Linux Para Novatos

LeoJFG

Power Member
Boas

Gostava de saber opinioes, sobre que sistema linux usar, sendo que queria um bom, para quem nunca teve qualquer contacto com Linux ( para alem de ter tentado configurar um magalhaes x'D ), e se possivel um bom site/loja para o adquirir.

Cumprimentos
 
Ubuntu (incluindo qualquer dos derivados como o kubuntu ou o xubuntu), de longe e sem qualquer dúvida. É que não tem mesmo qualquer discussão!
As versões 8.04 e 8.10 parecem-me as mais "amigáveis" e que reconhecem mais hardware, à primeira e sem grandes truques de linha de comandos. Claro que o ubuntu tem a mais valia de alguém no mundo já ter tido o nosso problema, o que facilita muito as coisas, no caso de haver problemas em configurar algum material mais "teimoso".
 
Tenho um Toshiba A200 <- E-Escolas
E queria ter Dual Boot, haveria algum conflito ?

Confesso que não conheço o pc e nem fui procurar para saber, mas sendo um pc não haverá azar com dualboot. Instalas o Ubuntu que é bem amigo dos iniciantes e ele até te deixa ir ao windose:P (pelo dualboot claro).
 
Ubuntu (incluindo qualquer dos derivados como o kubuntu ou o xubuntu), de longe e sem qualquer dúvida. É que não tem mesmo qualquer discussão!
As versões 8.04 e 8.10 parecem-me as mais "amigáveis" e que reconhecem mais hardware, à primeira e sem grandes truques de linha de comandos. Claro que o ubuntu tem a mais valia de alguém no mundo já ter tido o nosso problema, o que facilita muito as coisas, no caso de haver problemas em configurar algum material mais "teimoso".
Permite-me que:
Concorde que o ubuntu está muito bem documentado, pode ser bastante simples e compatível com tudo o que é hardware.

Discorde: Há uma vasta gama de distribuições, a cada um cabe avaliar qual é a melhor pois o que é incontestavelmente o melhor para ti, pode não ser o que eu procuro e vice-versa.

Na minha opinião e cada um tem a sua. Mint é uma boa distribuição para começar pelo seguinte:
Baseada no ubuntu
melhor experiência out-of-the-box pois já inclui codecs e tudo o que necessitas para começar a ver uns vídeos e navegar na net (flash,java)
Ferramentas mint que facilitam muito a vida, no site oficial pode-se instalar os programas básicos mais comuns como leitores video, audio, browsers, email com 2 clicks, um na pagina e um para aceitar a instalação, e está feito, para crianças tem um controlo parental básico mas suficientemente eficaz que permite bloquear domínios.
Repositórios em maior quantidade, para iniciantes os repositórios e para que servem podem ser algo confusos, mas o mint tem os principais incluídos o que permite instalar muita coisa sem de estar a acrescentar.

Recomendo que para ter uma ideia básica de como estes sistemas operativos funcionam, faças o download de alguns e experimentes em livecd (que permite sem instalar, a partir do cd usar o sistema operativo carregado em memória e sem efeitos permanentes a não ser que decidas instalar).

Pelo que percebi é para um magalhães, mas mesmo que não seja, qualquer destas distros se devem safar bem, mas caso seja para o magalhães uma distro com XFCE (xubuntu ou mint xfce CE) que tem um ambiente mais leve que gnome (ubuntu ou mint) ou KDE (kubuntu).

As distribuições linux são geralmente gratuitas pelo que podes fazer o download nos respectivos sites oficiais, deixo aqui alguns que podes dar uma vista de olhos e sacar as respectivas livecd para experimentar e instalar.

opensuse
pt.opensuse.com

Ubuntu
www.ubuntu.com (tem uma opção do ship it que te envia um cd com ubuntu gratuitamente caso não tenhas possibilidade de fazer o download de 650 MB)
www.kubuntu.com (também tem ship it)
www.xubuntu.com

Linux Mint
www.linuxmint.com

Mandriva
www.mandriva.com

Estas são as distros mais comuns, no entanto com um pouco de experimentar sem medo, e mente aberta para experimentar coisas novas mesmo que seja diferente não quer dizer que seja mais difícil, apenas quer dizer que é diferente.

Boa sorte e desfruta da experiência linux.

Edit:

Pelos live cds podes testar a compatibilidade geral, claro que coisas como a placa gráfica só funcionará a 100% depois de instalados os respectivos drivers e isto só instalando.
No toshiba podes usar o Wubi que inicia automáticamente quando abres o cd no windows e permite instalar ubuntu ou derivados, ou mint em dual boot, mas como se de um programa windows se tratasse, ou seja, cria um dual boot com um sistema independente, no entanto para o remover podes simplesmente faze-lo através do painel de controlo > adicionar e remover programas do windows. Assim podes experimentar o linux a 100% em dual boot sem grandes riscos, se fizeres borrada vais ao windows e desinstalas.

