Linux para programar C

tripas

To fold or to FOLD?
Ola,

Queria instalar 1 Linux levezinho (que coma pouco espaço em disco) e que seja estavel (já tive o ubunto 8.10 e só deu problemas)


O uso que vou dar ao Linux vai ser o seguinte:

-programar em C e Assembly (assembly dentro do C)
-Vou utilizar semáforos e p_thread, bem como memoria partilhada e essa coisa da partilha de recursos.

Alem disso vou precisar de um compilador gcc, um bom editor de código, e um browser de Internet.

Adicionalmente preciso de um browser de Internet, de 1 programar de tocar música e eventualmente 1 programa P2P de bitorrent (que deve guardar dados nos discos "windows NTFS").


Vou também precisar de fazer uma nova partição, de preferência tirar 1 bocado das já existentes de forma a não ter andar a formatar discos e ter que andar a transferir tudo para o disco externo.

Qual é a distro que recomendam? e já agora as partições (de forma a não gastar + de 1-2 gigas).

Dados de Hardware:

3 gigas ram
geforce 8400
core2duo 2300
disco WD 320gb 7200rpm com sensores de queda (gostava que o SO os suporta-se, opcional).


Desde já o meu obrigado pela colaboração.
 
Zenwalk's Standard Edition is a complete GNU/Linux operating system for both Desktops and Laptop/Notebook systems but is also easily customizable for use in servers and multimedia centers. Out of the box, you will be able to browse, mail, chat, listen to music, program in C, Perl, Python, Ruby,.. watch videos in various formats, write documents, print, scan, burn CD and DVD, connect your camera and edit your photographs, without adding anything. Coders will like the full set of development libraries and interpreters.
Nunca usei, mas pelo que lí é leve e adequada para programar.
 
Boas,

Se o uso é mesmo o que descreves, aconselho a instalares uma máquina virtual e a programares dentro da máquina, fazer tudo o resto no windows.

Quanto à distribuição, qualquer uma serve para isso, mas será mais fácil configurar com uma debian-based tipo ubunto ou kubunto.
 
Apos ler atentamente o teu post, e tendo em conta a utilização que pretendes dar (programação) estava pronto a sugerir slackware. no entanto, pelas perguntas que fazes parece me que não percebes mt de linux (sem desprimor, eu tb já uso há vários anos e sou um perfeito ignorante na matéria) pelo que recomendar te slackware será provavelmente contraproducente já que é uma distro que exige um minimo de conhecimento de linux.


portanto parece me que o indicado para ti será uma distro mais user friendly (fedora talvez).
 
Back
Topo