Mac para a mulher - Help Please

Lurtz

Power Member
Boas pessoal,

cá em casa sempre tive windows/android mas a minha mulher comprou um iphone e deram-lhe um ipad e adora os bichos.

Chegou a altura de renovar o portátil dela (tem um daqueles pequenos da asus de 10 polegadas que se arrasta a abrir o word) e queria fazer-lhe uma surpresa e comprar-lhe um mac.

Não percebo nada e queria comprar a melhor opção, penso que posso escolher entre:

- Macbook Air
- Macbook
- Macbook Pro

A utilização será intensiva mas de programas leves:

- Internet
- Office
- Pdfs

Ou seja, não é preciso uma bomba em termos gráficos mas quero uma boa performance e que se aguente "actual" durante algum tempo. A mobilidade também é importante porque é para ela levar para o trabalho. Quanto ao tamanho de écran penso que algo entre 13 e 15 polegadas.

Estava inclinado para o Air mas não tenho a certeza se em termos de perfomance é suficiente.

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Obrigado.
 
Se é entre as 13" e as 15" tens que descartar o macbook, que só tem 12". de resto, neste momento é o menos versátil já que só tem uma porta usb-c uma entrada para fones!

Se é para levar todos os dias para o trabalho só aconselharia um de 15", que pesam 2kg, se fosse para programas muito pesados, já que são os mais bem "equipados", o que não é o caso.

só resta escolher entre o air e pro. aqui desde logo devo esclarecer que estou a falar do macbook pro com retina e não o macbook pro, que não tem retina, pesa 2kg, tem disco HDD em vez de SSD.

assim, tens o macbook pro retina, que com o nome indica tem ecrã com mais definição que o air, mas é mais pesado cerca de 300g. tens mais performance, mas é mais caro.

para o que se pretende, o air base, com 4gb de ram e Ssd de 128gb, chega e sobra, mas por exemplo se quiseres 8gb de ram quase que mais compensa comprar o retina.

concluindo:

para o que queres dá perfeitamente o air de 13", mas com 4gb de ram, se calhar daqui a uns dois anos vai comerçar a soluçar e não podes fazer upgrade.

se quiseres dar mais um bocadinho de dinheiro, acho que devias ir logo para o macbook retina base que já traz 8gb de ram.
 
Muito obrigado.

Esclarecido, apenas fiquei com duvida porque no final concluis com "macbook retina" mas penso que estás a falar do macbook pro retina, certo?

1499,63€!!! Bela prenda!
 
Atenção que se o Microsoft Office é uma ferramenta importante ela vai ter que se adaptar à versão OS X, que tem as suas diferenças relativamente à versão Windows.

Relativamente ao modelo em causa, eu iria também para o Air mas maximizando as specs para o máximo possível, já que, por exemplo, não é possível fazer upgrade à RAM posteriormente, ou pelo menos de não uma forma simples.
 
@thendless, podes desenvolver pf? Estou com a mesma dúvida do @Lurtz. Tenho um Toshiba com 8 anos que está a pedir a reforma e estava a equacionar um Mac. Mas estou mesmo muito habituada ao Windows e tenho muito medo de não me adaptar ao OS do Mac. Além de não saber se deva mesmo comprar um tão caro quando "apenas" o utilizo para tarefas diárias como net, filmes/séries, downloads, música, produção de texto e pouco mais. Nem sequer uso softwares específicos de nada, nem edição de imagem ou outros. Se calhar por metade do preço comprava um Windows jeitoso, mas penso sempre que se um Toshibazito me durou 8 anos, um Mac poderia durar (ainda) mais. Não sei, se calhar estou a pedir muito. :D
 
Atenção que se o Microsoft Office é uma ferramenta importante ela vai ter que se adaptar à versão OS X, que tem as suas diferenças relativamente à versão Windows.

Relativamente ao modelo em causa, eu iria também para o Air mas maximizando as specs para o máximo possível, já que, por exemplo, não é possível fazer upgrade à RAM posteriormente, ou pelo menos de não uma forma simples.

Falei no office porque em termos de trabalho ela vai fazer artigos cientificos e posters e cenas assim. Normalmente é mt word e powerpoint. Desconheço se o mac tem ferramentas próprias. Admito que sim mas não sei a compatibilidade com office.
 
@thendless Mas estou mesmo muito habituada ao Windows e tenho muito medo de não me adaptar ao OS do Mac.
A adaptação ao sistema operativo é rápida e sem percalços, basta ler aqui no próprio fórum relatos de quem passou pela experiência; a equacionar uma compra, não acho que seja um factor preocupante, pelo contrário: a maioria dos utilizadores de OS X usa-o porque prefere-o a outros sistemas operativos, não porque necessita dele para correr uma determinada aplicação. O investimento é avultado, é certo.

Falei no office porque em termos de trabalho ela vai fazer artigos cientificos e posters e cenas assim. Normalmente é mt word e powerpoint. Desconheço se o mac tem ferramentas próprias. Admito que sim mas não sei a compatibilidade com office.
Falava mais na adaptação à nova U.I. A compatibilidade entre ficheiros deve manter-se nos dois sistemas operativos. Adicionalmente, há formas de ela continuar a trabalhar com as aplicações desenhadas para Windows, para que os projectos dela não fiquem dependentes de uma adaptação forçada - virtualização, dual boot, etc.

