Linha RDIS -> Analógica + VOIP/GSM

anjo2

Power Member
Há uns meses houve umas trovoadas que fez com que avariasse grande parte do material que tinha, desde multifunções, routers, central telefónica, switch, ups, etc., como não há garantia para router adsl e central telefónica, ficou a meu encargo arranjar uma solução para manter o número de telefone e o número de fax.

Tenho uma linha RDIS e só por isso pago 50€/mês, decidi que hoje em dia não compensa ter linha RDIS, em primeiro lugar porque o serviço de internet é mais limitado (máximo 8Mbps/512Kbps) e mais cara, e depois porque é muito caro face à linha analógica, o problema é que há 3 números, 1 é desprezível, mas 2 são importantes, que é 1 do telefone e outro do fax, por isso era importante manter os 2 números.

A primeira solução, foi aderir ao Voz fixa da Vodafone, portabilidade do número de telefone, opção de carregamentos, mensalidade 0€/mês, o problema está na portabilidade, o contrato da linha RDIS está em nome de empresa e do ADSL está em nome particular, a opção não ter mensalidade é para particulares, a portabilidade de números tem de ser para o mesmo titular, com os mesmos dados, fui a uma loja normal da Vodafone, entreguei toda a documentação e depois de meses nada feito, telefonei para a Vodafone e ao contrário do que me disseram da primeira vez, dizem-me agora que era importante ser feito numa loja oficial, na loja oficial teve que ser o chefe (neste caso a chefe) a explicar porque a pessoa que atendeu não sabia como funciona a portabilidade neste caso, mas lá me explicou e neste momento parece ser a melhor solução, ficando a linha analógica só para o fax.

A segunda solução, era portar o número do fax para voip e receber faxes por mail, telefonei para o 16200 (suporte da PT) e quem atendeu disse que era possível fazer isso (pensei para mim, excelente), gastei horas a configurar o asterisk para receber faxes e enviar para o mail em pdf e lá consegui, já pronto para pedir a mudança para linha analógica, colocaram entraves e disseram que a informação dada anteriormente estava errada e que os números voip tinham que ser nómadas e não geográficos, além do mais disseram-me que não era possível continuar com o serviço adsl em nome pessoal (serviço telepac é mais caro que sapo) e que a única forma de não ficar sem internet temporariamente era pedir uma nova linha, mas que iria ficar sem telefone durante 48h. Ora, ficar sem um dos 2 números nunca foi solução, e expliquei isso e deram-me uma solução, ter 2 linhas analógicas (no final iria pagar menos, 20€ das 2 linhas analógicas contra 50€ da linha rdis), no entanto fica mais caro do que a solução da Vodafone que me garante que há sempre telefone, mas ao mesmo tempo esta opção garante-me que no futuro possa ter 2 serviços adsl, e com isso o dobro da velocidade.

Como extra à primeira solução, seria instalar o asterisk no raspberry e ligar o telemóvel por bluetooth ao asterisk, aí tinha a opção de ficar com vários telefones voip ou de ter o fax por voip, solução que requer muito trabalho, é necessário encontrar um telemóvel que suporte ser conectado ao asterisk e um adaptador bluetooth que também suporte, existe uma lista, mas as opções são bem limitadas.


Resumindo o que tenho:
Linhas RDIS -> Empresa
ADSL -> Pessoal
1 número telefone
1 número fax

O que pretendo:
Linha analógica -> Empresa/Pessoal (tanto faz)
ADSL -> Pessoal (A diferença de preço ainda é significativa)
1 número telefone
1 número fax


Peço desculpa pela extensão do texto, mas estou um bocado farto de incompetência e de informações contraditórias de cada vez que ligo para o suporte, e por isso venho pedir opiniões e soluções para este caso.

PS.: Ando com um router avariado "emprestado/dado" pelos técnicos da PT/Sapo, que por o outro ter queimado nem me informaram que o que tinham colocado era usado e que a PT não fornecia gratuitamente routers RDIS.
 
Tinha pedido um router rdis porque preciso de uma internet mais estável, e enviam-me um router analógico, acho que a incompetência está a passar das marcas...
 
Encontrei este tópico porque estou na mesma situação, linha RDIS limita-me a velocidade da Internet e o meu router acho que está a ficar marado, mas preciso do número de telefone, fax e das extensões internas.

Já conseguiste arranjar alguma alternativa?
 
Encontrei este tópico porque estou na mesma situação, linha RDIS limita-me a velocidade da Internet e o meu router acho que está a ficar marado, mas preciso do número de telefone, fax e das extensões internas.

Já conseguiste arranjar alguma alternativa?
A única solução é uma central voip interna com várias linhas, é preciso algum investimento inicial principalmente em hardware, mas depois acaba por ficar mais barato, sobre as 2 linhas, existe várias hipoteses, porque até é possível ligar rede gsm às centrais voip e por isso apenas um cartão dá para fazer de fax ou telefone.

Já ando a tentar fazer isto há algum tempo, sempre com entravas na portabilidade do número...
 
Apesar de tipicamente as linhas RDIS só suportarem os 8000 Kbps/ 512 Kbps, na Optimus Negocios a nivel de ULL, a Sonae terá efectuado uma actualização aos DSLAMS que permite ter ADSL2+ sobre anexo B (ISDN).

Em relação à oferta, tirando a oferta comum de linha POTS (Analogica) + ADSL existente em todos os operadores, na Vodafone existe uma oferta em que é possível ter até 3 numeros no mesmo acessso, 1 na linha POTS e 2 como VOIP, que ficam associados a um CPE TG784n(geralmente), onde "emula" as 2 restantes linhas POTS.


A Vodafone possui uma solução bastante inovadora chamada Onenet, basicamente é um serviço IPCENTREX, onde toda a componente de gestão de chamadas(transferencia/ext curtas/reenc/etc) é suportada pela rede Vodafone, deixando de haver a necessidade de exitir um PABX fisico. Este serviço pode ter associados números fixos onde apenas são usados como mascaras e pode-se usar os telemóveis como terminais.
 
Há que dizer que o serviço voip sobre o TG784N deixa muito a desejar, pelo menos é a minha opinião quando o experimentei.
 
É certo que o TG784n já teve os seus problemas em relação ao serviço VOIP, mas no decorrer do ultimo ano foram lançadas várias versões de firm e correcções manuais no firm de modo a melhorar a qualidade/desempenho do serviço de voip CPE, actualmente não tem ocorrido dificuldades com o serviço de VOIP do CPE, as únicas dificuldades que têm ocorrido advêm da qualidade/estado do circuito de cobre que é ligado às portas FXS ou do funcionamento dos equipamentos telefónicos usados.


Há que dizer que o serviço voip sobre o TG784N deixa muito a desejar, pelo menos é a minha opinião quando o experimentei.
 
Back
Topo