Linux é apresentado deslocado no LCD

Romani48

Power Member
Bem este é o meu primeiro post, logo gostava de ter uma solução ao meu problema...
A verdade é que tenho gostado muito dos forums da Techzone, mas não consegui encontrar resposta a uma pequena duvida que tenho.
É assim:

A cerca de 1 ano e tal instalei pela primeira vez o linux no meu Desktop na altura instalei o caixa magica porque me arranjaram um cd.
Só que no final da instalação deparo me com um problema no ecra, a imagem é apresentada com uma ligeira deslocação horizontal


como poderao ver um exemplo na seguinte imagem: (a zona vermelha demostra a deslocação)



o problema disto é k com os controlos manuais do monitor não consigo tirar isto, visto ja estar no máximo, e não é o actualizar de drivers de placa grafica que altera nada porque isso já eu fiz...

monitor: LG Flatron L1511S
gráfica: GF 7600GT XXX PCI-E

e ja agora alguem me poderia indicar uma aplicação para adicionar o suporte a leitura de discos NTFS no ubuntu??

Fiquem bem
e Obrigada aqueles que me responderem

(eu inda sou um bocado novo nestas andanças de Linux, e por ixo estou a experimenta-lo, pk no Windows sou REI :D:D lool)
 
o problema de teres o ecrã deslocado é de nao teres os drivers para a tua grafica podes instala-los vendo este tutorial



a leitura de discos ntfs no ubuntu é possivel a escrita é que precisas de instalar um driver, basta ires a consola e:

sudo apt-get install ntfs-3g

se o que queres é ver essa particao no linux entao tens de a montar , ve aqui como fazer
 
obrigado pelas dicas, vou experimentar isso e digo depois alguma coisa...

e ja agora, os controlos manuais do monitor já estao no "maximo" para o lado esquerdo, mas fica na mesma o espaço, mais pequeno, mas fica, de qualquer maneira vou tentar o que me foi dito pelo Sephirot...
 
A função auto funciona, mas tem que ser feita todas as vezes que inicia o linux, pois o ajuste do ecran não é, digamos, memorizado. Eu também só resolvi o problema depois de instalar os drivers da gráfica, a partir daí não volta a ser necessário o auto-adjustment :)
 
tens de ir a um dos ficheiros conf e configurares a syncronizaçao vertical e horizontal, tipo qq coisa do genero horizontal 30hz-75
vertical 25-85hz

estes nao sao os valores correctos , mas é uma cena dessas q tens de alterar se nao estou em erro. 1 Abraço.
 
OBg pessoal, o problema não estava no instalar dos drivers, por isso eu tinha dito que já o tinha feito mas n tinha resultado..

O Problema estava no activar dos drivers!! pois tinha de correr o xconf da nvidia
Agora já tenho o linux a todar na prefeição, recheado de aplicações que dão um jeitaxo!! ehehe

mas apesar de achar agora o linux um sistema operativo mais facil, e se calhar até melhor para certas actividades, acho que se tivesse de escolher entre o windows e o linux, continuava a apostar no windows, não por causa da compatibilidade, que tem vindo a ser aumentada no linux, mas talvez porque o ambiente do linux (ubuntu) me parece mt arrumado e ao mesmo tempo pesado, mas pode ser talvez devido a eu inda n me ter habituado a localização das coisas, mas inda agora reiniciei o pc do linux para o windows e parece m que o windows até tem uma capacidade de aproveitamento de ecrã melhor, isto pk as duas barras do ubuntu me ocupam o dobro da barra de tarefas do windows. Não que não possa alterar isto, mas é talvez devido ao uso que dei ao windows e a minha feição a ele :p



mais uma vez....
obrigada a tdx....
 
Back
Topo