Macbook "morreu"! Help!

cyber

Power Member
:'(Acho que o meu macbook MORREU :'(
Assim de um momento para o outro...Ele estava ligado porque o estava a usar e fui tira-lo do carregador, e quando vo para abrir o firefox a dock bloqueou, bloqueou tudo. Pensei eu " ok, bloqueou. Vo reiniciar e volta ao normal" Reiniciei e nada, ficou o ecra de abertura, mas sem simbolo da apple nem nada. Desliguei e tirei a bateria e voltei a por ( foi a unica coisa que me lembrei de fazer, se nao fizesse nada, mal tambem não fazia..)
Quando voltei a ligar reparei que faz um som no leitor de cd´s, um que não fazia antes, parece que tem um cd la preso, mas não tem la cd nenhum. O ecra fica em branco durante algum tempo e depois em vez de aparecer o simbolo do apple, aparece uma pasta com um ponto de interrogaçao e esta sempre a piscar ate que acaba por se desligar.
Será o disco que "se foi"? =/
So me faltava isto, que é que vo fazer agora sem o meu macbook?! :'( Dêm a vossa opiniao..vo ter que mandar isto para reparaçao ou posso resolver isto em casa?
 
O som que te parece vir do leitor CD/DVD, provavelmente vem do disco rígido. É precisamente o disco rígido a causa mais comum de falhas em computadores portáteis e é um problema coerente com a imagem de uma pasta com ponto de interrogação.
A primeira coisa que deves fazer é arrancar pelo DVD de instalação que acompanhava o teu MacBook e averiguar com o Disk Utility se o disco rígido aparece. Se aparecer, tenta repará-lo e, se necessário, reinstalar o sistema. Se o disco não aparecer, faz uso da garantia que é para isso mesmo que ela serve.
 
Pois, o disco não está la...
Provavelmente depois já não é possivel recuparar nada do disco pois não? É que nunca fiz backup´s de nada=/
É possivel instalar o osx e arrancar apartir dum disco externo? É que tão depressa não tenho possibilidades de ir a lisboa, assim remediava por enquanto a situação...
 
Última edição:
Pois, o disco não está la...
Provavelmente depois já não é possivel recuparar nada do disco pois não? É que nunca fiz backup´s de nada=/
É possivel instalar o osx e arrancar apartir dum disco externo? É que tão depressa não tenho possibilidades de ir a lisboa, assim remediava por enquanto a situação...

Sim, é possível instalar e arrancar o sistema a partir de um disco externo desde que ele esteja com GUID Partition Table (o Disk Utility dá para fazer isso). Nunca tentei arrancar a partir de um disco externo USB mas por um Firewire já o fiz várias vezes sem problemas e com boa performance.

Se o problema for mesmo no disco, dificilmente poderás recuperar alguma coisa.

Na Apple Store não deverão resolver-te o problema no momento porque têm de pedir o disco novo (ao abrigo da garantia) à Interlog. Provavelmente podes ir lá com o computador para diagnosticarem o problema, levá-lo de volta para casa onde o utilizes a partir de um disco externo e só regressar quando eles já lá tiverem o disco para ti.
 
Thankz...Isto é para eu aprender a fazer backup´s das coisas de vez em quando...
Vo então tentar instalar daqui a pouco o osx com uma drive externa...
 
Boas!
É so para informar que ja telefonei para a apple center das amoreiras e vo mandar o macbook para la por uma transportadora, é mais facil para mim do que ir ate lisboa e a loja, vou so depois busca-lo.
Vo envia-lo amanha, disseram-me que se tiverem que encomendar alguma coisa, deve demorar mais ou menos 2 semanas. Não é muito tempo, mas vão ser as 2 semanas mais logas da minha vida:lol: xD
Obrigado pela ajuda dada.
Depois dou noticias quando tiver novidades ou quando o for buscar.
Cumps
 
Boas!
É so para informar que ja telefonei para a apple center das amoreiras e vo mandar o macbook para la por uma transportadora
Transportadora por tua conta, certo?

É isso que me está a impedir de comprar um Mac. Caso o meu Asus avarie, é mandada uma transportadora recolher o portátil, tudo por conta da Asus. Se tivesse um Mac e este avariasse teria de gastar mais de 50€ de transporte entre Ponta Delgada e Lisboa.

Estranho a Apple estar atrás das outras companhias neste aspecto.
 
Exacto, por minha conta( penso eu, eles não falaram que devolviam o dinheiro do transporte, e acho que se devolvessem decerteza que mencionavam...).
Realmente era muito bom se mandassem uma transportadora ou cobrisem os custos ou pelo menos uma parte...
 
