1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

[Linux] Têm que experimentar o Kurumin 3.2

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Metro, 26 de Agosto de 2004. (Respostas: 7; Visualizações: 1051)

1. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Decidi descarregar esta distro e está absolutamente magnífica.

Link info: http://www.distrowatch.com/?newsid=01859#0
    São 231MB internacional - Nada que não se consiga nas happy hours:)

Imagem do iso (231MB): http://fisica.ufpr.br/kurumin/kurumin-3.2.iso

Forum: http://kurumin.com.br/forum
    Manual: http://www.guiadohardware.net/livros/kurum

Estou a corre-la no VMware como live cd (evita que tenham que queimar um CD e podem estar dentro do windows:D)

Para já é só boas notícias:

1- Para quem tem ADSL e o famigerado Speedtouch 330 têm uma opção para o configurar.
    Não sei se funciona mas a opção está cá bem como a opção para vários outros modens windows like:)
    A opção encontram-na em Iniciar - Internet - Conectar na Internet ou configurar na net

2 - Tem o Karamba (basicamente uma cena tipo Samurize.
    Clicam num icon e como por magia aparece uma cena de monitorização do lado direito do ecrã e os icons na parte inferior ao estilo do Mac.
    Tudo isto com um click

3- Tem o Mplayer - que ainda não usei. Mas pela experiencia do SuSE é o melhor programa para ver tudo oq ue vos apetecer.

4- É uma distro baseada em Debian.

5- Parece ter uns totoriais muito bons mas tenho que ver isso com calma.

Ponto negativo:

1- A distro é brasileira pelo que vão encontrar tudo em braileiro.
    Tipo, no Firefox os tabs são chamados de abas :rolleyes:
    Quer-se dizer....

2- Não traz o Gimp nem o Oppen Office (mas reparem que são só 231MB....

Não sei se dá para mudar o idioma para inglês. Isso é que era. Mas para já vivo bem com este aspecto e para aprender não está nada mal.

Recomendo vivamente darem uma vista de olhos nesta distro.
    Está fenomenal até agora.
    E lembrem-se que não estragam nada no vosso sistema.
    Penso que não se pode pedir mais.

Screenshot do desktop original apenas com o Karamba activado.
    Não fiz mais nenhuma alteração.

2. Luka

Luka I folded Myself

Sempre quis experimentar linux, tenho uma versao do kurumin que nem sei qual é mas nunca me puxou para a usar...

Vou fazer o download desta versao mas como nao percebo nada de linux nem faço a minima ideia de como o por a correr no windows depois venho aqui fazer umas perguntinhas :D

Ja agora, nao consigo fazer o download :( Deve estar mutia gente a fazer.

3. Metro

Staff Member

Luka:

Tens que usar o VMware ou então queimas o CD e fazes boot a partir do mesmo.
    Basta estar na BIOS para arrancar a partir do CD e vais poder brincar com o Kurumin.
    Dentro do windows só mesmo com o VMware ou o virtual PC.

Meti isso em partilha:D

4. Lasac

Lasac OC Legend

Para quem não percebe nada de Linux e está a iniciar-se recomendo esta distro!

Tem um painel próprio que podemos instalar tudo apartir de lá!

Tipo queremos instalar o Open Office por ex.

Basta ir ao painel e escolher, que o próprio saca o rpm e auto configura-se! :)

Temos ainda a possibilidade de instalar o Kurumin para o disco, basta criar as partições durante o processo de instalação no disco! Recomendo usarem o Qparted que é o mais acessível!

Também existe uma opção para carregar o Kurumin directamente para a ram! (min. 256mb de ram!). Simplesmente fabuloso! :)

A última versão que tenho em cd é o 3.0 final, que usava na escola... entretanto acabou a escola e deixei de sacar.

Logo á noite saco isso nas Happy-Hours a ver o que tem de novo. Para já vejo o fundo do ecrã, é outro! :p

5. Metro

Staff Member

Já agora Lasac dá para mudar o idioma?
    Ainda não descobri.
    Preferia ter em Inglês.
    Realmente esta distro está fantástica.

Tenho visto as capacidades da debian e cada vez gosto mais.
    Por alguma coisa à tantas distros baseadas em debian.

6. Lasac

Lasac OC Legend

Nunca tentei mudar lol, mas deve dar!

7. Metro

Staff Member

Não me parece.
    Tudo naquela distro é em brasileiro.
    Nem o announcement é.
    Era porreiro que desse. Porf exemplo o OpenOffice só tem a opção de ser em portugues brasileiro.

8. fish

fish Power Member

pergunta: alguem aki já conseguiu configurar o alcatel 330??

pk eu vou à opção correspondente e ele na consola diz sempre "Qpixmap: can not (...) because no GUI is running" ou uma coisa parecida.

de resto acho a distro boa para kem se ker iniciar, mas este erro ta me a dar cabo dos nervos, e em conjunto alguns erros crassos na documentaçao fazem com k eu n tenha gostado mto da distro.....

Partilhar esta Página