Um dual boot com linux não é problema pois o GRUB funciona bastante bem, quando instalas o linux numa partição vazia e instalas o grub ele configura logo a entrada para o windows também caso este esteja instalado
 
Última edição:
Tenho um Toshiba A200 <- E-Escolas
E queria ter Dual Boot, haveria algum conflito ?

Se esse for igual ao meu e a placa de rede for uma atheros qualquer coisa, vai te preparando por causa do wireless, mas se quiseres logo venho cá e deixo-te o link do tuturial que segui para por a funcionar.

ah, não sei se acontece em todas as distribuições mas no k/ubuntu acontece esse problema
 
...
ah, não sei se acontece em todas as distribuições mas no k/ubuntu acontece esse problema

Se percebi bem, acontece pois o problema prende-se com os drivers e não com uma distribuição em particular. Ainda existem muitas empresas que não acreditam no Linux, no sentido de que o trabalho que dá criar suporte para este não justifica.:(
 
Das distros linux mais amigáveis e mais utilizadas na net eu aconselho:

- UBUNTU OU KUBUNTU (Pertence à mesma empresa mas com ambientes gráficos diferentes)
- Linux Mint
- OpenSUSE
- Fedora
- Mandriva

Todas elas tem bastante informação na net!
 
Se percebi bem, acontece pois o problema prende-se com os drivers e não com uma distribuição em particular. Ainda existem muitas empresas que não acreditam no Linux, no sentido de que o trabalho que dá criar suporte para este não justifica.:(

Pensei que fossem mesmo incompatibilidades com o ubuntu ou coisa parecida, mas isso de não haver suporte mais tarde ou mais cedo vai acabar por mudar, pelo menos assim espero :007:

Também tenho uma placa atheros com o ndiswrapper funcionam muito bem.

eu pelo menos com o ndiswarpper nunca consegui tentei seguir bastantes tuturiais sobre isso mesmo e até com a ajuda de um colega meu mais vivido nestas andanças e nada. depois no forum ubuntu-pt lá encontrei como fazer, e actualmente funciona às mil maravilhas, às vezes o network-manager passa-se da cabeça mas acaba sempre por voltar ao sitio
 
novato no linux!

boas. passa-se o seguinte: à dois dias instalei o mandriva 2008 spring, sou um novato nisto e tenho aqui um problema, que é o seguinte: quando quero instalar um programa ou executar um comando no terminal não consigo pois não sei caminhos nem comandos aqui neste novo sistema. Será que alguém me podia dizer onde é que existe um tutorial em que me ensina essa "cenas"? Fico grato pela a atenção dada.
 
Última edição:
Cabe cada um decidir o que quer usar. Eu quando iniciei no Linux, usei o OpenSuSE, distro que recomendo vivamente... Não so pela facilidade, mas tambem pela excelente ferramenta que é o YaST. Esta ferramenta faz lembrar o "painel de controlo" do windows... mas em linux :D
 
Em primeiro lugar, cada um vai puxar a brasa à sua sardinha como vais facilmente perceber ! :D
Na parte que me toca, até porque os meus mais de 10 anos a acompanhar o Linux, irá apontar-te noutra direcção que não a distribuição mais popular porque sou o tipo de gajo que não vou em cantigas "populares"....
Terás de ser tu a decidir o que pretendes do Linux. Estabilidade ? Emoção de experimentar a última novidade ? Algo hardcore ? Uma distro "catita" ? etc...
Uma distro install and forget tendo em conta igualmente a estabilidade, são o PCLinux OS e o Simply Mepis. Na minha opinião, não há melhor. Nestas duas não precisas de saber absolutamente NADA sobre linha de comandos pois as ferramentas que lá estão disponíveis fazem tudo e mais alguma coisa.
Há também a questão do hardware. Há distros que detectam melhor do que outras, para isso e já que não queres perder muito tempo nestas questões, recomendo-te que experimentes os LiveCD's e ver quais se adaptam melhor ao equipamento que tens e qual delas mais te agrada mais.
Recomendo-te vivamente que não vás na "cantiga populista" ! Qualquer distro no top 10 ou top 20 da distrowatch.org está muito bem suportada e as comunidades são muito activas, portanto, não estarás abandonado. Além disso, tens de ter a consciencia que basicamente existem 3 distribuições baseadas nos seguintes package managers, tarballs ( código fonte ), deb ( debian package ) e rmp (red hat package manager), as soluções para os problemas encontrados não variam muito.

Quanto ao uso do CLI ( command line interface ), o melhor é ires com calma para não desanimar !
É impossível decorar tudo, portanto, terá de ser encarado como a matemática, ou seja, é essencial compreender o que se está a fazer e a prática faz com que nada caia no esquecimento. Depois, dia-a-dia aprende-se coisas novas.
Dar passos maiores do que aqueles que podemos dar não é a melhor solução! Ler toda a informação sobre o CLI em um ou dois dias é fracasso garantido.
Há imensa informação sobre esta matéria espalhada pela net incluindo este fórum, o recurso aos fóruns das mais variadas distribuições Linux é também essencial.

