Linguagens e programas para desenvolver websites dinâmicos

S7sRuss

What is folding?
Venho aqui perguntar a quem perceba de web-design que linguagens e ferramentas(programas) devo aprender/utilizar para criar e desenvolver páginas web totalmente dinâmicas em que sempre que quisermos mudar uma pequena parte dela, isso não influencie o "todo", ou na melhor das hipóteses auto-ajusta a página aos conteúdos actualizados. Espero que entendam esta parte.


Será possível com um programa ir acrescentando texto ao site como se fosse um blog, sem ter que ir ao servidor actualizar os ficheiros?

Quanto mais interactividade o site tiver melhor, sem ser com Flash.
 
O que tu procuras é um CMS.
Vê no topico em sticky nmo forum webdevelopment ;)

Só um pequeno esclarecimento: webdesign é diferente de webdevelopment


cumprimentos
 
linguagens web dinâmica tens varias, desde PHP, ASP (utiliza VBscript) e ASP.NET (utiliza VB.NET e C#) entre outras

programas, para a ASP.NET acho que precisas do visual Studio (ou mono), ferramentas tens o nvu ou outro editor de texto que consiga colorir a sintaxe se bem que para testar este tipo de paginas precisas de programas para emular o servidor
 
Acho que o que procuras são CMS (Content Management Systems) ou WCMS (Web Content Management Systems).

A linguagem depende do que realmente queiras e de até onde queres ir. Tens desde produtos free que conjugam PHP com DB em MySQL como é o caso do Joomla/Mambo, a Java com SQL como o OpenCMS.
Depois tens produtos mais robustos como o WCM a assentar em IBM Websphere Portal em que se paga a doer.

E sim, consegues actualizar os conteúdos através de uma zona de administração sem teres de actualizar no próprio código. Aliás, o grande propósito de teres um CMS é precisamente esse.

Se deres uma vista de olhos a esta thread: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=134200 consegues ter noção dos produtos free e a pagar que existem no mercado, e veres também aquele que pode servir melhor as tuas necessidades.
 
Acho que o que procuras são CMS (Content Management Systems) ou WCMS (Web Content Management Systems).

A linguagem depende do que realmente queiras e de até onde queres ir. Tens desde produtos free que conjugam PHP com DB em MySQL como é o caso do Joomla/Mambo, a Java com SQL como o OpenCMS.
Depois tens produtos mais robustos como o WCM a assentar em IBM Websphere Portal em que se paga a doer.

E sim, consegues actualizar os conteúdos através de uma zona de administração sem teres de actualizar no próprio código. Aliás, o grande propósito de teres um CMS é precisamente esse.

Se deres uma vista de olhos a esta thread: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=134200 consegues ter noção dos produtos free e a pagar que existem no mercado, e veres também aquele que pode servir melhor as tuas necessidades.


ja agora uma pergunta de noob, quando se fala em CMS é possivel que o conteudo seja alterado através de um programa ao invês do próprio site?

e estas frameworks do estilo joomla e etc funciona em qualquer linguagem ou tens um certo tipo de linguagens especifica?
 
ja agora uma pergunta de noob, quando se fala em CMS é possivel que o conteudo seja alterado através de um programa ao invês do próprio site?

Não percebo o que queres dizer com "um programa". Se queres desenvolver uma Web Application para interagir com a framework claro que o podes fazer, desde que a conheças bem. Mas não vejo grande proveito para isso. Além de ser moroso, há alguém que já construiu uma zona de administração para o efeito e a funcionar. :)


e estas frameworks do estilo joomla e etc funciona em qualquer linguagem ou tens um certo tipo de linguagens especifica?

Joomla funciona em PHP, OpenCms e IBM Websphere Portal em Java. Tudo depende da framework com que trabalhas.
 
ja agora uma pergunta de noob, quando se fala em CMS é possivel que o conteudo seja alterado através de um programa ao invês do próprio site?

e estas frameworks do estilo joomla e etc funciona em qualquer linguagem ou tens um certo tipo de linguagens especifica?

;)
podes sempre alterar o manualmente o código do CMS, num editor de texto, mas depois terás sempre que "mandar" o ficheiro modificado para o servidor.

Cada framework apenas funciona numa unica linguagem do lado de servidor. (Quase) todas usam javascript, que é uma linguagem client-side.

AJAX nao é uma linguagem, é o acronimo (de acronimo:P) de varias tecnologias (Asynchronous Javascript and XML)
 
;)
podes sempre alterar o manualmente o código do CMS, num editor de texto, mas depois terás sempre que "mandar" o ficheiro modificado para o servidor.

Em CMS além de ficheiros, tens tabelas na DB que influenciam o próprio funcionamento do CMS em si. Tem parâmetros de configuração, áreas, muitas dependências e outras coisas que têm a ver com a configuração e estrutura do produto em si.

Não invalida o que tu dizes, mas dependendo do produto pode ser mto mais complexo que isso. :)
 
claro Mavors, tens toda a razao.
Eu proprio tenho andado a perder muuuuuito tempo nos ultimos meses a modificar o código de um CMS e é muito penoso e lento.

Please, do not try this at home or school. I'm a professional programmer trained for this kind of stunt-action.
 
Muito obrigado =) Realmente não conhecia o conceito de CMS. Parece ser o que procuro. Mas logo investigo melhor sobre o assunto.

Com isto pretendia, dado a falta de tempo e paciência para modificar ou melhorar um site, usar uma ferramenta que automatize esses processos.
 
Ou seja, embora seja possível, não há, à partida nenhuma vantagem em não ires ao servidor para actualizar a tua página de vez em quando.
Para actualizar do lado do cliente sem fazer refresh à pagina, tens que usar javascript (tecnicas de ajax). Existem varias frameworks. Uma delas é o GWT (do google), mas se és assim tão newbie, duvido que seja este o melhor caminho.
Começa simples, ou com um CMS ou a programares uma página com php.. e depois vais avançando a partir daí
 
Bravo gostei muito da abordagem do conceito CMS.

Eu tenho uma dúvida :
1- Eu já baixei o Joomla! 1.5 e parece-me que aquilo são scripts. Portanto com que programas eu posso manipular o Joomla! de modo a criar páginas de Internet usando templates do Joomla! ?
Exemplo : www.mzonline.po.gs

Gostaria de fazer uma página como essa mais sem o contéudo de forum. Quais seriam os requerimentos ou programas para efectuar algo assim ?

Abraços !
 
o que é que queres dizer com "programas para manipular o Joomla"??
a função do joomla é mesmo manipular o website, não precisas de mais nenhum programa.
fazes tudo a partir do browser, com a interface do joomla

por exemplo, instalar templates é tão simples como pesquisar, sacar o que se quer. ir ao instalador de templates do joomla (que já não sei bem onde fica) e indicar o ficheiro sacado
 
Back
Topo