Linha vertical preta/sombra num Samsung (CRT)

Noeljunior

I fold therefore I AM
Boas

Tenho um Samsung SyncMaster 7963DF (CRT) e um Gecube X1950PRO.

Algum tempo depois de montar o PC começou a chatear-me uma linha vertical que vai aparecendo por cá...

A ideia de ser da placa gráfica não me parece verdadeira porque se mudar de monitor desaparece e, além disso, a linha muda de sítio consoante a quantidade de "claro" que está no monitor. Isto é, se tiver uma imagem preta a linha está mais à esquerda do que se eu tiver uma imagem toda branca.
O mais estranho é eu nao ter sempre esta linha. Num ou noutro dia esta linha desaparece e isto parece um monitor "normal". Mas o que mais chateia é que quando está linha por cá anda, as cores ficam diferentes e há uma sombra maior quanto mais contraste houver entre duas cores: se eu tiver um quadrado branco de 10x10 tenho uma sombra à direita dele mais pequena do que se tiver um quadrado branco de 50x50...

dsc03614vi3.jpg
 
Quando tens muita brightness ou imagens muito claras num crt a imagem "expande" um pouco, daí essa movimentação para a esq com pouca, e dir com muita visto a barra vertical estar do lado dir do monitor. Acho que tens pouco a fazer sem ser mandar reparar o monitor a não ser que ignores isso.
 
Eu tenho um 795MB (já o tenho há quase 3 anos) e há uns meses para cá têm aparecido uns riscos castanhos no canto superior direito mas que desaparecem após uns minutos de funcionamento.

De início pensei que fosse mesmo a gráfica (a ATI 9700Pro que já têm mais de 4 anos) mas afinal é mesmo do monitor.
 
O monitor tem meio ano...
Tenho um Samtron (supostamente a parte mais fraca de samsung) que tem uma qualidade bem superior e é bem mais mal tratado que este.

E o meu problema não é a imagem encolher toda... Isso eu já sei qeu é normal. O estranho é ter essa mesma linha...
 
tb pode ser humidade. tinha um pc velho na garagem e sempre k o keria usar tinha k o por na rua uma meia hora ao sol para poder ver alguma coisa no ecra.
 
O que te esta a acontecer no monitor podera ter a ver com a "etapa vertical"...geralmente um circuito integrado com problemas de funcionamento. A solução é leva-lo a um técnico para reparar. Este tipo de reparação não costuma ser cara, uma vez que é um problema comum em CRT's e os componentes de amplificação vertical não serem caros.
 
Back
Topo