Linhas horizontais Sony LED TV

newark

Power Member
Há algumas semanas atrás apareceram umas linhas horizontais na minha TV Sony Kdl-48w605, na parte superior do ecrã há uma linha mais grossa mas se fizerem zoom na imagem vão verificar que há mais linhas muito finas ao longo de todo o ecrã. Já tentei retirar o cabo da alimentação e fazer reset à TV mas sem sucesso. Deve ser um componente qualquer interno que tem algum problema.

Preciso da vossa ajuda para perceber que componente poderá ser e qual o custo de o arranjar. Se for muito caro vou pensar seriamente em comprar outra TV.

Obrigado pela ajuda!

Imagem:
IMG-20200619-223216.jpg
 
Há algumas semanas atrás apareceram umas linhas horizontais na minha TV Sony Kdl-48w605, na parte superior do ecrã há uma linha mais grossa mas se fizerem zoom na imagem vão verificar que há mais linhas muito finas ao longo de todo o ecrã. Já tentei retirar o cabo da alimentação e fazer reset à TV mas sem sucesso. Deve ser um componente qualquer interno que tem algum problema.

Preciso da vossa ajuda para perceber que componente poderá ser e qual o custo de o arranjar. Se for muito caro vou pensar seriamente em comprar outra TV.

Obrigado pela ajuda!

Imagem:
IMG-20200619-223216.jpg

Cheira-me que deve ser problema do painel, e se for isso esquece, é muito caro. será melhor pensares em comprar outra.
Por menos que isso ja me trocaram a minha Sony o ano passado e só tinha 6 meses de uso, quando notei uma linha horizontal muito suave que aparecia a meio do ecran. Até ficaram pasmados como eu notei isso.
 
Cheira-me que deve ser problema do painel, e se for isso esquece, é muito caro. será melhor pensares em comprar outra.
Por menos que isso ja me trocaram a minha Sony o ano passado e só tinha 6 meses de uso, quando notei uma linha horizontal muito suave que aparecia a meio do ecran. Até ficaram pasmados como eu notei isso.
Obrigado pelo feedback. Entretanto também andei a sondar algumas lojas de reparação de tvs e dizem o mesmo, será do painel e que é muito caro arranjar.

Bem a TV já tem 6 anos por isso para um LED secalhar até já foi um bom tempo de vida. Para já vou usar enquanto vai funcionando e estar atento a promoções. Tou com a LG OLED B9 em vista, à espera que baixe para os 1000€ [emoji4]
 
Última edição:
Só vês essas linhas em imagens de fundo verde ou escuras porque imagens coloridas nem notas nada certo? Por exemplo, no branco vês essas linhas?
 
Só vês essas linhas em imagens de fundo verde ou escuras porque imagens coloridas nem notas nada certo? Por exemplo, no branco vês essas linhas?
Sim, só vejo nos tons mais escuros, cinzentos, verdes, azuis e assim. Nas imagens claras não noto nada. Sabes qual a razão, isto é, foi mesmo o painel que foi ao ar?
 
É inícios de Burn-in e acontece mais quando a TV aquece demasiado. Quase que não se nota a ver TV normal mas em alguns filmes é completamente irritante.

O truque é tentar mudar algumas opções de contraste e LED light até ser o menos perceptível possível. Tenho uma 40w605 com esses problemas e a minha até está pior porque tem uma sombra bem visível do lado esquerdo.

Quanto muito é problema do painel da TV dos W605 ser susceptível de desenvolver o chamado clouding que depois origina o burn-in porque a luz LED por detrás do painel não é uniforme. Nada a fzer e no Verão nota-se mais porque a tv aquece muito mais. No inverno quase nem noto e uso a tv ligada a um pc que consegue fazer o RGB full e minimiza bastante mas em filmes com muitas cenas pouco coloridas em fundos cinzentos e verdes nota-se sempre.

