Localização das antenas MEO/NOS/VODAFONE/DIGI

São. Olho para lá e vejo de quem é :)
Obrigado. É realmente estranho terem feito 3 torres para um sítio tão pequeno, qual é o sentido a teu ver? Mas ainda melhor.
Acho que funcionam as 3 nos 1800MHz, mas logo confirmo.
38.182569,-8.567737 esta é supostamente Vodafone, mas só se vê uma barra. Como pode servir a zona assim?
 
já agora quando fui ver a F1 o ano passado reparei nesta antena no autódromo em Portimão, alguém explica o porquê de ter esta espécie de rede em volta? E será que para além da MEO já todas terão 5G para o moto GP do mês que vem? 😅

Site da Vodafone Portugal com possível partilha com a NOS Portugal. O contentor é da Vodafone Portugal.

imagem_2021-10-13_060340.png
 
Última edição:
isso não reduz o desempenho da antena?

Pois mas eu não consigo chegar mais perto porque é em cima do prédio e não tenho como lá ir. Esta não aparece em lado nenhum, nem naqueles mapas KM, nem esses sites da localização nada. E não é recente, já lá está há uns anos.
38.178971,-8.560166

NOS Portugal - É possível ver onde sublinhei os módulos da Nokia. Esse site pelo que vejo será UMTS + LTE nos 2100 MHz apenas.

Típica configuração Nokia na NOS Portugal quando houve o Swap há 4 / 5 anos de FSMF + FRGX1 + FRGX2

imagem_2021-10-13_061835.png


Obrigado. É realmente estranho terem feito 3 torres para um sítio tão pequeno, qual é o sentido a teu ver? Mas ainda melhor.
Acho que funcionam as 3 nos 1800MHz, mas logo confirmo.
38.182569,-8.567737 esta é supostamente Vodafone, mas só se vê uma barra. Como pode servir a zona assim?

É um site normal da Vodafone Portugal com vários sectores como se pode ver na imagem, não é uma "barra". Pelo tipo de antenas que não consigo compreender muito bem, parece que dará para 2 bandas. Já vi sites da Vodafone com esse tipo de antenas que apenas davam para 1 banda.

imagem_2021-10-13_063244.png
 
NOS Portugal - É possível ver onde sublinhei os módulos da Nokia. Esse site pelo que vejo será UMTS + LTE nos 2100 MHz apenas.

Típica configuração Nokia na NOS Portugal quando houve o Swap há 4 / 5 anos de FSMF + FRGX1 + FRGX2
Obrigado pela analise :)
Pelo que já vi da NOS há 1800MHz com 20MHz e 2100Mhz com 15MHz no 4G, 2100MHz no 3G e 900MHz no 2G. É possível haver mais...
NOS Portugal - 38.173183,-8.571369

nos3.png
esta sei que só tem 1800MHz em 4G
 
Obrigado pela analise :)
Pelo que já vi da NOS há 1800MHz com 20MHz e 2100Mhz com 15MHz no 4G, 2100MHz no 3G e 900MHz no 2G. É possível haver mais...

esta sei que só tem 1800MHz em 4G

O site que indiquei que apenas terá U21 + L21 terá este tipo de antenas instaladas pelo que se consegue perceber pelas imagens do Street View.

1277150646702157824-eblzmwjxsaaaarr.jpg
 
Estudo da ANACOM conclui pela necessidade de melhorar a qualidade das redes móveis no serviço Alfa Pendular da CP

A ANACOM realizou em julho um estudo para avaliar o desempenho dos serviços móveis, de voz e de dados, disponibilizados pelos operadores MEO, NOS e Vodafone no serviço Alfa Pendular da CP. Este estudo, que avalia os serviços prestados em 2G, 3G e 4G, verifica a qualidade do serviço na ótica do utilizador. O trabalho de campo decorreu de 12 a 20 de julho de 2021, tendo os testes sido realizados no interior dos comboios Alfa Pendular, em toda a extensão do eixo ferroviário Braga-Porto-Lisboa-Faro.

No total, realizaram-se 1462 chamadas de voz e 8916 sessões de dados, correspondendo a aproximadamente 487 chamadas de voz e 495 sessões de dados por indicador e operador, numa extensão de 2800 quilómetros.

Os principais resultados observados nas medições efetuadas no serviço Alfa Pendular da CP são os seguintes:

