MacBook Air 2012 - Upgrade SSD

PushMe

Power Member
Boas,

Eu comprei o meu primeiro portátil recentemente, decidi por um macbook air, até agora sempre usei apenas PC normal em casa, mas senti que por vezes precisava de algo e não tinha o pc por perto pra tratar de certas coisas, sobre mac tinha experiência de um colega meu que já usa à bastante mais tempo, realmente se queremos algo que funcione e bem sem dar problemas a longo prazo decididamente é melhor optar por um mac.

Eu de inicio ainda não sabia bem para que finalidade queria um portátil, até me aconselharam um ipad se fosse só pa ir a net... mas eu tenho aquela ideia.. gastar 500€ e ficar com as coisas pela meia finalidade não é pra mim... prefiro gastar 1000€ e não ter limitações. Daí até já me ter arrependido um bocadinho de não ter ido para o Macbook Pro que é bem mais completo.

Outro principal arrependimento é o disco SSD tão pequeno... por valores idênticos poderia optar por um disco SSD 256GB e reduzir á memoria ram (para 4gb) que aparentemente fica bem mais barato fazer o upgrade da ram do que do disco SSD.

Mas o que está feito está feito (como já disse não tinha certezas do que queria) por outro lado também é bom ter algo tão fino e leve mais transportável.

Eu adequirir este MacBook Air:

macbook_air.jpg


Agora que já me estou a habituar mais ao portátil, tem feito jeito para várias coisas, não só para gerir assuntos pessoais pela net, entre outras coisas quando estou fora de casa, como já me faz jeito no próprio trabalho, onde até já tive de instalar um programa chamado Parallels para poder operar com o Windows (porque o programa não funciona para MAC). Usei Parallels para instalar tudo num disco Externo, sistema operativo e programas.

Acontece que o programa é de CAD/CAM (tanto para desenho 2D e 3D como programação do mesmo) exige um bocado (bastante) do processador, da RAM, e da gráfica, e isso como quem sabe como funciona este tipo de programas de virtualizar uma maquina dentro de outra, é mau pois ficamos com a potência do hardware dividida.
Estar a instalar o windows de raíz e restantes programas num disco de 128GB partilhado com o OS X, para no fundo tirar todo o partido de desempenho do hardware, é o que devia fazer, mas acabo por ficar sem espaço nenhum... então daí me ocorrer a ideia de pensar num Upgrade ao SSD.

Agora vem o problema... isto sendo um MacBook Air o disco SSD não é igual aos que se compram em qualquer loja de informática, pelos vistos é uma chapinha ainda mais fininha... não fazia ideia até á pesquisa....

Pesquisando o que encontro é algo deste género: http://eshop.macsales.com/shop/SSD/OWC/Aura_Pro_Air_2012

Mas lá está, que preços são estes? E quê, isto nem dá pa por 2 discos é deitar o de 128GB ao lixo para meter outro? Se eu sabia tinha escolhido comprar logo de inicio um Mac com mais capacidade de disco ignorando a ram os preços equivalem-se (também não previa que 128GB não me iam chegar), ninguém conhece lojas portuguesas onde possa ver e analisar o preços destes discos SSD? Já alguém efectuou um upgrade destes? Alguma opinião sobre isto?



A situação é que decidi investir em algo mais sério, para não ficar futuramente limitado, em vez de 500, gastar 1000€, e por uma diferença de 100€ acabei por ficar limitado no final das contas... lol. Já vi vários topics aqui pelo forum a falar de SSD, mas a sua maioria é para os Macbook Pro que pelos vistos não há tanta dificuldade nesse aspecto. (a minha ideia também não era investir muito no portátil mas mais ou menos 100€ não era por aí....)

Aproveito para pedir desde já desculpas por este testamento enorme e entediante, mas acabo também por ajudar alguém, quem sabe, que esteja a pensar assim como eu em comprar algo que ainda não sabe bem o uso que lhe vai dar e depois tem de gastar mais do que poderia ter gasto, com upgrades. Fica a minha experiência de alerta para outros.

Agradeço a todos qualquer opinião ou critica que sejam uteis ao topic. Muito obrigado.
 
Última edição:
O problema de quem compra os AIR ao os novos RETINA é esse mesmo, tem de ponderar bem o que escolher em termos de RAM e disco..senão pimba, acontece isso.

A RAM acho que não dá mesmo para alterar, os discos só desses especificos mas ainda devem ser caros.
 
Basicamente já deste resposta à tua dúvida.

Os Retina e os Air são os 2 Mac em que vale gastar mais dinheiro na compra, em termos de Upgrade estão limitados e o formato dos discos sai fora do orçamento.
 
Fizeste uma excelente explanação do sucedido, fizeste um histórico com as incertezas e opções tomadas, colocaste questões e praticamente deste as respostas. ;)
Tenta colocar a tua máquina aqui à venda, e talvez não percas muito relativamente ao preço que pagaste. Penso ser a melhor solução.
 
Back
Topo