Linux em Dual Opteron.

[3D_Master]

Power Member
Por forma a correr software compilado para os 64bits dos AMD, vou precisar de instalar uma distribuição recente do Linux num dual AMD Opteron. Sei que a Suse tem uma versão própria para isso, mas não é gratuita. Existe alguma distrubuição actual da qual possa fazer download e que não seja mais difícil de instalar do que um simples Red Hat9.0 ou algo parecido?

Já agora, se eu tiver um sistema operativo como o Red Hat 9.0, posso correr programas compilados para 64bits? Julgo que o kernel terá de estar compilado de acordo, certo? Senão não dá para ter um kernel a 32bits com programas a 64bits, não é?

Obrigado pela ajuda desde já.
 
Tens o Gentoo, mas é um pouco mais complicado, mas só até te habituares.


Para correres executáveis de 64 bits tens de ter o kernel a 64 E AS BIBLIOTECAS TAMBÉM a 64 bits.
 
Afinal parece que a Suse tem disponível por ftp a distribuição para AMD64 do Suse 9.0, mas estive a ver aquilo e são muitos gigas de download (só uma directoria ocupa mais de 6 Gigas). Não há ISOs em um ou dois CDs em qualquer lado? Compreende-se que esteja assim, já que a distribuição (quando comprada) vem em dois DVDs, mas é alto abuso. Instalar pela net aquilo deverá demorar imenso tempo, imagino.

O ftp é este:

ftp://ftp.suse.com/pub/suse/x86_64/9.0/

Obrigado desde já a quem respondeu.
 
Podes sempre fazer um "mirror" do que está no ftp da suse, se tiveres outra maquina e fazer a instalação por ftp.
O que está no ftp deve ser +/- o tamanho das isos (digo eu......).
 
Obrigado pelas sugestões.

Afinal já consegui arranjar uma cópia do DVD do Suse 9.0 para AMD64. Quem vai emprestar o servidor para testes também providencia esse pormenor.

Só falta agora arranjar um leitor DVD externo USB ou slim para meter no servidor U1. Quer dizer, julgo que posso sempre ter o computador aberto e um leitor DVD ligado a uma porta IDE, só para instalar. Problema é se eles tiverem selado o computador... Mas nesse caso nem consigo instalar sequer o slim...

Já agora, uma procura nas lojas portuguesas na net não deu praticamente resultado nenhum de leitores DVD externos (baratos). Parece que só se vendem gravadores agora a mais de 250€. Alguém tem alguma ideia de onde se pode arranjar isso?
 
arranja um leitor ide e mete.o numa caixa conversora pra usb.

agora se consegues instalar dai é outra historia. mas julgo que sim, muitas bios tem a opção de 'boot form usb'
 
Back
Topo