1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Máquina c Defeito? Ou não?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por hugoboss59, 8 de Novembro de 2008. (Respostas: 30; Visualizações: 2130)

1. hugoboss59

hugoboss59 Power Member

Então é assim:
    Comprei uma Canon Sx10 vinda da almanha, e o q é certo é q as fotos que tirei c ela, ainda não me satisfizeram completamente. Parece que as mesmas saem sempre "granuladas". Como se tivessem areia... Bem, o q é certo é que não me parecem nítidas. Parece que a minha ixus 700 tira c melhor qualidade.

Não sendo eu um entendido, como saber se é defeito da máquina, se é mesmo falta de qualidade, se é alguma função que preciso de activar ou desactivar.

Fiz a experiencia tirando várias fotos ao mesmo local, com os vários tipos de opções; retrato, paisagem, etc, e sinceramente ainda não houve uma que me satisfizesse plenamente.

Ajudem please!!

Thanks

2. computador000

computador000 Power Member

Sabes o que é o ISO? Procura no manual para ver como se muda na tua máquina e vé lá se não é disso. Só uma ideia

3. hugoboss59

hugoboss59 Power Member

Sim, tenho uma ideia, e tb pensei q poderia ser disso, mas até coloquei em automático.

Estou neste momento a fazer o upload dessas fotos para poderem ver. Já coloco link.

Vejam AQUI

A última foi tirada em modo automático.

Última edição: 8 de Novembro de 2008
  4. adolfo dias

adolfo dias Power Member

n percebo a tua queixa...
    tem uma qualidade razoável pro tipo de máquina que é

5. hugoboss59

hugoboss59 Power Member

E em modo MACRO então é que fica!!! Há dias experimentei uma sx5 e parecia-me bem melhor

6. adolfo dias

adolfo dias Power Member

pode ter uma qualidade mázinha praquilo que custa (n sei a que preço está), mas tem uma qualidade normal para uma máquina do género
    com uma lente dessas, tt MP e um sensor do tamanho duma moeda de centimo n esperes melhor.

7. hugoboss59

hugoboss59 Power Member

Pois, mas a questão não é essa. É que me parece que a minha compacta ixus tira fotos tão boas como estas, e ás vezes, pode acontecer da máquina ter defeito.

8. adolfo dias

adolfo dias Power Member

e qual é a surpresa de a ixus tirar fotos tão boas como essa?

9. hugoboss59

hugoboss59 Power Member

É uma compacta, já tem 4 anos, certamente a qualidade não devia ser a mesma. Uma máquina bridge deve ser superior, não???

Ou para ti, desde que não seja PRO é tudo igual??

10. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Quando o defeito descreve-se simplesmente como "não tira fotos tão boas quanto esperava" o mais provável esse "defeito" ser uma "característica" do modelo.

Estive a ver à lupa as imagens que mandaste e concordo com o Adolfo Dias em que não está mal para a máquina que é.

Não é de estranhar que a tua IXUS 700 tenha menos ruído, pois ela tem 19 MP/cm2 enquanto que a SX10 tem 35 MP/cm2. E a lente zoom 20x da SX10 certamente que não ajudará à nitidez.

11. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Uma bridge é superior em aspectos concretos: nomeadamente um zoom brutal. Mas o aspecto a que referes, o ruído ou grão, depende fundamentalmente de duas coisas: o número de MPix e o tamanho do sensor. Quanto maior for a densidade de pixels, mais ruído. Avanços no processamento e na tecnologia dos sensores têm permitido alguns ganhos, mas não fazem milagres.

Neste aspecto não tem nada a ver com ser PRO, mas apenas com a densidade do sensor. Por exemplo, a DSLR mais básica (uma Nikon D40) tem uma densidade de 1.6 MPix/cm2. Ou seja, cada foto-receptor é 21 vezes maior que um da SX10.

12. ruimoura

ruimoura Power Member

Pá, estive a ver uma das fotos, e se aquilo a ISO 80 mete aquele grão ... Não me parece normal, por acaso. Estamos a falar de ISO 80 :o

Secalhar tenho os standards demasiado elevados, mas ....

13. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

Bem sendo canon, esperava bem melhor do que aquelas fotos. São muito más mesmo. A minha finepix s5600 com 3 anos tira fotos bem melhores. Tenta ver no flickr malta com a mesma maquina e vê como ficam as fotos lá. Parecem-me ser melhores.

14. adolfo dias

adolfo dias Power Member

uma sx10 n é uma bridge e essa afirmação é totalmente errada.
    houve pelo menos uma compacta de há 2 ou3 anos atrás que se batia com uma SLR sem problemas de maior na qualidade de imagem.

a R1 tem 4 ou 5 anos e continua a ser melhor que qq compacta. superzoom ou bridge feita hoje.

como ja foi dito a ixus tem uma pixel density de quase metade face à sx10.
    aliado a ter uma lente com zoom 20x que degrada a qualidade da imagem.

dos possiveis defeitos que uma máquina pode ter o excesso de ruido n é um deles.
    chama-se qualidade abaixo do normal.

edit: essa história do PRO é ridicula.
    as máquinas são o que são e cada uma tem propositos diferentes.
    há que analisar e ver as coisas antes de comprar por ter mais MP ou mais zoom.

compraste uma máquina menos boa, vive com isso ou devolve.

Última edição: 8 de Novembro de 2008
  15. hugoboss59

hugoboss59 Power Member

Obrigado pela ajuda...
    A verdade é que comprei esta máquina, porque me quero iniciar, devagar, no mundo da fotografia. Vim aqui aos fóruns perguntei por uma Sx5 is, e disseram-me para esperar pela Sx10. Assim fiz. Não comprei por ter mais MP. Aliás os 7 da minha ixus, chegam perfeitamente.

16. ruimoura

ruimoura Power Member

Vê nas reviews todas que por aí andam se alguém refere esse factor de a máquina apresentar algum ruído excessivo, ou vai ao flickr e procura por "sx10", tens centenas, senão milhares de fotos tiradas com esta máquina.

17. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Não devo estar a ver as mesmas fotos. Nas fotos que vi não vejo defeito da máquina. Quando muito um motivo desinteressante e sem cor (culpa do fotógrafo!). Se vir a 1:1 noto algum grão ao qual já não estou acostumado por usar uma DSLR, mas que mesmo assim é capaz de ser menos que o da minha antiquissima A70; e pouca nitidez, o que se desculpa perfeitamente com uma lente 20x, mas que também se pode dever a codificação JPEG. Estes pormenores são completamente invísiveis quando se reduz a resolução da foto.

Mais uma vez insisto que não há milagres, para se conseguir um zoom 20x num tamanho compacto têm de se perder nalgum lado.

18. hugoboss59

hugoboss59 Power Member

O conselho que dás é então, reduzir a resolução, certo? Assim melhorará a imagem, né?

Obrigado e cumps.

19. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Não. Isso de pouco ou nada te adianta.

Partilhar esta Página