1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Macbook "morreu"! Help!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por cyber, 4 de Agosto de 2007. (Respostas: 26; Visualizações: 4665)

  1. cyber

    cyber Power Member

    :'(Acho que o meu macbook MORREU :'(
    Assim de um momento para o outro...Ele estava ligado porque o estava a usar e fui tira-lo do carregador, e quando vo para abrir o firefox a dock bloqueou, bloqueou tudo. Pensei eu " ok, bloqueou. Vo reiniciar e volta ao normal" Reiniciei e nada, ficou o ecra de abertura, mas sem simbolo da apple nem nada. Desliguei e tirei a bateria e voltei a por ( foi a unica coisa que me lembrei de fazer, se nao fizesse nada, mal tambem não fazia..)
    Quando voltei a ligar reparei que faz um som no leitor de cd´s, um que não fazia antes, parece que tem um cd la preso, mas não tem la cd nenhum. O ecra fica em branco durante algum tempo e depois em vez de aparecer o simbolo do apple, aparece uma pasta com um ponto de interrogaçao e esta sempre a piscar ate que acaba por se desligar.
    Será o disco que "se foi"? =/
    So me faltava isto, que é que vo fazer agora sem o meu macbook?! :'( Dêm a vossa opiniao..vo ter que mandar isto para reparaçao ou posso resolver isto em casa?
     
  2. RaaR

    RaaR Power Member

    O som que te parece vir do leitor CD/DVD, provavelmente vem do disco rígido. É precisamente o disco rígido a causa mais comum de falhas em computadores portáteis e é um problema coerente com a imagem de uma pasta com ponto de interrogação.
    A primeira coisa que deves fazer é arrancar pelo DVD de instalação que acompanhava o teu MacBook e averiguar com o Disk Utility se o disco rígido aparece. Se aparecer, tenta repará-lo e, se necessário, reinstalar o sistema. Se o disco não aparecer, faz uso da garantia que é para isso mesmo que ela serve.
     
  3. cyber

    cyber Power Member

    O disco não está la =/
    Na "apple store" das amoreiras,leva algum tempo para eles substituirem ou é na altura?
     
  4. ]-noBOdy-[

    ]-noBOdy-[ Power Member

    O Peidina diz-te isso :joker:
     
  5. Sirikazy

    Sirikazy Power Member

    Isso parece falha no disco. Tenta arranca com o cd de instalação e faz um diagnostico.
     
  6. lammer.pt

    lammer.pt Power Member

    Isso parece ele já ter averiguado e concluido. Tenta ler o tópico antes de tirar conclusões. :kfold:
     
  7. cyber

    cyber Power Member

    Pois, o disco não está la...
    Provavelmente depois já não é possivel recuparar nada do disco pois não? É que nunca fiz backup´s de nada=/
    É possivel instalar o osx e arrancar apartir dum disco externo? É que tão depressa não tenho possibilidades de ir a lisboa, assim remediava por enquanto a situação...
     
    Última edição: 4 de Agosto de 2007
  8. RaaR

    RaaR Power Member

    Sim, é possível instalar e arrancar o sistema a partir de um disco externo desde que ele esteja com GUID Partition Table (o Disk Utility dá para fazer isso). Nunca tentei arrancar a partir de um disco externo USB mas por um Firewire já o fiz várias vezes sem problemas e com boa performance.

    Se o problema for mesmo no disco, dificilmente poderás recuperar alguma coisa.

    Na Apple Store não deverão resolver-te o problema no momento porque têm de pedir o disco novo (ao abrigo da garantia) à Interlog. Provavelmente podes ir lá com o computador para diagnosticarem o problema, levá-lo de volta para casa onde o utilizes a partir de um disco externo e só regressar quando eles já lá tiverem o disco para ti.
     
  9. cyber

    cyber Power Member

    Thankz...Isto é para eu aprender a fazer backup´s das coisas de vez em quando...
    Vo então tentar instalar daqui a pouco o osx com uma drive externa...
     
  10. cyber

    cyber Power Member

    Boas!
    É so para informar que ja telefonei para a apple center das amoreiras e vo mandar o macbook para la por uma transportadora, é mais facil para mim do que ir ate lisboa e a loja, vou so depois busca-lo.
    Vo envia-lo amanha, disseram-me que se tiverem que encomendar alguma coisa, deve demorar mais ou menos 2 semanas. Não é muito tempo, mas vão ser as 2 semanas mais logas da minha vida:lol: xD
    Obrigado pela ajuda dada.
    Depois dou noticias quando tiver novidades ou quando o for buscar.
    Cumps
     
  11. Green Lion

    Green Lion Power Member

    Transportadora por tua conta, certo?