Isso já me aconteceu, com direito a substituir o disco e a motherboard, até foi bastante rápido(2 dias), mas porque tinham as peças em stock...
O hardware dos macs é uma maravilha, o meu macbook agora quando aquece demais e está a carregar desliga-se!!
 
Se o hardware fosse de facto bom, não chegava a esse ponto em termos de aquecimento..

Anyway, qualquer pc que se preze tem alguma especie de fail-safe mechanism para fazer um shutdown aquando de uma determinada temperatura.. Nada de extraordinário..
 
POis... mas isso acontecer é mesmo o fail safe a entrar em funcionamento... agora não é um comportamento estranho...

Tens algum daqueles softwares de gestão das ventoinhas activo?
 
Pois não é nada de extraordinário tirando que por vezes gostava de trabalhar enquanto ele está ligado à corrente lol

Se não estou em erro o único que usei foi o smc fan control e até lhe subi um bocadinho o mínimo, prefiro abdicar de alguma % de bateria mas ter isto mais fresco..
Algum conselho ?!
 
Pois não é nada de extraordinário tirando que por vezes gostava de trabalhar enquanto ele está ligado à corrente lol

Se não estou em erro o único que usei foi o smc fan control e até lhe subi um bocadinho o mínimo, prefiro abdicar de alguma % de bateria mas ter isto mais fresco..
Algum conselho ?!

Isso é um problema de hardware; leva-o à assistência que é para isso que a garantia serve.
 
Boas!
Vim dar noticias...mas não das melhores, sobre a assistencia no "apple center" das amoreiras. Mandei para la o portatil por uma transportadora, chegou la no dia 9 ou 10 de agosto. Apenas a semana passada deram noticias( e penso porque foi porque o meu pai telefonou a perguntar para quando estava pronto e assim, é que disseram que ja la estava). Iam, manda-lo na quinta feira passada, dizendo que chegaria ou na sexta ou na segunda. Nada na sexta, nem na segunda, nem na terça, ate que telefona-mos, tinham-se esquecido de o mandar! Então disseram que iam mandar nesse dia(terça) e que ontem ou hoje estaria cá. Nada na mesma...Amanha de tarde se não tiver ca telefona-se outra vez, espero é que não se tenham esquecido outra vez de o mandar. É que a demora a chegar eu acho "suspeita", se pelos ctt ja recebi uma encomenda de um dia para o outro vinda do algarve, por uma transportadora que suponho eu, é mais rapida e mais segura, ja ´cá devia de estar...
Peço desculpa pelo post que está um pouco off topic, mas tinha que deixar este "desabafo"....É que o tempo que demorou para reparar(1 mes mais ou menos) até comprendo, podem ter que mandar vir peças ou o que seja, agora esquecerem-se de mandar e não informar isso, acho ja um pouco "demais"...Enfim, pode ser que para uma proxima( que espero que não haja proxima, que por mim nunca largava o meu macbook:D), tenha mais sorte...
Cumps
 
Boas!
Vim dar noticias...mas não das melhores, sobre a assistencia no "apple center" das amoreiras. Mandei para la o portatil por uma transportadora, chegou la no dia 9 ou 10 de agosto. Apenas a semana passada deram noticias( e penso porque foi porque o meu pai telefonou a perguntar para quando estava pronto e assim, é que disseram que ja la estava). Iam, manda-lo na quinta feira passada, dizendo que chegaria ou na sexta ou na segunda. Nada na sexta, nem na segunda, nem na terça, ate que telefona-mos, tinham-se esquecido de o mandar! Então disseram que iam mandar nesse dia(terça) e que ontem ou hoje estaria cá. Nada na mesma...Amanha de tarde se não tiver ca telefona-se outra vez, espero é que não se tenham esquecido outra vez de o mandar. É que a demora a chegar eu acho "suspeita", se pelos ctt ja recebi uma encomenda de um dia para o outro vinda do algarve, por uma transportadora que suponho eu, é mais rapida e mais segura, ja ´cá devia de estar...
Peço desculpa pelo post que está um pouco off topic, mas tinha que deixar este "desabafo"....É que o tempo que demorou para reparar(1 mes mais ou menos) até comprendo, podem ter que mandar vir peças ou o que seja, agora esquecerem-se de mandar e não informar isso, acho ja um pouco "demais"...Enfim, pode ser que para uma proxima( que espero que não haja proxima, que por mim nunca largava o meu macbook:D), tenha mais sorte...
Cumps

Não é normal todo esse tempo de espera, nem o suposto "esquecimento"... 8|8|8|8| O troubleshooting de problemas de disco não demoraria mais de 2-3 dias, e muito mal estamos se um disco de substituição demora a chegar a Portugal 1 mês!!!!! :004: Agora pode ter sido é um outro problema (ainda) mais grave...

Abraço e boa sorte ;)
 
Back
Topo