1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Linux é apresentado deslocado no LCD

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Romani48, 13 de Dezembro de 2006. (Respostas: 8; Visualizações: 1030)

1. Romani48

Romani48 Power Member

Bem este é o meu primeiro post, logo gostava de ter uma solução ao meu problema...
    A verdade é que tenho gostado muito dos forums da Techzone, mas não consegui encontrar resposta a uma pequena duvida que tenho.
    É assim:

A cerca de 1 ano e tal instalei pela primeira vez o linux no meu Desktop na altura instalei o caixa magica porque me arranjaram um cd.
    Só que no final da instalação deparo me com um problema no ecra, a imagem é apresentada com uma ligeira deslocação horizontal

como poderao ver um exemplo na seguinte imagem: (a zona vermelha demostra a deslocação)

o problema disto é k com os controlos manuais do monitor não consigo tirar isto, visto ja estar no máximo, e não é o actualizar de drivers de placa grafica que altera nada porque isso já eu fiz...

monitor: LG Flatron L1511S
    gráfica: GF 7600GT XXX PCI-E

e ja agora alguem me poderia indicar uma aplicação para adicionar o suporte a leitura de discos NTFS no ubuntu??

Fiquem bem
    e Obrigada aqueles que me responderem

(eu inda sou um bocado novo nestas andanças de Linux, e por ixo estou a experimenta-lo, pk no Windows sou REI :D:D lool)

2. Sephiroth

Sephiroth Power Member

o problema de teres o ecrã deslocado é de nao teres os drivers para a tua grafica podes instala-los vendo este tutorial

a leitura de discos ntfs no ubuntu é possivel a escrita é que precisas de instalar um driver, basta ires a consola e:

se o que queres é ver essa particao no linux entao tens de a montar , ve aqui como fazer

3. luikki

luikki Power Member

creio que terás de "centrar" a imagem com os controlos manuais do monitor e o problema fica resolvido....

4. Sephiroth

Sephiroth Power Member

é uma maneira de resolver, mas se instalar os drivers fica bom e assim nao tem que tar sempre a centrar cada x que mudar entre windows ou linux (se usar os 2 claro)

5. Romani48

Romani48 Power Member

obrigado pelas dicas, vou experimentar isso e digo depois alguma coisa...

e ja agora, os controlos manuais do monitor já estao no "maximo" para o lado esquerdo, mas fica na mesma o espaço, mais pequeno, mas fica, de qualquer maneira vou tentar o que me foi dito pelo Sephirot...

6. sapropel

sapropel Power Member

o monitor não têm a função "auto" que centra automaticamente? só precisas de o fazer uma vez.

7. MaxDamage

MaxDamage Power Member

A função auto funciona, mas tem que ser feita todas as vezes que inicia o linux, pois o ajuste do ecran não é, digamos, memorizado. Eu também só resolvi o problema depois de instalar os drivers da gráfica, a partir daí não volta a ser necessário o auto-adjustment :)

8. migueluxo

migueluxo [email protected] Member

tens de ir a um dos ficheiros conf e configurares a syncronizaçao vertical e horizontal, tipo qq coisa do genero horizontal 30hz-75
    vertical 25-85hz

estes nao sao os valores correctos , mas é uma cena dessas q tens de alterar se nao estou em erro. 1 Abraço.

9. Romani48

Romani48 Power Member

OBg pessoal, o problema não estava no instalar dos drivers, por isso eu tinha dito que já o tinha feito mas n tinha resultado..

O Problema estava no activar dos drivers!! pois tinha de correr o xconf da nvidia
    Agora já tenho o linux a todar na prefeição, recheado de aplicações que dão um jeitaxo!! ehehe

mas apesar de achar agora o linux um sistema operativo mais facil, e se calhar até melhor para certas actividades, acho que se tivesse de escolher entre o windows e o linux, continuava a apostar no windows, não por causa da compatibilidade, que tem vindo a ser aumentada no linux, mas talvez porque o ambiente do linux (ubuntu) me parece mt arrumado e ao mesmo tempo pesado, mas pode ser talvez devido a eu inda n me ter habituado a localização das coisas, mas inda agora reiniciei o pc do linux para o windows e parece m que o windows até tem uma capacidade de aproveitamento de ecrã melhor, isto pk as duas barras do ubuntu me ocupam o dobro da barra de tarefas do windows. Não que não possa alterar isto, mas é talvez devido ao uso que dei ao windows e a minha feição a ele :p

mais uma vez....
    obrigada a tdx....

Partilhar esta Página