Lixo no sensor....

mundano

Power Member
Bem... Desde que recebi a minha máquina que ela trazia algum lixo no sensor, que era visível logo a partir de F/8..

Deixo aqui uma foto a F/32 que ilustra o problema:

sujodo2.jpg


O problema éra maior, mas por engano fotografei tudo a ISO1600 e o Noise Reduction acabou por eliminar os spots mais pequenos.

De qualquer forma aplicando um auto-levels acho que dá para ver o nivel a que isto já andava:

sujoalxe2.jpg




Nas fotografias do mundo real aqueles dois pontos mais negros eram especialmente visíveis e o efeito era este:

exemplofb6.jpg


Isto a F/8...



Hoje passei pela ***** no Porto e resolvi parar para comprar um Giottos rocket air blow.. Estive a mandar umas sopradelas no sensor.. Et voilá:

F/32:

limposa8.jpg



Com auto-levels:

limpoalnr5.jpg


:001::001::001:

Não é perfeito, mas ficou praticamente limpo.. Ainda tem lá uns spots visiveis com o Auto-Levels, mas nada que me incomode no dia a dia..

E isto tudo sem produtos em que se anda a chafurdar no sensor.. Recomendo para quem sofrer do mesmo problema..

Para quem não souber o que é o Giottos é uma coisa destas:

AA1900_l.jpg


Custa 17 euros na *****.
 
dass, tinhas isso totalmente cagado, mas já veio assim quando a compraste lá no eBay ou sujou-se depois?

Isso de um gajo ter uma SLR e depois andar com o sensor todo cagado é mau :(

qualquer dia leva um furgão com uma camara limpa atráz para mudar as lentes :lol:

Sobre as E-3, sim, já tenho ouvido que o sistema da Olympus é do melhor que aí anda.
 
Penso que todas as Olympus, e apenas estas dentro das 4/3, têm isso.

Edit: Afinal as panasonic também têm o sswf.
 
Última edição:
dass, tinhas isso totalmente cagado, mas já veio assim quando a compraste lá no eBay ou sujou-se depois?


Eu acho que o gajo da máquina em 2 anos nunca tinha limpo o sensor...

E há máquinas novas que já vêm com mais lixo do que esta, acredita que não estava assim tão cagado como isso.. Só aqueles dois maiores é que se tornavam visíveis.


Quanto ao sistema da Olympus também já ouvi dizer muito bem, mas pronto, eu prefiro mandar umas sopradelas de vez em quando e ter uma 3:2 ;)
 
Back
Topo