Linux Caixa Mágica - Tópico Geral

Korben_Dallas

Zwame Advisor
Olá pessoal,

Instalei a Caixa Mágica 11 mas os repositórios que vêm por defeito no Synaptic não são grande coisa... os únicos que funcionam são os darkstar.ist.utl.pt :wvsore:

Queria instalar o qt4 e o pcsclite e não são encontrados... os repositórios são exclusivos de cada distro? É que quando tinha Xubuntu encontrava tudo o que precisava...

Se souberem de repositórios que possa adicionar avisem!

Thanks
 
Para que é que este fórum existe então? Todas as distros têm fórums oficiais :rolleyes:

Caso não obtenha resposta aqui lá terei que me registar nos fórums da Caixa Mágica.

Não querendo discutir a utilidade deste fórum, porque sou um simples membro, os fóruns oficiais servem para tirar dúvidas relativas à distro que usas, e só se não arranjares ajuda lá é que deverás tentar noutro lado.

Mas mantendo-me ontoppic, e não tendo a certeza a 100% do que estou a dizer, poderás acrescentar repositórios do opensuse, que em princípio têm que dar.
 
Vai ser complicado.
Tb tens mirrors no ftp da telepac por ex, agora se funciona... eles so devem ter repositórios básicos talvez.

os repositórios (de pacotes pre-compilados) pode-se dizer que são específicos de cada distro. So se tentares os do suse (agora n sei é a versão :D). Os do (x)ubuntu/debian são sem dúvida os mais completos.
 
Boas!

Tal como indicado no título, pretendo saber como pôr a funcionar o referido adaptador.Já coloquei a questão na fonte,mas como ainda não obtive resposta, aqui estou a solicitar a vossa sempre pronta ajuda.
Desde já, muito obrigado.
 
tenho caixa magica 11 a pouco tempo ainda me estou a adaptar ao linux mas tenho um problema... como ponho som?

tenho uma creative sound blasterd e nao encontro drivers pa linux
 
Última edição:
Lembrei-me de testar o LiveCD e parece interessante (apesar de mto simplezinho), e baseado em (open)Suse melhor (inda nao sei é que versão, senão era so usar algumas dos repositórios...). Será que isto suporta beryl e afins? pena é de facto o forum oficial ser 1 borrada :/

Aqui, no live, tem os seguintes repositórios ( /11 para actualizações, software e contrib)

Código:
ftp://ftp.caixamagica.pt/
ftp://ftp.telepac.pt/pub/caixamagica/
http://darkstar.istl.utl.pt/caixamagica/
ftp:/tux.cprm.net/pub/caixamagica/
ftp.gil.di.uminho.pt/pub/mirrors/caixamagica/
já agora, Wiki caixa mágica :)
http://contribdoc.caixamagica.pt/twiki/bin/view
 
Última edição:
Olá pessoal,

Instalei a Caixa Mágica 11 mas os repositórios que vêm por defeito no Synaptic não são grande coisa... os únicos que funcionam são os darkstar.ist.utl.pt :wvsore:

Queria instalar o qt4 e o pcsclite e não são encontrados... os repositórios são exclusivos de cada distro? É que quando tinha Xubuntu encontrava tudo o que precisava...

Se souberem de repositórios que possa adicionar avisem!

Thanks

Só por curiosidade, pode-se saber o porquê de teres trocado de ubuntu para caixa mágica ?
 
Boas,

Tenho o seguinte portátil Toshiba Satellite A110-179, instalei o caixa magica, detectou praticamente tudo menos a placa de rede, no xlucas para adicionar a placa de rede sou obrigado a escolher um módulo, só não sei é qual, haverá outra forma de instalar a placa de rede?
 