Pior é quando vejo nessa nuvem cenas gravadas tipo os ícones do windows passadas 2 ou 3 horas de estar acesa.
 
É inícios de Burn-in e acontece mais quando a TV aquece demasiado. Quase que não se nota a ver TV normal mas em alguns filmes é completamente irritante.

O truque é tentar mudar algumas opções de contraste e LED light até ser o menos perceptível possível. Tenho uma 40w605 com esses problemas e a minha até está pior porque tem uma sombra bem visível do lado esquerdo.

Quanto muito é problema do painel da TV dos W605 ser susceptível de desenvolver o chamado clouding que depois origina o burn-in porque a luz LED por detrás do painel não é uniforme. Nada a fzer e no Verão nota-se mais porque a tv aquece muito mais. No inverno quase nem noto e uso a tv ligada a um pc que consegue fazer o RGB full e minimiza bastante mas em filmes com muitas cenas pouco coloridas em fundos cinzentos e verdes nota-se sempre.

Pior é quando vejo nessa nuvem cenas gravadas tipo os ícones do windows passadas 2 ou 3 horas de estar acesa.

É exatamente isso, comecei a notar isto em Março mais ou menos, quando a casa ficou mais quente. De facto quando ligo a TV passado 12h desligada quase não noto as riscas, mas passado algum tempo com ela ligada o problema volta devido à TV aquecer. E a meu ver parece estar a ficar pior, pelo menos apareceu uma nova risca a meio do ecrã. É mesmo muito irritante, principalmente a jogar PS4 em jogos mais escuros.

Sabes se mesmo com este problema a TV pode durar anos? Visto que o clouding/burn in é apenas um efeito visual, e se isto não te afetar a tua experiência, é deixar andar. Digo isto porque posso envia-la para casa do meu velhote mas não queria que avariasse passado 1 mês :-D
 
Aguenta anos assim e tem tendência a piorar. Como a usas mais para jogos que são aplicações 3D com gráficos com muitas linhas definidas que podem ficar horas na mesma posição poucas TVS aguentariam. Eu também a usei para jogar 3D ligada a um pc. Mas há solução mesmo para quem joga. Tens de ir às settings da TV e ver se ela tem algum modo "gaming" e escolher adaptar led light e também no próprio jogo tentar suavizar a imagem ao máximo. Estas tvs não gostam de linhas muito definidas muito tempo no mesmo sítio do ecrã.

A CMTV e canais de notícias levaram algumas queixas por causa dos banners que tinham estarem a fazer burning em algumas tvs de clientes e descobriram maneira de suavizar as linhas dos banners e mudar a fonte das letras. A jogar 3D é muito mais difícil mas estas Tvs também não foram feitas para jogos.

Dito isto, se for usada para ver TV e filmes apenas é capaz de durar anos na boa. De notar que o que já está feito não vai melhorar. Com o calor nota-se mais, mas quando vier o Inverno tende a aguentar mais. Ver TV, séries e alguns filmes mal se nota.

O truque é assim que se compra a TV começar logo a evitar imagens estáticas durante muito tempo no mesmo sítio do ecrã, principalmente aquelas que não tenham as extremidades suavizadas tipo ícones do ambiente de trabalho (o windows 10 já tem essa opção) ou jogos 3D. Os canais de TV já remediaram isso mas todo o cuidado é pouco.
 
Obrigado mais uma vez @shilton. O teu feedback foi mesmo importante para decidir o que fazer, acabei por adquirir uma LG B9 55' e vendi a TV SONY no olx por um preço mais em conta mas que de certa forma foi um preço justo para o estado da TV.
 
Essa OLED é boa. Cuidado com o gaming sem a poupança de energia ligada porque já li que também podem vir a sofrer do mesmo. Eu jogava sempre com led light em médio e de hora em hora (duas em duas horas também não faz mal) fazia um zapping pelos canais para descansar a TV. Essa TV como é LG só é pena não ser android.
 
Back
Topo