

11. FullDevr

Eu tenho uma form com um 1 butão e quero que esse butão (ao ser clickado) abra um documento pdf

12. jpaulino

jpaulino Power Member

E é vb6 ou .net ? E onde está o ficheiro (localização) ?

13. FullDevr

Uso o Visual Basic 2008 Express
    O pdf está na mesma pasta que o executavel

14. jpaulino

jpaulino Power Member

Código:

PrivateSub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
         Process.Start(Application.StartupPath.ToString + "\NomedoFicheiro.pdf")
    EndSub

15. FullDevr

Posso usar esse código para outros tipos de ficheiros ? (executaveis, ficheiros do word etc.)

16. balute

balute Power Member

Sim, vai sempre abrir com o programa pré-definido para abrir um determinado tipo de ficheiro.

17. FullDevr

Obrigado aos 2 :001:

Partilhar esta Página