    É isso que me está a impedir de comprar um Mac. Caso o meu Asus avarie, é mandada uma transportadora recolher o portátil, tudo por conta da Asus. Se tivesse um Mac e este avariasse teria de gastar mais de 50€ de transporte entre Ponta Delgada e Lisboa.

    Estranho a Apple estar atrás das outras companhias neste aspecto.
     
  12. cyber

    cyber Power Member

    Exacto, por minha conta( penso eu, eles não falaram que devolviam o dinheiro do transporte, e acho que se devolvessem decerteza que mencionavam...).
    Realmente era muito bom se mandassem uma transportadora ou cobrisem os custos ou pelo menos uma parte...
     
  13. peterdub

    peterdub Power Member

    Isso já me aconteceu, com direito a substituir o disco e a motherboard, até foi bastante rápido(2 dias), mas porque tinham as peças em stock...
    O hardware dos macs é uma maravilha, o meu macbook agora quando aquece demais e está a carregar desliga-se!!
     
  14. Xkorp

    Xkorp Power Member

    Se o hardware fosse de facto bom, não chegava a esse ponto em termos de aquecimento..

    Anyway, qualquer pc que se preze tem alguma especie de fail-safe mechanism para fazer um shutdown aquando de uma determinada temperatura.. Nada de extraordinário..
     
  15. JPCarvalhinho

    JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

    POis... mas isso acontecer é mesmo o fail safe a entrar em funcionamento... agora não é um comportamento estranho...

    Tens algum daqueles softwares de gestão das ventoinhas activo?
     
  16. peterdub

    peterdub Power Member

    Pois não é nada de extraordinário tirando que por vezes gostava de trabalhar enquanto ele está ligado à corrente lol

    Se não estou em erro o único que usei foi o smc fan control e até lhe subi um bocadinho o mínimo, prefiro abdicar de alguma % de bateria mas ter isto mais fresco..
    Algum conselho ?!
     
  17. RaaR

    RaaR Power Member

    Isso é um problema de hardware; leva-o à assistência que é para isso que a garantia serve.
     
  18. Demiurgo

    Demiurgo Xerife de Nottingham

    No que toca a serviço pós-venda em Portugal, está na Idade da Pedra.
     
  19. cyber

    cyber Power Member

    Boas!
    Vim dar noticias...mas não das melhores, sobre a assistencia no "apple center" das amoreiras. Mandei para la o portatil por uma transportadora, chegou la no dia 9 ou 10 de agosto. Apenas a semana passada deram noticias( e penso porque foi porque o meu pai telefonou a perguntar para quando estava pronto e assim, é que disseram que ja la estava). Iam, manda-lo na quinta feira passada, dizendo que chegaria ou na sexta ou na segunda. Nada na sexta, nem na segunda, nem na terça, ate que telefona-mos, tinham-se esquecido de o mandar! Então disseram que iam mandar nesse dia(terça) e que ontem ou hoje estaria cá. Nada na mesma...Amanha de tarde se não tiver ca telefona-se outra vez, espero é que não se tenham esquecido outra vez de o mandar. É que a demora a chegar eu acho "suspeita", se pelos ctt ja recebi uma encomenda de um dia para o outro vinda do algarve, por uma transportadora que suponho eu, é mais rapida e mais segura, ja ´cá devia de estar...
    Peço desculpa pelo post que está um pouco off topic, mas tinha que deixar este "desabafo"....É que o tempo que demorou para reparar(1 mes mais ou menos) até comprendo, podem ter que mandar vir peças ou o que seja, agora esquecerem-se de mandar e não informar isso, acho ja um pouco "demais"...Enfim, pode ser que para uma proxima( que espero que não haja proxima, que por mim nunca largava o meu macbook:D), tenha mais sorte...
    Cumps
     
  20. rasputine

    rasputine ChiefCaster

    Não é normal todo esse tempo de espera, nem o suposto "esquecimento"... 8|8|8|8| O troubleshooting de problemas de disco não demoraria mais de 2-3 dias, e muito mal estamos se um disco de substituição demora a chegar a Portugal 1 mês!!!!! :004: Agora pode ter sido é um outro problema (ainda) mais grave...

    Abraço e boa sorte ;)
     

Partilhar esta Página