M4NDR4KE

m4ndr4ke

Power Member
Viva

Desta vez vou eu mostrar algumas fotos minhas. Adquiri a 1200D no final de Abril de 2016, é a minha primeira câmara "a sério", e antes disso fotografava com o smartphone, mas pouco e há pouco tempo também.
Nem sabia o que era Lightroom até alguns dias antes de obter a câmara, mas atirei-me de cabeça e uso RAW desde o primeiro disparo dela.

Praticamente todas as fotos que faço com a 1200D são em modo manual, com algumas excepções para prioridade de obturador e abertura. Nunca usei modos automáticos nesta câmara.
No iPhone 5s, todas as fotos foram tiradas na app Shoot da ProCam em jpg.

Acho (sei) que tenho erros de vários tipos. Às vezes em composição, às vezes a escolher aberturas de diafragma, às vezes em WB, e acho que o meu post é ainda muito, muito rudimentar. O post até é o que mais me preocupa, nunca sei se estou a fazer bem ou mal.

Agradeço críticas ;)

Cumps


#1. iPhone 5s | 17/04/2016 | f/2.2, ISO250, 1/11s

Foi intencional deixar a foto escura. Na verdade eu já a repliquei com a DSLR, com a exposição correcta, e acabou por não ficar nada de interessante por ter tanta luz. Não foi editada no PC.
Intenção: simetria + ponto de fuga. Não consegui ter a foto sem pessoas, mas era o que queria, e estive ali bem mais de meia hora a tentar. Terei conseguido transmitir o que queria?
26534769556_cff64e291d_b.jpg




#2. Canon EOS 1200D | 02/05/2016 | f/5.6, ISO100, 1/320s @55mm
28030344746_0bc6740eee_b.jpg




#3. Canon EOS 1200D | 19/05/2016 | f/5.6, ISO100, 1/500s @50mm
27225748610_f2096ed5e6_b.jpg




#4. Canon EOS 1200D | 19/05/2016 | f/2.8, ISO100, 1/1000s @ 50mm

O que eu acho: out of focus, o poste está mal, abertura errada. Mas há algo mais?

27502712265_4638cb798e_b.jpg




#5. Canon EOS 1200D | 23/05/2016 | f/8, ISO400, 1/640s @ 55mm
27961681712_699c504632_b.jpg


Obrigado!
 
Toca a praticar :)

Na primeira, ia sugerir 2 coisas mas só depois vi que foi com o Iphone... E não sei se permite controlos manuais. foi apoiado em algum tripé ou outra coisa qualquer?

Se fores lá com a DSLR, poderás fechar bem o diafragma, de forma a aumentares o tempo de exposição. Desta forma, as pessoas que lá andarão desaparecem quase (ou mesmo) completamente, isto se não estiverem paradas ou a deslocar-se muito devagar. O diafragma bem fechado vai também dar um efeito tipo estrela nas luzes, que por vezes fica interessante.

Para a simetria ser mais perfeita, poderias ter feito um ligeiro crop do lado esquerdo :)

Na quarta não percebi qual era a tua intenção, mas a foto também não transmite nada... Querias destacar alguma coisa? se não querias, a abertura a f2.8 também tão terá sido útil.

A do pombo ficou engraçada :)

Continua!
 
@Lyp
Com a app que eu usava ele permite controlos relativamente manuais. Dá para controlar o obturador e o ISO, mas não dá para aumentar o tempo de exposição além de 1/2s, o telefone não suporta mais. Não foi apoiada em nada, foi mesmo à mão com um joelho no chão :biglaugh:
Foi tirada antes de eu comprar a câmara.
Acho que os f/2.2 dele também não permitem ter a profundidade de campo que eu precisaria de ter nessa foto.
Entretanto não tenho fotografado mais com o telemóvel. Quando a tentei com a Canon fiz longa exposição, mas nesta altura do ano a ponte D.Luís I está sempre cheia de turistas e nunca consegui tirar da foto as pessoas todas. Fiquei a pensar em tentá-la novamente após o Verão, quando estiver mais frio (e mais vazio).

A do pombo foi uma das primeiras fotos com a câmara :) Tinha-a comprado há 2 ou 3 dias.

