MacBook (2007) C2D 2.0 - Ajuda a dar um boost

Meje

Power Member
Boas pessoal

Então a minha situação é a seguinte:

Tenho um Macbook de 2007 com as seguintes caracteristicas:
- C2D 2.0
- Disco WD 320 GB
- 2 GB RAM
- Intel GMA 950
- A bateria ainda me aguenta umas 3 horas ligado à net, com uso moderado.
- Para tarefas exigentes tenho um desktop com windows que conto dar resposta para tudo o que preciso nos próximos anos


O que pretendo:
- Tornar o Macbook um pouco mais rapido
- Apenas ir à net, ver um filme ou outro, ouvir musica e ter algumas fotos
- Ter um "PC de sofá" para usar maioritáriamente em casa
- Não comprar um portátil novo, pelo menos nos próximos 2 anos

As minhas dúvidas:

1) Qual o OSX que será mais adequado e por mais adequado entenda-se "mais rápido" para a minha máquina (atualmente acho que tenho o snow leopard)?

2) Devo colocar 1+2 GB de RAM ou 2+2 GB de RAM (mesmo sabendo que vai ficar a reconhecer apenas 3 GB)?

3) Toda a gente concorda que meter um SSD e deixar o disco atual no lugar do DVD é uma boa opção, certo?

4) Para além de clean install e das sugestões anteriores, que mais poderei fazer?

Desde já agradeço eventuais ajudas e conselhos que me possam dar.
 
Em que funções é que achas que o portátil é lento? Porque para as tarefas que te propões ele devia servir perfeitamente. Aumentar a memória RAM e instalar o sistema operativo num SSD vai sempre melhorar o desempenho de qualquer computador. A questão é se vale a pena o investimento uma vez que pretendes trocar de portátil daqui a dois anos.

No que respeita ao sistema operativo, se aumentares a RAM o OSX 10.7 corre bastante bem, caso contrário o melhor é ficares-te pelo OSX 10.6.
 
Em que funções é que achas que o portátil é lento? Porque para as tarefas que te propões ele devia servir perfeitamente. Aumentar a memória RAM e instalar o sistema operativo num SSD vai sempre melhorar o desempenho de qualquer computador. A questão é se vale a pena o investimento uma vez que pretendes trocar de portátil daqui a dois anos.

No que respeita ao sistema operativo, se aumentares a RAM o OSX 10.7 corre bastante bem, caso contrário o melhor é ficares-te pelo OSX 10.6.

Trocar o processador não é uma opção válida?
 
É lento a iniciar, é lento a abrir aplicações, é lento a navegar na net. É perfeitamente utilizável, mas a lentidão de vez em quando incomoda-me.

Eu não disse que ia comprar um portátil daqui a 2 anos, eu disse queria que ele aguentasse pelo menos mais 2 anos. Se aguentar 4 ou 5, melhor. Eu não sinto necessidade de ter um portátil "potente", por isso enquanto este se aguentar com alguma bateria e desempenho, vou mantê-lo.

O investimento são 120 €:
- 90 € de Samsung 840 120 gb (não é o top dos ssds, mas acho que já vai ajudar muito)
- 1 pente crucial de 2 gb são 30 €.

Acho que vale a pena. 2 pentes de 2gb, já fica para os 50 € e pelo que li o ganho em relação aos 1+2 gb é residual.

Estive a ver que o Mountain Lion exige 2 gb como minimo de ram, por isso vou manter o Snow Leopard que exige um mínimo de 1 gb. O Mountain Lion também não inclui o meu Macbook nos modelos suportados.

Tenho ideia que o processador está soldado à board e não pode ser substituído. Alguém confirma isto? De qualquer forma só trocaria por um CPU mais fresquinho que este, não iria correr o risco de tornar o Macbook ainda mais quente do que já é!

A questão de deixar o disco atual no lugar do DVD, depende do preço o acessório para montar o disco lá. Alguém tem sugestões de opti bay?
 
Eu investi agora cerca de 140€ no meu mb mid 2007. Tá uma máquina porreira para web browsing e filmes. 2x2GB de ram ( só reconhece os tais 3GB) e Samsung 840. Também dei uma limpeza geral e troquei a massa térmica do cooler.

2013-01-29%2023.47.50.jpg
 
Sim imenso. No máximo dá leituras/escritas pouco acima dos 100MB/s. No entanto o que te interessa é as velocidades em ficheiros pequenos (muitos superiores ao HDD) e acessos muito mais rápidos! Eu conheço vários macs (de colegas) e digo-te em termos de utilização o meu é quase o mais rápido de todos! Perde só para um air que também tem SSD. Claro que depois quando corremos tarefas dedicadas à nossa área, simulação de robots em MATLAB ou tratamento de imagem, com filtragem e detecção de superfícies e arestas o meu é o mais lento... o que é completamente espectável tratando-se de um portátil de 2007, quando todos os outros são no mínimo de 2010.
 
Sim imenso. No máximo dá leituras/escritas pouco acima dos 100MB/s. No entanto o que te interessa é as velocidades em ficheiros pequenos (muitos superiores ao HDD) e acessos muito mais rápidos! (...)

Não percebi muito bem o que queres dizer. Achas que vou sentir melhorias significativas ou não?
 