Recomendo uma leitura "suave" (se não pretenderes a certificação LPI) dos seguintes livros:
-LPIC-1 Certification Bible
-LPIC-1 Linux Professional Institute Certification Study Guide
-Linux Administrator Street Smarts - A Real World Guide to Linux Certification Skills
 
Coloquei a mesma questão, ou seja quero inicar me mas não sou mto expert para nao dizer nada mesmo.
Cativou me a distribuiçao Linux mint, pelo interface , simplicidade, é recomendavel? A nivel de instalar programas ou recomenhecimento de hardware e simples?
Quem instala de raiz basta meter o live cd e seguir passos?Obrigado
 
Em primeiro lugar, cada um vai puxar a brasa à sua sardinha como vais facilmente perceber ! :D
Na parte que me toca, até porque os meus mais de 10 anos a acompanhar o Linux, irá apontar-te noutra direcção que não a distribuição mais popular porque sou o tipo de gajo que não vou em cantigas "populares"....
Terás de ser tu a decidir o que pretendes do Linux. Estabilidade ? Emoção de experimentar a última novidade ? Algo hardcore ? Uma distro "catita" ? etc...
Uma distro install and forget tendo em conta igualmente a estabilidade, são o PCLinux OS e o Simply Mepis. Na minha opinião, não há melhor. Nestas duas não precisas de saber absolutamente NADA sobre linha de comandos pois as ferramentas que lá estão disponíveis fazem tudo e mais alguma coisa.
Há também a questão do hardware. Há distros que detectam melhor do que outras, para isso e já que não queres perder muito tempo nestas questões, recomendo-te que experimentes os LiveCD's e ver quais se adaptam melhor ao equipamento que tens e qual delas mais te agrada mais.
Recomendo-te vivamente que não vás na "cantiga populista" ! Qualquer distro no top 10 ou top 20 da distrowatch.org está muito bem suportada e as comunidades são muito activas, portanto, não estarás abandonado. Além disso, tens de ter a consciencia que basicamente existem 3 distribuições baseadas nos seguintes package managers, tarballs ( código fonte ), deb ( debian package ) e rmp (red hat package manager), as soluções para os problemas encontrados não variam muito.

Quanto ao uso do CLI ( command line interface ), o melhor é ires com calma para não desanimar !
É impossível decorar tudo, portanto, terá de ser encarado como a matemática, ou seja, é essencial compreender o que se está a fazer e a prática faz com que nada caia no esquecimento. Depois, dia-a-dia aprende-se coisas novas.
Dar passos maiores do que aqueles que podemos dar não é a melhor solução! Ler toda a informação sobre o CLI em um ou dois dias é fracasso garantido.
Há imensa informação sobre esta matéria espalhada pela net incluindo este fórum, o recurso aos fóruns das mais variadas distribuições Linux é também essencial.

Recomendo uma leitura "suave" (se não pretenderes a certificação LPI) dos seguintes livros:
-LPIC-1 Certification Bible
-LPIC-1 Linux Professional Institute Certification Study Guide
-Linux Administrator Street Smarts - A Real World Guide to Linux Certification Skills
Tens toda a razão, mas num tópico para novatos recomendares "bíblias" de Linux, algum windows lover que passe por ai diz logo, linux é uma porcaria e aponta para o teu post e muitos interessados metem o "rabo entre as pernas" , desinteressam-se e acomodam-se a vida que têm com windows.
Só de referires CLI já espantas os curiosos... claro que como "1337" é muito mais facil falar assim.

Acho que e por experiência própria (que não é muita e de longe não se aproxima da do John) não há nada como ler um pouco, ver, sacar um livecd que hoje em dia é banal para distros linux brincar um pouco e se acharmos interessante é porque se aproxima do que procuramos naquele momento e instalar, se não for como esperávamos passar a outra que pode ser parecida mas com outro propósito servir os nossos fins.
Actualmente uso linux mint e estou a gostar, tenho as minhas razões para gostar dela tal como alguém terá para desgostar dela, até agora o pouco que tenho usado de comandos shell é direitinho copy/paste de um site, por isso mesmo sendo novice, basta ter noções de google e vontade de experimentar.

S88: sim a tudo. O livecd darte-á a possibilidade de experimentares aintes de instalares, vê por ti mesmo se te agrada, se lhe quiseres dar uma oportunidade experimenta instalar, se tiveres meio a medo instala pelo windows (que noutro tópico já li que tens o vista) se meteres o cd do linux mint quando estás no windows ele permite instalar como segundo sistema operativo, virtual (genero dual boot) o que permite brincar com mais liberdade e basta voltares ao vista para o poderes desinstalar.
Instalar programas comuns no mint é ir ao site oficial ao portal de software na área da versão que tens instalada escolheres o que queres instalar e clicar no botão que diz install now, depois pede-te a password de administrador (no primeiro) e o resto é ver a barra a progredir e clicar fechar no final. Para programas mais especificos que não haja lá, google com ele que será útil.
 
Última edição:
Back
Topo