Lojas de eletrónica

al39049

Membro
Boa tarde pessoal,

Sou um iniciante em Eletrónica e já fiz alguns projetos básicos com o Arduino. Agora estou numa de comprar material para ir avançando nos meus projetos.
O que eu queria saber era, na vossa opinião de pessoal mais experiente, qual a melhor loja para compra de material? Andei a pesquisar e a ver algumas lojas, como a Box Electronica e a PT Robotics, e a que me pareceu melhor em termos de preços foi a Box Electronica e até já lá fiz uma encomenda. Mas como quero ter uma noção mais abrangente sobre este tópico, pedia-vos opinião.

Cumprimentos ;)
 
O que é que queres comprar?
Maior parte do que compras nessas lojas encontras no eBay a tipicamente 1/10 do custo, se não tens pressa, eBay é a melhor resposta, para componentes, Mouser.com/Farnell/RS/TME, por cá não há grande coisa, para uso básico sim, mas é só pensar em smd's e não se encontra nada.
 
O que eu estou à procura é mesmo componentes de eletrónica tipo sensores, shields arduino, uns módulos, leds... os componentes básicos mesmo.
Sim, sei que no eBay é mais barato mas, como disseste, demora algum tempo e além disso não sei muito bem como funciona a alfândega pq já tive um colega que mandou vir uma estação de soldadura e ficou lá retida.
Por enquanto ainda estou no mais básico, mas pretendo progredir para coisas mais complicadas daqui a algum tempo.
 
Para essas coisas o melhor é mesmo o eBay, a alfandega não é nenhum monstro que come tudo.
Simplesmente até 43.xx€ não pagas IVA, caso seja selecionado para controlo e passe desse valor, mandam-te uma carta a pedir dados do pagamento para confirmar o valor, e tu envias um print/pdf do paypal e do banco para mostar quando pagaste, podes tambem ir seguindo a encomenda pelo tracking number e mal chega á alfandega envias um mail para [email protected] com o que disse acima e com o numero de registo que o processo dá-se de forma mais rápida.
E tens muita, muita coisa no ebay.co.uk que já estão na UE e não pagas alfandega.

De resto tens a Ptrobotics, a botnroll(carissima!), e mais umas quantas.
 
Alguém me ajuda?… já procurei na *****, Aquário,G7 Electrónica, PTeletronics, *****… ninguém tem, ou não conhecem?!?!?!?!

Sabem onde posso comprar os seguintes componentes?


Resistência Fusível.

0.2 ohm F1J Fu 992 (pode ser esta 0.22 OHM 1/2W 5% AXIAL)


Resistência SMD.

1002 (10KW +- 1%)


Diodo.

ISL9R860PF2 8 A, 600 V, STEALTHTM Diode

Julgo que é este, pelas inscrições no componente.(https://www.fairchildsemi.com/datasheets/IS/ISL9R860PF2.pdf)


Neste pdf tem as fotos dos componentes.

https://d4h7tz.s.cld.pt
 
Última edição:
Não conhecia, vou tentar.

Gostava era de encontrar em lojas físicas cá no Porto mas é difícil e com componentes de tão baixo custo e quantidade as compras on-line em sites portugueses não compensam pelos custos de transporte.

Acabei de receber uma resposta do Ptrobotics.
 
Em portugal encontrar smd's é uma festa..
O diodo podes optar por um qualquer outro que seja compativel, e a resistência, se for wire wound é basicamente fusivel.
 
Pois e pela conversa que tive com alguns fornecedores, são componentes que ninguém utiliza, afinal são aplicados por máquinas e não por humanos, nós é que temos a mania destas coisas :). A própria marca pelo que li em alguns fóruns nos states nem sequer repara o equipamento quando avaria. Mas a mim custa-me mandar para o lixo um monitor profissional topo de gama, com 5 anos, que custou perto de 500€, pelo facto de apenas ter queimado um fusível!!!!

Os restantes componentes que pretendo substituir é apenas por precaução, pois devem estar a funcionar. O SMD provavelmente vou apenas ressolda-lo e só se não ficar resolvida a questão é que o substituo.

Quanto ao Diodo, tb o vou manter, apenas foi comida uma secção do ânodo, (ver foto) e não me parece grave.

Já agora, para mandar vir de fora, de onde será melhor? Ebay, ***** ou outro? É que pelo menos estes conseguimos sem portes e nos sites de cá são 5€ de portes num componente que custa 0.25€.

Acrescentei mais umas fotos ao pdf https://d4h7tz.s.cld.pt
 
Tens a Farnell e a RS na Europa.
Tens a Mouser, mas até 50€ de valor pagas 20€ de portes, acima disso é grátis..
Tens a Digikey mas pagas portes e depois cá pagas alfandega, a Mouser trata logo de meter os componentes na Europa.
Podes meter uma resistência normal..
E se me mandares a tua morada eu mando-te meia duzia de resistências SMD..
 
Tens a Farnell e a RS na Europa.
Tens a Mouser, mas até 50€ de valor pagas 20€ de portes, acima disso é grátis..
Tens a Digikey mas pagas portes e depois cá pagas alfandega, a Mouser trata logo de meter os componentes na Europa.
Podes meter uma resistência normal..
E se me mandares a tua morada eu mando-te meia duzia de resistências SMD..