Código:
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile 945GM/PM/*****/940GML and 945GT Expr
ess Memory Controller Hub (rev 03)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 945GM/*****/940GML Exp
ress Integrated Graphics Controller (rev 03)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile 945GM/*****/940GML Express In
tegrated Graphics Controller (rev 03)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) High Definition Aud
io Controller (rev 02)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) PCI Express Port 1 (r
ev 02)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) PCI Express Port 2 (r
ev 02)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) PCI Express Port 3 (r
ev 02)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI #1 (rev
02)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI #2 (rev
02)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI #3 (rev
02)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB UHCI #4 (rev
02)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) USB2 EHCI Control                                        ler (rev 02)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev e2)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation 82801GBM (ICH7-M) LPC Interface Bridge (re                                        v 02)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation 82801GBM/GHM (ICH7 Family) Serial ATA S                                        torage Controller IDE (rev 02)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) SMBus Controller (rev 02)
04:00.0 Network controller: Intel Corporation PRO/Wireless 3945ABG Network Conne                                        ction (rev 02)
05:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. Unknown device 8136                                         (rev 01)
06:00.0 FireWire (IEEE 1394): VIA Technologies, Inc. IEEE 1394 Host Controller (                                        rev c0)
06:04.0 CardBus bridge: ENE Technology Inc CB-712/4 Cardbus Controller (rev 10)
06:04.1 FLASH memory: ENE Technology Inc ENE PCI Memory Stick Card Reader Contro                                        ller (rev 01)
06:04.2 Class 0805: ENE Technology Inc ENE PCI Secure Digital Card Reader Contro                                        ller (rev 01)
06:04.3 FLASH memory: ENE Technology Inc FLASH memory: ENE Technology Inc: (rev                                         01)
06:04.4 FLASH memory: ENE Technology Inc Unknown device 0551 (rev 01)
Pareçe ser um Realtek..ou isso é do som..o que é certo é que aquele sistema de módulos do xlucas é um pouco esquisito...
 
Última edição:
Já agora, tenho outro "problema" com a ligação wireless(intel pro 2200), ele detecta a rede e liga-se, quando carrego com o botão direito do rato para ver a informação da rede wireless tenho uma opção que é Configure Networking, quando careego nessa opção simplesmente apareçe uma mensagem a dizer que não tenho qualquer placa de rede instalada.
 
E onde é que vejo isso, nem no site da Toshiba aparece o chipset da placa de rede
Pois, google faz maravilhas amigo :002:
wizardTT disse:
Já agora, tenho outro "problema" com a ligação wireless(intel pro 2200), ele detecta a rede e liga-se, quando carrego com o botão direito do rato para ver a informação da rede wireless tenho uma opção que é Configure Networking, quando careego nessa opção simplesmente apareçe uma mensagem a dizer que não tenho qualquer placa de rede instalada.
Deixa ver se percebi. Ele detecta e funciona direito, mas se fizeres o tal procedimento ele desliga tdo (rede/placa) ?
 
Pois, google faz maravilhas amigo :002:

Deixa ver se percebi. Ele detecta e funciona direito, mas se fizeres o tal procedimento ele desliga tdo (rede/placa) ?

Neste caso só me confunde, já vi 3 chipsets diferentes que dizem equivaler a esse, e no fim não sei qual é que está certo.

Ele detecta e permanece ligado, mas não me deixa chegar as configs para mudar ip, gateway, etc...

E mais uma duvida para juntar as outras, quero instalar a internet 3G da Vodafone(usb) e não aparece na lista de placas suportadas, como é que faço?
 
Neste caso só me confunde, já vi 3 chipsets diferentes que dizem equivaler a esse, e no fim não sei qual é que está certo.

Ele detecta e permanece ligado, mas não me deixa chegar as configs para mudar ip, gateway, etc...

E mais uma duvida para juntar as outras, quero instalar a internet 3G da Vodafone(usb) e não aparece na lista de placas suportadas, como é que faço?

Boas, ora antes de nada vamos ao mais importante, pelo que me pareçe não tens acesso a net no portatil(placa de rede não funciona, wireless não funciona e net 3G não funciona :)), o melhor que tens a fazer é ires ao site da caixa magica na parte das actualizações e fazeres download deste dois ficheiros: net3g-smp-1.3-cm.i586.rpm, net3g-1.3-cm.i586.rpm. Para instalares vai a linha de comando vais até o directorio onde tens esse dois ficheiros e fazes(como su) rpm -i -Uhv "nome do ficheiro", depois de teres esses dois rpms instalados já deve aparecer o 3G da Vodafone, depois activa no Sipnatic o repositorio da caixa magica(por defeito está só o CD), e fazes o update(no Xlucas).

Depois dos updates o resto já deve funcionar, no fundo é simples(sorry se o texto está confuso) :)
 
Back
Topo