1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

lisp vs C++

Discussão em 'Programação' iniciada por Shadowtruth, 11 de Junho de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 1675)

  1. Shadowtruth

    Shadowtruth Power Member

    Eu devo começar por dizer que nunca programei nada.... mas, gostava de aprender e como gosto imenso de jogos de computador e inteligencia artificial pensei " e se eu apreendesse C++ que é uma linguagem tao falada para programar nos jogos e nos sistemas operativos..."

    Hoje, estava a ler um livro e dizia lá que Lisp é a linguagem preferida para programar A.I. ...portanto a minha pergunta é... quais sao as vantagens e desvantagens de c++ e lisp? eu li um pouco na net que lisp requer em media muito menos linhas de codigo para programar... mas, gostava de saber mais a fundo... quais as limitaçoes de c++ e lisp? porque é que eu ouço sempre falar em c++ para programar em jogos e sistemas operativos e nunca tinha ouvido falar em lisp?
     
  2. HecKel

    HecKel The WORM

    Estás a comparar maçãs com caramelos de Badajoz.

    Tal como LISP, tens PROLOG que também é muito adorada para IA, comparar isto com C++ é um pouco estranho, e curiosamente complicado de explicar porquê :P

    C++ é uma linguagem que obriga o programador a preocupar-se bastante com estrutura, é bastante mais poderosa que as duas que referi anteriormente, falo das suas funcionalidades. Também dá para trabalhares em inteligência artificial com C++, tanto que dá, que tu mesmo falas em jogos, mas existem funcionalidades e técnicas que no C++ tens de dar umas quantas voltas enquanto que em PROLOG ou LISP algumas das suas primitivas fazem isso quase imediatamente.

    Tal como disse antes, é bastante complicado explicar porque é que não se programa um jogo em LISP, poder-te-ia dar o exemplo do modo gráfico, poder-te-ia dar bastantes exemplos comparativos entre as duas linguagens, mas o fundamental é que são linguagens de programação que foram criadas com objectivos diferentes, foram criadas de forma diferente e como tal têm comportamentos e funcionalidades diferentes.

    Espero não te ter baralhado ainda mais :P Mas o que está a sublinhado resume o motivo das diferenças entre ambas. Um Engenheiro e um Médico são ambos homens, mas fazem coisas diferentes porque estudaram coisas diferentes, para objectivos diferentes, pensa assim ;)

    abraços, HecKel

    PS: Um Sistema Operativo não é C++, o Unix por exemplo, também tem LISP e mais umas outras quantas linguagens de programação ;)
     
  3. Shadowtruth

    Shadowtruth Power Member

    Não confundiste, muito obrigado pela explicação :) eu fiz mais alguma pesquisa e com o que tu disses-te penso que já tenho a resposta á minha duvida... e para entrar em mais detalhe sobre as diferenças entre elas convem provavelmente perceber mais alguma coisa de programaçao (coisa que tenciono fazer em breve...) ;)

    abraço, shadowtruth
     
  4. HecKel

    HecKel The WORM

    É curioso que acabei de mostrar esta thread a um utilizador do fórum, e ele pediu-me exemplos concretos :P

    Percebendo mais de programação é fácil de dar exemplos concretos, é fácil de fazer comparações imediatas entre ambas as linguagens, agora falar genericamente as coisas são um pouco mais complicadas :P

    abraços, HecKel
     
  5. Shadowtruth

    Shadowtruth Power Member

    pois eu percebi logo que nao tinhas entrado em mais pormenor por causa de possivelmente no fim da explicaçao teres uma pessoa confusa o olhar para ti :P mas, se quiseres explicar melhor... e tentar ao mesmo tempo dar metaforas para eu perceber nao me importo :) ou talvez dizer-me algum site que fale sobre o assunto.
    de qualquer maneira agradeço pela tua ajuda

    abraço, shadowtruth
     

Partilhar esta Página