Olha, na 4...honestamente não sei bem explicar. Passei ali uma vez, sem a câmara, e fiquei a pensar que estava ali uma foto a B&W mas que não estava a imaginá-la bem. Dias depois passei lá outra vez e tinha a Canon comigo e tirei isso. Acho que vou ter que lá passar outra vez e parar meia hora a pensar no assunto :blaugh:

Tenho mais fotos, irei postar aos poucos. Estas já têm 3 a 4 meses.

Obrigado pelo comentário ;)

Cumps
 
Já me andava a esquecer do tópico

seguem mais algumas ^^



#1. Canon EOS 1200D | 10/06/2016 | f/11, ISO100, 30" @50mm

Foto da praxe. Não deve haver quem não vá tirar uma igual quando ali anda.
Ainda não tenho disparador/temporizador remoto (está a caminho :)), senão teria prolongado a exposição para uniformizar mais o rio. Como consequência, um pormenor que não me agrada muito é que fico com a sensação que o rio está a correr de lá para cá, quando na verdade é o oposto. Acho também que podia escurecer mais o céu (na altura não sabia como o fazer).
E só agora é que reparei que a lente devia estar suja.
26989364674_1ac534a0dd_b.jpg




#2. Canon EOS 1200D | 10/06/2016 | f/4, ISO100, 10" @50mm

Nesta data só tinha a 50mm f1.8 II, tinha vendido a lente de kit original e ainda não tinha comprado outra.
Honestamente não me lembro porque usei esta abertura.
Estava muito vento, os barcos e a bandeira abanaram durante a exposição (nem sei se foi por isso que abri mais a lente, para reduzir o tempo de exposição mantendo o ISO baixo).
Aquela flare junto à bandeira incomoda-me e ainda não sei como remover. A nifty fifty sofria muito disto.
Também acho que o céu deveria ficar mais escuro.
27565490516_84c10dd95a_b.jpg




#3. Canon EOS 1200D | 29/06/2016 | f/5.6, ISO100, 1/1600s @18mm

Gastei um bom bocado de tempo a editar esta, mas não fiquei satisfeito com a composição, acho que ficou pobre. Acho que a foto ficou sem sujeito.
27387802544_fb40f58f3b_b.jpg



O que vos parece?
Agradeço todas as críticas. O post continua a preocupar-me, ainda pouco sei fazer (na minha opinião).

Cumps
 
Última edição:
Na imagem 2# só é pena a bandeira, pois gosto bastante da perspectiva e edição presente nela. Muito boa, a melhor que partilhaste até agora :D

3# acho que se aplicares um efeito HDR nessa imagem é capaz de ficar mais "chamativa" ao olho humano :) Não sei se tem crop, mas uma landscape ficava brutal, mesmo não editando. Deixando estar o sol à direita e apanhar mais paisagem da esquerda.

Na 1# adoro o efeito dado nas luzes. É da praxe como dizes mas é uma excelente foto. Gosto bastante, especialmente o facto da ideia que o rio corre para lá quando dizes que é o oposto. Ao escureceres o céu não ias afectar o equilíbrio da imagem?
 
Que me lembre, nenhuma delas tem crop.

Aquele efeito das luzes é dado pela objectiva ;)
Ao fechar o diafragma da lente começam a aparecer estas estrelas nos pontos de luz. Com o telefone não fazes isto, porque o diafragma é fixo nos f/2.2, é bem aberto e será o mais próximo possível de redondo. É normal acontecer, não o faço sequer com intenção de criar as estrelas.

Nessa noite das fotos 1 e 2 estava um vento do caneco. Ainda devo ter cá algumas das fotos, e tinha outras com muito mais movimento nos barcos. A flare junto à bandeira acho que dá para remover em Lightroom ou, na pior, em Photoshop. Eu é que ainda não o sei fazer.

