1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Lixo no sensor....

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por mundano, 11 de Dezembro de 2007. (Respostas: 9; Visualizações: 935)

1. mundano

mundano Power Member

Bem... Desde que recebi a minha máquina que ela trazia algum lixo no sensor, que era visível logo a partir de F/8..

Deixo aqui uma foto a F/32 que ilustra o problema:

O problema éra maior, mas por engano fotografei tudo a ISO1600 e o Noise Reduction acabou por eliminar os spots mais pequenos.

De qualquer forma aplicando um auto-levels acho que dá para ver o nivel a que isto já andava:

Nas fotografias do mundo real aqueles dois pontos mais negros eram especialmente visíveis e o efeito era este:

Isto a F/8...

Hoje passei pela Colorfoto no Porto e resolvi parar para comprar um Giottos rocket air blow.. Estive a mandar umas sopradelas no sensor.. Et voilá:

F/32:

Com auto-levels:

:001::001::001:

Não é perfeito, mas ficou praticamente limpo.. Ainda tem lá uns spots visiveis com o Auto-Levels, mas nada que me incomode no dia a dia..

E isto tudo sem produtos em que se anda a chafurdar no sensor.. Recomendo para quem sofrer do mesmo problema..

Para quem não souber o que é o Giottos é uma coisa destas:

Custa 17 euros na Colorfoto.

2. OldMan

OldMan Power Member

Estou em crer que já se falou desse foguetãozito por aí, mas parece-me um bom investimento.

3. MaxDamage

MaxDamage Power Member

A resposta milagrosa é: Four-Thirds! eheheh :D

4. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Então? Por causa da E-3?

5. grandenaboverde

grandenaboverde O Senhor dos Bolinhos

por causa do SSWF (Supersonic Wave Filter).

6. MaxDamage

MaxDamage Power Member

Nem mais ;)

7. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Mas isso não é só da E-3? Ou todas as four-thirds têm isso?

8. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

dass, tinhas isso totalmente cagado, mas já veio assim quando a compraste lá no eBay ou sujou-se depois?

Isso de um gajo ter uma SLR e depois andar com o sensor todo cagado é mau :(

qualquer dia leva um furgão com uma camara limpa atráz para mudar as lentes :lol:

Sobre as E-3, sim, já tenho ouvido que o sistema da Olympus é do melhor que aí anda.

9. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Penso que todas as Olympus, e apenas estas dentro das 4/3, têm isso.

Edit: Afinal as panasonic também têm o sswf.

Última edição: 14 de Dezembro de 2007
  10. mundano

mundano Power Member

Eu acho que o gajo da máquina em 2 anos nunca tinha limpo o sensor...

E há máquinas novas que já vêm com mais lixo do que esta, acredita que não estava assim tão cagado como isso.. Só aqueles dois maiores é que se tornavam visíveis.

Quanto ao sistema da Olympus também já ouvi dizer muito bem, mas pronto, eu prefiro mandar umas sopradelas de vez em quando e ter uma 3:2 ;)

Partilhar esta Página