  • O serviço de voz apresenta desempenho global fraco, observando-se muitas áreas onde não é possível estabelecer ou manter as chamadas, com um melhor desempenho por parte do operador Vodafone e um pior desempenho por parte dos operadores MEO e NOS.
  • Por troço ferroviário destacam-se, pela negativa, os troços Trofa-Porto/Campanhã; Santarém-Carregado e Funcheira/Ourique-Tunes onde nenhum dos três operadores apresenta bons desempenhos no serviço de voz.
  • Nos serviços de dados, o serviço de transferência de ficheiros, de uma forma geral, apresenta adequada capacidade de estabelecimento e retenção de sessões de dados. Os serviços de navegação na Internet e youtube video streaming, e a verificação da latência de transmissão de dados, registam uma degradação destas capacidades.
  • Nas sessões de transferência de ficheiros, estabelecidas e mantidas com sucesso, registam-se razoáveis velocidades médias globais de transferência de dados, tanto em download como em upload, observando-se diferenças de desempenho relevantes entre os operadores, com a MEO e a Vodafone a apresentar os melhores desempenhos e a NOS a apresentar os piores desempenhos. Contudo, este indicador apresenta variabilidade muito elevada, observando-se valores máximos de 168,88 Mbps e 55,23 Mbps e mínimos de 0,006 Mbps e 0,011 Mbps, respetivamente em download e upload, que dificultam ou impossibilitam a transmissão de dados em condições adequadas (ver Download de ficheiro Anexo 1).
  • Os serviços de navegação na Internet e youtube video streaming, e também a latência de transmissão de dados, apresentam desempenhos inferiores, face à transferência de ficheiros, observando-se também algumas diferenças entre operadores.
  • Por troço ferroviário destacam-se, pela negativa, os troços Pombal-Fátima, Fátima-Entroncamento, Santarém-Carregado e Funcheira/Ourique-Tunes onde nenhum dos três operadores apresenta bons desempenhos no serviço de dados.
A Tabela 1 apresentada no Download de ficheiro Anexo 2 sumaria as diferenças observadas entre os operadores e, sempre que possível, a respetiva posição (do melhor para o pior desempenho). As Tabelas 2 e 3 sumariam os desempenhos de voz e dados, respetivamente, por troços ferroviários.

Este estudo enquadra-se nas atribuições da ANACOM e foi feito por solicitação da CP que considera que as comunicações móveis são um fator relevante para a revitalização do transporte ferroviário.

Consulte o relatório.

Obrigações de cobertura dos itinerários ferroviários contempladas no leilão do 5G e de outras faixas relevantes

As obrigações de cobertura contempladas no leilão do 5G e de outras faixas relevantes contemplam a disponibilização, até ao final de 2025, de um serviço de banda larga móvel com um débito mínimo de 100 Mbps que assegure a cobertura de cada um dos itinerários ferroviários incluídos no Corredor Atlântico, na parte relativa ao território nacional, da ligação Braga-Lisboa, da ligação Lisboa-Faro e das ligações urbanas e suburbanas de Lisboa e Porto, a que acresce a obrigação de cobertura de 85% de cada um dos restantes itinerários ferroviários.
 
Isso deve ser um camuflado qualquer que metem publicidade provavelmente. Parece ser da NOS.
Nop, em São Mamede que fica no concelho da Batalha, também existe uma antena da Vodafone também com uma tela assim em cima...
Depois tiro uma foto e posto aqui, sempre achei curioso o motivo de terem posto e nunca terem retirado, e já lá está a uns anos que foi exatamente quando foi colocado a torre
 

Nem precisamos de ir para tão longe, basta uma viagem Lisboa - Cascais e vice-versa na Linha de Cascais a realizar medições com as 3 operadoras móveis, os resultados poderão ser surpreendentes, quedas constantes nas chamadas, internet lenta, falhas na cobertura, etc.

isso está claramente errado/desatualizado.

Costumas andar de comboio? Principalmente nestas linhas? Faz uma viagem pela Linha da Beira Alta e conta o número de vezes que nem 2G consegues ter.
 
Última edição:
Eu sou Meo e compreendo [emoji38]

Eu também utilizo MEO e também compreendo. Na Linha de Cascais por exemplo sempre que tinha que realizar chamadas de voz e em apenas 2G entre Belém e Santos caiam mais de 3 a 4 vezes. Entre Paço de Arcos e Cruz Quebrada tinha problemas de cobertura, chegando por vezes o smartphone / telemóvel ter que se registar no site da Trafaria. Mas não é só a MEO na Linha de Cascais.

Faz falta nas operadoras móveis trabalho de terreno, medições no terreno, análise no terreno.
 
Certo mas nesses casos que não tem rede 3G devia ir para o 2G (900) não? Será isso mais a combinação de a MEO ter menor capacidade para chamadas no 2G?

Há muitas variáveis para esses resultados, capacidade, handover 2G - 2G, 3G - 2G, qualidade de sinal, atenuação do sinal dentro das carruagens, etc.

Onde moro seja em cobertura como em capacidade na rede 2G a altice Portugal | MEO é inferior à NOS e Vodafone. Os testes foram realizados à janela de casa. Partilho umas imagens para comparação.

altice Portugal | MEO

screenshot_20211017-124001.png


Vodafone Portugal

screenshot_20211017-123541.png


NOS Portugal


screenshot_20211017-123648.png
 
Eu que critico a ANACOM tenho que dar os parabéns, estas medições deviam ser mais regulares e não a pedido.

Aquela ideia de que a MEO baixava a potência do sinal para poupar nos custos de electricidade tem algum fundamento? Poderia explicar em parte a fraca prestação nas chamadas, embora não se compreende a fraca prestação em zonas mais povoadas.pl
 
Back
Topo