Obrigado pela tua disponibilidade. Deixa-me ver se consigo tudo nas lojas cá do Porto se não depois envias. É que um selo dos correios já ultrapassa os 0.5€ :)

A Farnell por acaso tem os componentes, mas tb tem custos de transporte de 9€. A RS tem 5€. A Digikey 18€. Tá complicado para mandar vir componentes de baixo valor.

Depois acabamos por mandar vir da china e vem uma carrada de componentes para ficarem aí guardados para nada. Então SMD devem vir montes deles :)

Necessito de mais um componente, o Micro Fusível à entrada da Power Board, é de 4A (CQ MET T4A 250V). Fui medi-lo e está aberto.

A resistência fusível 0.2 ohm F1J Fu 992 pelo que já percebi "F1J" quer dizer que é de 1W e 5% de tolerância, daí que uma de 0.22Ohm 1W 5% serve e pelo que tenho percebido é mais fácil de encontrar.

Agora o difícil vai ser saber a razão pela qual queimaram, se são proteções algo fez com que atuassem.

O SMD pelo que consigo ver, deve ser pakage 0603, que dá 1/16W pela tabela e como a inscrição tem 4 dígitos 1002 a tolerância é 1%. Posso colocar uma resistência de 10KOhm 1/16W 1%, no caso de ter de substituir. Parece-me é que com estas características só se encontram mesmo SMD's.
 
Tens é de ir medir após esses componentes, porque um fusivel não morre sem razão, até porque demoram muito tempo até abrirem, não terás mais nada tostado para a frente?

Os 1/16Watts de dissipação da resistência é por causa do seu tamanho, podes até comprar uma simples resistência PTH(com patas), dobrar as patas e soldar lá, não tem de ser efectivamente uma resistência SMD, nem tem de ter uma dissipação tão minuscula, podes bem usar uma PTH de 1/4 ou 1/8 Watt.

0.22Ohm está fora da tolerância de 0.2 +/-5%, mas não deverá ser critico, mas sem ver o circuito todo é complicado de saber a sua função.
Se isso é uma fonte, pode ser usada como shunt para medição de corrente.
O diodo, é só veres que diodos TO-220 as lojas de cá têm em stock..

O que te estás a queixar de se pagar tanto por portes e não haver cá componentes nenhuns é uma das razões de muita coisa não se reparar, porque o mais certo é encontrares essa placa á venda no ebay ou parecido por 20 ou 30€ com portes grátis e acaba por não valer a pena não reparar, para mais dado que não é bem a tua praia e podes ter para ai mais componentes queimados, mesmo comprando de fora, rapidamente gastas 20€ em componentes, fora tempo de análise e tempo a reparar e testar a placa..
 
100% de acordo contigo, o tempo que já passei a estudar esta placa dava para comprar um monitor novo J (ou mais). O mal é que não resisto a este tipo de desafios desde que me conheço. Em miúdo desmontava tudo, lia todos os livros que encontrava sobre eletrónica. Depois segui Engª Civil e afastei-me. Mas sempre que avaria algo cá em casa, é mais forte do que eu J tenho de desmontar e ver lololol…

Como não se trata de uma atividade diária, só me dedico quando há uma avaria, o que torna as coisas mais difíceis na hora de resolver os problemas.

Quanto a comprar a placa para evitar a reparação, já procurei e só encontro usadas nos States e muito caras com outro tanto ou mais de transporte. Tb já contactei a Dell, mas é para esquecer, um serviço do pior, ou seja um não serviço. Não reparam, não tem peças, não tem manuais de serviço, não tem nada, é como se não existissem.

Daí que resta-me por mãos à obra e tentar resolver o problema.

Então vamos lá, estive a seguir o circuito da power board e pra já só encontrei mais um díodo em curto e o Mosfet.

O circuito primário da fonte está direito (exceto o fusível) até à ponte retificadora. Os problemas aparecem na zona do PFC (power factor correction)

Anexo esquema que fiz desta zona.

Os componentes que encontrei queimados são:

Diodo D856 (em curto)

Diodo D860 (em curto)

Mosfet Q853 (em curto)

Resistência Fuse FR851 (aberta)

Se o problema apenas afetou esta parte do circuito, menos mal, se chegou ao controlador é que está tudo estragado. Por enquanto vou assumir que se tratou de um problema num destes componentes. O condensador C856, parece-me em boas condições, quer em termos de aspeto (não está empolado no topo) e num primeiro teste com o multímetro no circuito parece responder normalmente.

Deixo algumas imagens da placa e o esquema que fiz desta zona do circuito.

Qualquer opinião é bem-vinda.

Placa (Circuito superior)

Placa (Circuito inferior)

Circuito inferior (anotado)

Entrada(Anotada)

Zona queimada

Diodo ISL9R860PF2 e Mosfet IN5406

PFC Voltage Boost (Pistas)

Esquema (PFC Voltage Boost).pdf

Esquema (PFC Voltage Boost).svg
 
Última edição:
Back
Topo