Quanto ao céu, sim, dá para escurecer sem afectar o resto, de várias formas: pode-se usar um filtro graduado em Lightroom e ele faz desvanecimento a escurecer, por exemplo, na metade superior da foto; ou pode-se fazer uma edição com outra camada em Photoshop e aí pode-se escurecer mesmo o céu especificamente, mas Photoshop acaba por dar um bocadinho mais de trabalho. Eu é que na altura não sabia usar os filtros em Lightroom e não mexi. Mas isto também depende do monitor e eu estou a notar diferença nisso. Quando postei aqui as imagens estava a escrever no portátil, mas no desktop não noto o céu demasiado claro. Não sei qual dos dois está mais certo, supostamente ambos estão calibrados -.-

Na 3...acho que falta sujeito. Eu enquadrei o sol mais ou menos num dos terços, só que não tenho nenhum sujeito mais próximo. Acho que devia ter algo, nem que fosse uma rocha, cá perto, em destaque, num dos pontos de interesse. De preferência no inferior esquerdo. Na altura não pensei nisso, mas agora acho que a foto saiu pobre na composição por essa razão.
 
Gostei mais das fotos do teu primeiro post a 3 e 4. Embora em ambas falta o elemento central que nos faça parar e observar mais detalhadamente as fotos. Acho que é exactamente isso que te falta na foto #4, algo de interessante, eu até acho que o poste ali até podia funcionar bem se estivesse a separar duas acções distintas, o que por acaso até acabas por fazer, num lado o carro do outro o homem atravessar a estrada.
No teu último post, tens fotos mais de "postal", algumas até já se viram por aqui em outras galerias ;)
Em relação à terceira tenho que concordar com o teu último comentário, falta qualquer coisa para equilibrar a foto, eu acho até que o sol ficou num ponto em estragou um dos elementos mais interessantes da foto, as nuvens. Estando as nuvens e o sol no mesmo lado da foto, o esquerdo, acaba pode desequilibrar completamente a foto.

Continua ;)
 
É, as fotos de postal são as que normalmente acabo a tirar quando não tenho nada para fazer :blaugh:
"Epah não se faz nada, vamos pegar na câmara e vamos para a rua". E é assim que a maior parte delas nasce :biglaugh:

Olha por acaso não tinha pensado nas nuvens. Isto é, nessa foto, pois noutras levo-as em conta - ainda ontem estava a tentar correr para lá porque estavam umas nuvens espectaculares. Cheguei um pouco tarde porque fiquei emperrado no trânsito. Tenho mais fotos tiradas nesse dia, ali, e as nuvens acho que estavam mesmo muito dissipadas (quase inexistentes) como se vê nesta.

Entretanto já tenho tirado mais fotos, claro. Irei postando aos poucos.

Na parte de paisagem eu já vou tendo alguma consciência dos erros de composição. No que toca ao post, nem tanto. Sei equilibrar o básico, muitas vezes recorrendo ao histograma, mas quando quero dar uns toques mais extravagantes já fico com bastantes dúvidas. Mas pronto, acho que está bem encaminhado.
Estou "preocupado" é com retrato. Simplesmente não tenho fotos nem treino. Não tenho modelos. Não tenho amigos interessados em fotografia, sou o único que dedica tempo a isto. É coisa que nem arrancou. Mas pronto, pode ser que com o tempo as coisas mudem.

Obrigado pela crítica ;)
 
Eu esqueço-me desta secção...e do meu próprio tópico:blaugh:


#1. Canon EOS 1200D | 25/05/2016 | f/9, ISO200, 15s @18mm

Esta é duma série de fotos que já foram sujeitas a vários tipos de crops. O original mostrava os dois lados da estrada e nas redes sociais publiquei uma versão desta mas mais "quadradinha" (cortada em baixo). No entanto, gosto de tentar manter o formato 3:2 da câmara para ter uniformidade nas minhas fotos, e é por isso que esta está tão "alta". Concordam com o crop? Tenho sempre uma certa dificuldade em habituar-me à orientação vertical. Não a fotografar, mas a ver as fotos posteriormente. Atraem-me menos.
28108134464_b7aa8e8194_b.jpg




#2. Canon EOS 1200D | 29/06/2016 | 29/06/2016 | f/5.6, ISO100, 8s @18mm

Mais uma foto da praxe. Tenho duas versões guardadas desta foto, com edição diferente. Nesta tenho o céu desta forma, na outra não. Foi boa ou má ideia?
28252096985_0793830000_b.jpg


Obrigado ;)
 
Última edição:
m4ndr4ke,
Ainda não sou muito entendido nestas andanças, também ando a praticar.
Estou a seguir o teu post.
Gosto do crop da 1ª. Eu pessoalmente até teria um pouco menos de céu. O motivo principal é o arrasto das luzes e esá bem conseguido.
Na 2ª apesar de eu achar que está um pouquinho saturado, o azul do céu deu um "encanto" interessante à foto.

