Mais RAM num portátil?

voleiboy

Power Member
Boa Tarde:

Tenho, há algum tempo, um Amilo Si 1520 que tem sido um excelente computador (comprei um cooler, logo passou a ser computador e não um aquecedor!!!).

No entanto, quando começo a abrir muitas janelas e muitos programas, é frequente ele "arrastar-se" um bocado. Pensei que adquirir mais uma placa de RAM para ele seria interessante. Mas tenho algumas dúvidas:
1- Será que ele é expansível para mais uma placa de 1 Gb (já tem uma de origem). Se sim, como vejo isso?
2- Será simples comprá-la e colocá-la? Faço-o com facilidade em qualquer desktop, mas nunca "abri" um portátil...
3- Como vejo que tipo de memória devo comprar?
4- Será que vou, de facto, sentir alguma diferença?

Bem, não quero abusar com mais perguntas... agradeço imenso as 1000 dúvidas que me vão tirando ao longo dos tempos! Obrigado
 
em principio tem 2 sockets para Memoria. A questão é se veio com 1x1Gb ou com 2x512Mb.

Se vires por baixo do computador deveras ter umas tampas com uns parafusos pequenos.

Tira a tampa grande e vais ter acesso a parte onde podes trocar a memoria.

Os modulos de memoria sao o que se ve nesta imagem em baixo.
http://plaza.fi/s/f/editor/images/X-2007012422185018770.jpg

normalmente tem umas patilhas metalicas laterais que tens de puxar para o lado. Isso liberta a memoria.

as memorias de portatil normalmente são colocadas e retiradas com um angulo de 45 graus em relação a posicao "final". Por isso tens de as levantar ou pouco antes de puxar.

O mesmo acontece para pores umas novas. encaixas para dentro a 45 graus e só depois é que baixas a memoria.

O tipo de memória é SODIMM 200pin DDR2-533. Mas qualquer tipo superior tambem deve funcionar.

Sugiro que em vez de comprares 1 Gb apenas compres um de 2Gb. agora Um de 1Gb deve estar pelos 15 euros e um de 2 Gb ate 30 euros.
 
Já agora...

Mas já agora (e porque aparecem ao mesmo preço) devo comprar:
KINGSTON 2GB SODIMM DDR2 667MHZ KVR667D2S5/2G

ou antes

KINGSTON 2GB SODIMM DDR2 800MHZ KVR800D2S6/2G

A única coisa diferente é a frequência de 667 para 800... a lógica é que seja melhor a de 800, mas não faço a mais pequena ideia...
 
Se o portátil for este não é possível colocar 1 Ram de 2GB, apenas 2x1GB a 533mhz (se for usada ram com mais frequência esta vai funcionar aos 533 que é o máximo da board). Possivelmente deve vir 2 memórias de 512 megas no portátil, o que significa que terás de comprar 2 memórias de 1GB.
 
Do que li na net, em principio este portatil deverá reconhecer ate 3Gb de ram sem problemas. 4Gb pelo que li é que é mais complicado.

Mas como nao tenho um igual não testei. Por isso não te garanto que efectivamente funcione.

A minha experiencia é que o que esta normalmente no manual e sites de memorias é a informação "oficial". Ou seja a memoria com que o portatil foi "testado" e que depende dos tipos de memoria disponiveis na altura.

Ve quando estiveres a utilizar o portatil mais intensamente quanta memoria real e virtual ele esta a ocupar. Se estiver abaixo dos 2Gb então a melhor escolha é ires para 2 modulos de 1Gb.

Isto porque o portatil em causa suporta dual channel. Por isso ao configurares o portatil com duas memorias identicas a velocidade de acesso é melhor.(dependendo das tarefas que fizeres terá uma melhoria de 5 a 20%)

Se tens apenas uma memoria de 1Gb optimo. então nao vais notar nenhuma perta de performance em qualquer uma das soluções que escolhas.
Se optares por +1Gb então deves comprar uma memoria identica. No minimo deverá ter a mesma capacidade e o mesmo numero de chips de cada lado da memoria para o dual channel funcionar.

Se forem 2x512 então se tirares um deles para colocares apenas um modulo novo vais perder um pouco de performance quando o Portatil tiver menos ocupação de memoria e melhor no caso em que antes o portatil estava a necessitar de usar muita memória virtual.

Quanto a velocidade, nao vais tirar partido dos 800 das memorias. Mas é possivel que consigas baixar o CL da memória. Se for 800 CL6 possivelmente faz CL5 ou CL4 quando configurado a 533. Mas nao sei se essa Bios deixa configurar isto.
 
Sim d@aniel, o portátil é esse mesmo, o 7200 com um processador 2.0.

Vou tentar adquirir duas memórias de 1gb então, mas é pena... estava filado que ia conseguir ficar com 1gb+2gb e que iria notar, claramente, a diferença... é pena!

Muito obrigado pelas dicas tão preciosas piaf!
 
Back
Topo