Linguagem mais indicada para..

FullDevr

Portugal@Home Member
Boas,

Estou a iniciar-me na programação (não me crucifiquem já, li e reli todas as thread's e sticky's sobre isto!).

Estive a ler um bocado e cheguei à conclusão que para um newbie as linguagens mais indicadas seriam:

Python
Visual Basic
C

O meu objectivo final é fazer um programa que vai buscar uma página html, que fica-se no tray (acho que é assim que se chamam as apps que ficam abeira do relógio), e que ao fazer clique com o butão direito aparece-sem uma série de opções.
Mas isto vai ser só daqui a uns tempos, querendo agora dedicar-me a aprender a linguagem mais indicada para isto.

Queria também fazer uma coisa mais simples:

Uma aplicação que se abria, com uns butões que ao clicar abriam "outra página" com mais butões, que eram "hiperligações" para PDF's.

Exemplo:

Abro o menu.exe e aparece um rectângulo com 4 butões:
Categoria1
Categoria2
Categoria3
Categoria4

Ao carregar num essa janela passa a ter os ficheiros dessa categoria:

Carrego na Categoria1 e aparecem butões para estes ficheiros:
Aprenda "Categoria1"
Quer saber mais sobre "Categoria1?"? Livro essencial para conhecer as bases da "categoria1"

Cumps

FullDevr
 
Alguns bons tutoriais para Visual Basic?
Para programar Visual Basic uso o Visual Basic 2008 Express ou há alguma outra ferramente melhor?
 
Última edição:
embora VB até seja a abordagem mais fácil para o que queres fazer especificamente, não penso que ficasses mal servido com python (e depois com uma qualquer livraria gráfica associada tipo Qt, Gtk, etc).

A curva de aprendizagem de python é bastante interessante, é cross-platform, sintaxe bastante legível, muito versátil, livrarias vastas, etc :)
 
Alguns bons tutoriais para Visual Basic?
Para programar Visual Basic uso o Visual Basic 2008 Express ou há alguma outra ferramente melhor?

Sim o Visual Basic 2008 Express já dá para fazer muita coisa, mas uma versão profissional é muito mais completa.

Tenho também um blog com alguma informação que te pode ajudar - espero que sim :-)

Qualquer dúvida, nem que seja para te orientar, podes colocar aqui que o pessoal tenta ajudar. No entanto se procurar pela net o que pretendes existem muita e boa informação.

Boa sorte!
 
Se você quer realmente perceber programação, comece com C, vai demorar um tanto, mas depois que você conseguir entender C, você pode ir para outra linguagem sem problemas.
 
Boas.

Já estive a ler tutoriais e já percebo o básico do Visual Basic.

Estive a desenhar o menu que vai ter os ebook's e setup's e ja está pronto.
Apenas preciso de um código para dar aos butões para quando se clica neles abrir o documento / setup
 
Boas.

Já estive a ler tutoriais e já percebo o básico do Visual Basic.

Estive a desenhar o menu que vai ter os ebook's e setup's e ja está pronto.
Apenas preciso de um código para dar aos butões para quando se clica neles abrir o documento / setup

Então explica melhor o que queres ...
 
Código:
PrivateSub Button1_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button1.Click
     Process.Start(Application.StartupPath.ToString + "\NomedoFicheiro.pdf")
EndSub

 
Back
Topo