Livros de iniciação ?

Crazy_kiko

I'm cool cuz I Fold
Boas ppl não sei se será o melhor lugar para perguntar mas é o seguinte gostava de me iniciar com linux e então pensei comprar um livro para me dar umas dicas e ler sobre o assunto. Qual o melhor livro que acham que existe para ai em português ou brasileiro sobre linux?

Vi este á venda:
LINUX CURSO COMPLETO 6ED
PEREIRA, FERNANDO

Qua acham? Alguem conhece um melhor? vale a pena os 45 euros que o livro custa?

Outras opções?

Desde já agradeço toda a ajuda que possam dar ;)
 
Eu acho que comprei esse que referes. Vem com um conjunto de CDs do Fedora/RadHat, não vem? Se sim, então é esse mesmo que tenho.

Sinceramente, acabei por nunca lhe dar grande uso. Linux evoluí a uma velocidade enorme e rapidamente ficam desactualizados.

Se queres aprender Linux instala o Arch e segue o guia de instalação. Aprendes imensas coisas e conforme vais metendo tudo a funcionar vais aprendendo imenso.
 
O melhor manual que o linux em qualquer das distribuições tem é a net, os foruns e tutoriais da distro em questão, e os chats sobre a distribuição.
Se te queres introduzir ao linux, não precisas de aprender muito antes de começar a mexer, se souberes ler( o que obviamente cumpres visto estares num forum) e usar um computador ( idem ), sabes mexer em linux.

Nada como experimentar. Saca uma distribuição que te agrade, grava em cd, e corre em livecd assim sem instalares nada nem estragares nada tens o primeiro contacto, vais ver que não é dificil. Depois e como dentro do próprio live cd estás à partida apetrejado para a net, vai vendo videos, foruns e afins, vai brincando que vais ver que se aprofunda o conhecimento.

Depois quando tiveres habituado experimenta usar em maquina virtual ou em dual boot virtual (wibi ou semelhante) de mais tarde logo vês possiveis dual boots efectivos.

Não uses livros para aprender pois como já foi referido, o comboio está a andar, uma foto dele, fica para trás rápidamente
 
Se ficares por livros em língua portuguesa não tens grandes escolhas. Se por outro lado fores para inglês encontras montes de livros interessantes.

Lembro-me que havia uma livro em português (brasileiro), escrito por pessoal brasileiro fan de Slackware algures pela net.
 
Eu comprei o livro linux curso completo e li-o quando andava a começar no mundo do linux. Devo dizer que saltei bastantes partes que, pensava eu, nunca iria usar. Shell scripting, etc. Agora ando a le-lo outra vez porque ele leva a parte de admnistraçao do sistema, especialmente os ambientes multi utilizador, a fundo. Agora que estas a começar ha coisas que achas que nunca iras ter que fazer, mas acredita que mal te habitues ao linux nao vais querer outra coisa. Sinceramente, se 45€ nao te fazem grande diferença no orçamento mensal aconselho-te a comprares. Senao ha sempre os manuais que tens pela net. Especialmente os de slackware, gentoo, e archlinux
 
na minha humilde opiniao, nada mais nada menos que te "zangares" com a M$ (just like me) e mudares totalmente para linux...

novato como eu, começa pelo Ubuntu, que instala ate motherboards e placas graficas com buracos ;D

BTW: tou muito satisfeito com o linux.... procura por sites online que te ensinam tudo...

not pub: google 4 ubuntued
 
Eu sempre me guiei por este livro desde que começei e garanto que nunca me falhou.

Aqui vai o download: Oráculo

Quando tiveres alguma dúvida basta consultares, ah já agora o livro é grátis ;)
 
Tenho o "Linux Complete" da Sybex que deve ter perto de 900 páginas e digo-te que ainda nem metade do livro li, porque o maior auxílio/ferramenta de aprendizagem que existe por aí é a comunidade estabelecida.
 
livros é uma coisa tão não-web2.0 :/

a sério, por exemplo, http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu:Intrepid ou como sugeriram qualquer guia de instalação de uma distro dá um insight qb em GNU/LINUX.

tens que ter curiosidade, paciência, desenrascanço e, _acima de tudo_ tomar consciência que GNU/Linux não imita Windows, não deve, não tem que, nem tão pouco alguem deve enverdar por este caminho com esse objectivo em mente.
 
Back
Topo