Nã obstante, confesso que eu próprio não uso o Microsoft Office a sério há alguns anos; pode ser que o meu cuidado seja exagerado. A ver se alguém mais experienciado na aplicação se pronuncia.
 
O Microsoft Office 2016 levou um bom update a meu ver. Tornou-se muito mais "simpático" e simples. Descartei por completo as versões anteriores, e comecei a usar este 2016.
A adaptação ao OS X é algo fácil, e após semanas de uso, acredito que se torne num sistema de eleição para o tipo de trabalho que foi descrito.
Quanto ao Macbook, a minha escolha ia sem dúvida para o Macbook Air de 13'' 128gb.
É leve, o ecrã é suficiente para o tipo de trabalho, a autonomia é bastante boa, e o hardware para o que é, acho bastante suficiente, e é mais em conta em relação ao Macbook Pro.
 
Falava mais na adaptação à nova U.I. A compatibilidade entre ficheiros deve manter-se nos dois sistemas operativos. Adicionalmente, há formas de ela continuar a trabalhar com as aplicações desenhadas para Windows, para que os projectos dela não fiquem dependentes de uma adaptação forçada - virtualização, dual boot, etc.

Nã obstante, confesso que eu próprio não uso o Microsoft Office a sério há alguns anos; pode ser que o meu cuidado seja exagerado. A ver se alguém mais experienciado na aplicação se pronuncia.

O Office para Mac está tal e qual à versão Windows... pode ter alguma modificação menor, mas quem usa um, usa o outro... tem as mesmas coisas, nos mesmos sítios, apenas com ligeiras diferenças em certos detalhes...

Não é como a versão para iOS que é bem mais watered-down (ou da última vez que vi, era assim)...
 
Eu apostaria sem qualquer dúvida no Macbook Pro Retina 13", o modelo base.

Se queres algo para te aguentar bastantes anos, é a escolha acertada. Tens performance, tens a última tecnologia disponível (ForceTouch, SSD, Ecrã Retina...).

Penso que apostar num MacbookAir é dar um passo atrás naquilo que são hoje os standards tecnológicos... irias apostar numa arquitectura mais antiga, com menos poder de processamento e com um ecrã ultrapassado.

Ao nível da portabilidade, o Macbook Pro Retina 13" é ligeiramente mais pesado (230g), mais grosso (cerca de 0.1cm), o que se traduz uma diferença ridícula, que só vem comprovar as claras vantagens do Pro face ao Air.


É um investimento algo avultado, claro, na casa dos 1499€, mas acredita que dentro de 5/6/7 anos ainda o tens com tudo impecável e sem perdas de performance significativas (falo por experiência própria que tenho em casa um Macbook Pro 13" de 2010, que ainda hoje utilizo para desenvolvimento web e design, sem qualquer problema).
 
Agora uma pergunta muito estúpida de alguém completamente noob nisto de Macs: imaginem que compro um Mac e mantenho o meu velhinho Toshiba até ele se aguentar. Posso utilizar, por exemplo, a mesma pen em ambos? Isto é, imaginem que inicio um ficheiro word no meu desktop do trabalho, que é Windows, e depois preciso de o levar para casa e terminá-lo no Mac. Posso pô-lo na pen e depois abrir a mesma pen no Mac sem problemas?
 
Agora uma pergunta muito estúpida de alguém completamente noob nisto de Macs: imaginem que compro um Mac e mantenho o meu velhinho Toshiba até ele se aguentar. Posso utilizar, por exemplo, a mesma pen em ambos? Isto é, imaginem que inicio um ficheiro word no meu desktop do trabalho, que é Windows, e depois preciso de o levar para casa e terminá-lo no Mac. Posso pô-lo na pen e depois abrir a mesma pen no Mac sem problemas?


Podes de 2 formas...
- Se a pen estiver formatada em FAT32 podes usar entre ambos sem problemas.
- Se a pen estiver formatada em NTFS, tens de instalar no mac software tipo o Paragon NTFS, que te vai permitir ler e escrever em todas as partições formatadas em NTFS.

Mas não, não terás qualquer problema com isso.
 
Xiii. Sou mesmo naba... Achei sempre que não era possível. :lol: E o mesmo se passa com um disco externo, certo?

Ah e obrigada pela resposta. ;)
 
A parte de escrita de artigos científicos em word, usar pdf's e endnote, é uma parte do que eu faço... num Macbook Pro 2011. Por isso, com o Macbook Pro Retina de 13" base, ficarão excelentemente bem servidos! E o OSX é facil de habituar, e mesmo com o Office 2011 rapidamente nos habituamos às diferenças (atenção que quem usa office 2016 ainda não tem compatibilidade com endnote).
Para aqueles programas que só funcionam em windows, virtualização (em VMware ou Parallels) chega e sobra.

Quanto ao NTFS, é um problema tal como seria usar o HFS+ (formato OSX) em windows. É ter o cuidado de usar discos em fat ou usar o Paragon NTFS para escrever em NTFS.
 
Back
Topo