Lamento que não tenhas percebido. Mas sim em suma vais sentir melhorias muito significativas em utilização "normal" nenhumas em termos de cálculo. Até te deixei um exemplo.
 
Ok, obrigado pela explicação.

Parece que vou fazer o seguinte:

1) Vou manter o Snow Leopard

2) Vou colocar 2 Gb de ram da Crucial (30 €) e ficar com 1+2 gb

3) Vou meter um SSD de 120 GB e acho que para já vou manter o DVD, porque vou desistir do dual boot com o windows, que praticamente não uso

4) Aparentemente não há mais nada que possa fazer para melhorar...
 
Eu uso o Lion no meu. No entanto não sei as diferenças de performance para o SL e se elas serão palpáveis. Passei de Leopard sem SSD para Lion com SSD, não consigo comparar.
 
Não percebi muito bem o que queres dizer. Achas que vou sentir melhorias significativas ou não?

A vantagem do uso do SSD é nas operações que tradicionalmente são muito lentas. Essas operações são o acesso a muitos ficheiros pequenos num curto espaço de tempo, para esse tipo de função o SSD é muito (mas muito mais rápido) que o HDD, e a limitação da velocidade da interface não "capa" esses benefícios.


Para o acesso a ficheiros muito grandes, ai sim a velocidade do SSD é "capada" pela velocidade da interface da motherboard, mas este tipo de performance é desprezável por duas razões:
1) o teu computador já era rápido a fazer isso tipo de tarefa.
2) a frequência com que acedes a grandes blocos de dados de forma regular é baixa.

Ou vendo o reverso da medalha sobre o acesso a muitos ficheiros pequenos num curto espaço de tempo (exemplo: carregar o sistema operativo, ou um programa):
- São operações demoradas apesar da quantidade de dados ser "baixa"
- São operações que ocorrem com bastante frequência
- É exatamente com este tipo de acessos que fazem o user desesperar.

Para teres uma ideia da velocidade, no meu portátil antigo (com SSD - SATA 2) o Word demorava -- menos de -- 1 segundo a abrir (ficando completamente funcional).
 
Ok, obrigado pela explicação.

Parece que vou fazer o seguinte:

1) Vou manter o Snow Leopard

2) Vou colocar 2 Gb de ram da Crucial (30 €) e ficar com 1+2 gb

3) Vou meter um SSD de 120 GB e acho que para já vou manter o DVD, porque vou desistir do dual boot com o windows, que praticamente não uso

4) Aparentemente não há mais nada que possa fazer para melhorar...


Inverte a ordem os investimentos... com SSD a performance da memória virtual aumenta e muito.

1) meter SSD (de preferência Intel -- porque avariam menos)

2) mais ram

3) evoluir o SO
 
Os investimentos vão ser feitos todos ao mesmo tempo. A númeração tem apenas a ver com a númeração das questões que coloquei no e-mail inicial.

Evoluir o SO, de um SO que pede requisitos como 1 GB de ram e um processador intel para outro SO com requisitos de 2 GB de ram e necessita de computadores lançados após 2008 não vai tornar o Macbook mais lento?!

Quanto ao SSD, tendo em conta que comprei no Natal um Intel 330 de 180 Gb por 120 € para o Desktop, não consigo (psicologicamente) estar a pagar mais de 100 € por um SSD de 120 GB. Vou mesmo optar pelo Samsung 840 por 90 €, mesmo sabendo que não é o state of the art em desempenho, parece-me a melhor relação preço/qualidade para o fim a que se destina.
 
Eu tenho um desses ( Samsung 840 ) que também comprei por ~90€ no meu macbook, funciona lindamente. Tens depois que te lembrar de activar o TRIM manualmente. Uma das vantagens do Lion é suportar o trim nativamente, não sei se o mesmo se passa no Snow Leopard mas penso que não. É importante teres trim.
 
Quanto ao SSD, tendo em conta que comprei no Natal um Intel 330 de 180 Gb por 120 € para o Desktop, não consigo (psicologicamente) estar a pagar mais de 100 € por um SSD de 120 GB. Vou mesmo optar pelo Samsung 840 por 90 €, mesmo sabendo que não é o state of the art em desempenho, parece-me a melhor relação preço/qualidade para o fim a que se destina.

Não sei qual é o fim a que se destina, mas se for importante que o SSD não avarie, convém ter a fiabilidade da Intel em atenção. Os dados contidos num disco avariado podem valer milhares de euros...
 
Eu tenho todos os dados importantes em backup

De qualquer forma nunca ouvi relatos de falta de fiabilidade em ssd samsung. O 840 pro é um ssd mais cotados do mercado, em desempenho e fiabilidade e é samsung. Este (non pro) nao tem relatos de avarias pela net. Porque insistes tanto na fiabilidade supostamente superior dos Intel?
 
Porque está enganado. Tanto intel e samsung são neste momento o topo em fiabilidade. No entanto das duas a única que já teve séries com falhas foi a intel.
 
Acho que vou comprar antes o de 250 Gb que está a 150 € e passo esse de 250 gb para o meu desktop e passo o intel 330 de 180 Gb para o Macbook.

O preço do 840 Gb está excelente. Esse foi o objetivo da samsung com o lançamento do 840 (non-pro), atingir o melhor value for the money e parece que está a conseguir.
 
Back
Topo