Um dia destes sou eu a atirar-me às "feras". HEHEHE

Continua a mandar porque estás no bom caminho!
 
Obrigado pelas palavras @Nuno0000 ;)

Agora tenho é que tentar dar uso ao meu filtro ND1000, pois ainda mal lhe peguei, ainda não comecei a justificar o investimento :P

Para paisagem esta lente resulta bastante bem, por acaso. Estou tentado a nunca me livrar dela, enquanto tiver este corpo. Dá para estas coisas com bons resultados.

Eu precisava era de treinar retrato. Na paisagem já me vou sentindo confortável. Às vezes com pequenos erros, mas conscientes. No retrato só sei os básicos teóricos, mas não tenho prática ainda

EDIT:
Ontem estive a tratar desta menina. Vou finalmente testá-la em condições (está parada há quase 25 anos, tirando uma vez que a usei, há uns 10 anos, mas não sabia operá-la direito).

É um problema muito comum que afecta o botão de shutter, é uma borrachinha/esponja que se degrada com o passar dos anos, e estraga as exposições. Nada de complicado de arranjar. Para quem tiver as mãos habituadas a mexer em telemóveis ou a soldar, é só mais um dia no parque.
Um bocadinho de borracha escolar, um bocadinho de adesivo de dupla face para digitizers dos telemóveis, e pronto.
IMG_5699.jpg

Yashica Electro 35 GTN (Pad of Death)

Isto tem uma lente de 45mm/1.7 fixa, tenho flash externo para ela e tudo :P
A lente está com um bocado de mau aspecto, mas vou testar para verificar se afecta as fotos. Encomendei uma pilha no ebay (é uma adaptação), e quando chegar vou ver se lhe compro um rolo de filme :)
 
Última edição:
Olá @m4ndr4ke !

Na 2a foto, quem conhece bem, sabe que não é nada fácil acertar com o white balance de todas as luzes das cidades (tem cores para todos os gostos e feitios), mas para mim, acertaste muito bem! (eventualmente um bocadinho de menos roxo em algumas zonas)
No entanto, a foto está torta, e sinceramente isso chateia mais do que tudo o resto. Seja esse céu ou outro. Está tudo a cair para Gaia :D
Outra coisa a teres em conta, são os cantos. Repara ali no canto inferior direito. Tinhas 3 soluções: reparavas na altura e corrigias; crop; ou sacar fora com um clone tool qualquer.

Gostei bastante da exposição. Parece muito acertada!
 
Muito obrigado pela crítica @xukuru =)
E muito bom reparo...até fui ao Lightroom confirmar e, de facto, nem sequer nivelei esta foto. Nem esta nem algumas das outras do mesmo dia. É que nem sequer dei conta e já a usei várias vezes.

O crop no canto...agora que estou a pensar, eu fiquei indeciso em fazê-lo ou não. Ao contrário do que se possa pensar, aquilo não é o corrimão da ponte, mas sim aquela plataforma que tem no cais de Gaia, para os barcos, ao lado da ponte.

Ora espreita lá esta então:
https://www.flickr.com/gp/davidmpoliveira/3Z34yL
Esta é a outra versão que tenho do céu, mas fiz agora as duas correções que falaste.

Ainda quero ver se lá passo um dia destes com o filtro ND para ver se faço umas exposições com a mesma composição, mas bem mais longas.
 
Melhora logo bastante o aspecto!

O caminho é mesmo esse. Depois há coisas que entram no campo do gosto pessoal. E então no que toca a edição... Acho muito importante veres muitas fotos de fotógrafos que gostes e aos poucos vais percebendo o teu caminho.
 
Sim, e é exactamente o que costumo fazer.
Estudo disto todos os dias e seguramente mais de uma hora diária.
Vamos ver com o tempo x)
Daqui a uns dias posto mais algumas fotos, embora a maior parte já esteja no Flickr e visível a público, eu é que estou a recuperar o atraso deste tópico lentamente.
Obrigado pela crítica e sugestões;)
Cumps
 
Back
Topo