Linux, conceitos e modificações

Way Down

Membro
como todos sabemos, sendo o Linux é open source, existem algumas variantes. O fedora, o Debian, etc.

Ao que se resume a minha pergunta é:

Como fazem eles estas modificações aos SO?
Como modificam tanto, que o tornam único?
Existe algum programa que me ajude a tornar vtambem o meu unico?

Assim que possível respondam, thanks =)


Unix RULA!
 
Última edição pelo moderador:
(..)
Existe algum programa que me ajude a tornar vtambem o meu unico?
(...)

Lol, um programa? Tipo "click and go"? Desconfio.
Podes é fazer a tua distribuição com uma ajuda do LinuxFromScratch.

Linux From Scratch (LFS) is a project that provides you with step-by-step instructions for building your own custom Linux system, entirely from source code

As distribuições (ou variantes, como lhes chamas) não são simplesmente mudanças cosméticas, são alterações de raiz diria mesmo de filosofia.
 
o fedora tem uma coisa qualquer que te permite personalizar um pouco a distro para evitares sempre que instalas estar a fazer certas afinações que se fazem sempre de inicio.
 
Tal como aqui foi dito, as distribuições não são apenas operações de cosmética, ultrapassam em muito as diferenças visuais. Basicamente pegam no código fonte e podem modificá-lo, depois compilam-no de acordo com os seus critérios. Há também extras que pertencem quase exclusivamente a determinadas distribuições tal como Yast do OpenSuse por exº ou o urpmi do Mandriva...


Se pretenderes personalizar alguma distribuição, para além dos exemplos que te forneceram, podes também fazê-lo com o PCLinuxOS utilizando as ferramentas "Live CD" e "Live USB".

Se tens gosto pela programação, existem foruns de algumas distribuições dedicadas a quem quiser contribuir para o desenvolvimento do Linux. Aí terás muita informação para saberes o que e necessário para lá chegar.
 
Como já te deixaram acima, queres realmente fazer uma coisa tua, força com o LFS, mas não é propriamente para quem usa Linux há 2 dias...
 
Por vezes, uma distribuição diferente nem precisa de modificar o código: pode simplesmente ter pacotes diferentes no seu repositório, ou instalar coisas diferentes de raiz (p/ex. o Ubuntu, Kubuntu e o Xubunto são quase o mesmo SO, só que com um Desktop Manager diferente)
 
Back
Topo