Máquina nova - disco antigo

cusca

Power Member
É possivel , num comp novo , arrancar com o disco de outra máquina ? É só meter o disco ou tenho de fazer algo mais ?
Uso XP Pro e a minha ideia era arrancar com este disco e depois tratar de outro disco novo que vou instalar.
Obrigada
 
Se esse disco estiver com um sistema operativo na outra maquina e tentares arrancar na outra maquina o mais provavel que acontece e que o windows fique todo marado devido ao SO estar configurado consoante o hardware da outra maquina. Se o disco não tiver nada (formatado) não teras problemas...
 
Eu diria 100% , já que o WinXP está mesmo preparado para aquando de uma mudança brusca(muitos componentes duma vez) ,ele próprio não arranca, pois o bile gaitas não queria que houvesse "instalo no teu disco , já não tens de o activar..."

bem deram a volta por outro lado anyway :rolleyes:
 
Por outro lado

OK..então seguindo os vºs conselhos meto o disco novo, reparto , instalo o XP e pronto.Agora a pergunta : e como faço para tirar os dados do disco antigo ? Basta colocá-lo em slave e sacar ou é preciso algo mais ? Obrigada
 
Originally posted by banid0
Eu diria 100% , já que o WinXP está mesmo preparado para aquando de uma mudança brusca(muitos componentes duma vez) ,ele próprio não arranca, pois o bile gaitas não queria que houvesse "instalo no teu disco , já não tens de o activar..."

bem deram a volta por outro lado anyway :rolleyes:

Então vais te de me desculpar por "estragar" essa tua porcentagem, mas eu consegui arrancar com o disco de um outro computador, usando o pc que está na minha sig.

Resumindo, eu comprei um disco usado à algum tempo atrás, um WD de 120GB ATA100 c/ 8MB cache, mas o disco já vinha com o Windows XP instalado, pois a pessoa que me vendeu o disco não formatou a drive. Só para vossa informação, o outro pc estava equipado com um cpu AXP2100+, uma board com chipset Via KT333, entre outros dispositivos.

O que fiz? Instalei o disco como drive principal, liguei o pc, e logo no primeiro arranque apanhei com um BSOD. Lembrei-me de ir na BIOS, desactivei o modo UDMA (fiquei com o disco em PIO), liguei o pc novamente e desta vez entrei no Windows, sem qualquer problema. O XP até detectou automaticamente a minha placa gráfica. Depois lá instalei o Partition Magic nesse disco, formatei-o e instalei o Red Hat Linux. ;)

Serei um sortudo então. ;)
 
Ah, lembrei-me de uma coisa que podes tentar fazer. Trata-se de uma experiencia que efectuei, comigo deu resultado. Caso pretendas arrancar com esse disco sem que esteja configurado como disco de arranque na BIOS, podes manter o disco como slave e como alternativa modificas o ficheiro boot.ini, acrescentando uma opção de arranque, mas encaminhada para o disco e partição correctas.

Assim irás ficar com duas opção de arranque, uma para o teu disco principal, onde irá aparecer o texto "Microsoft Windows XP Professional", caso não modifiques o nome original, e uma segunda opção de arranque, com um nome à tua escolha, que irá puxar o sistema operativo instalado no teu outro disco. ;)

A unica vantagem disto que acabei de te falar é que assim modificas as opções de arranque através de um ficheiro de texto, enquanto que da outra forma tens de andar a trocar os cabos UDMA dos discos. :P
 
Originally posted by NeoToPower
Instalas tudo no disco novo e depois liga o outro em slave (com o pc desligado :P ) e fazes o copianço :D

Corrige-me se estiver enganado, mas se ele tiver o WinXP instalado no disco, com a opção de protecção dos ficheiros ligada (ou seja lá que nome dão a isso), ele não consegue sacar nada que esteja dentro das pastas com seu nome de usuário. Eu penso que seja assim porque numa experiencia que efectuei, para ter acesso aos ficheiros que estavam na pasta "Meus Documentos", tive de criar uma opção de arranque como a que mencionei acima, e depois foi necessário indentificar-me com o username e password correctas. Caso contrário seria impossível da minha parte ter acesso a certos documentos que estavam naquela pasta. Tinha acesso a todo o disco, menos a tudo o que estivesse na pasta "D:\Documents and Settings\username". Se estiver errado, corrigem--me se faz favor. Sou um n00b em Windows. LOL :D
 
Originally posted by SwimmerBoy
Existe um programa em dos que dá para ver as drives ntfs....

Ai dá para copiar TUDO

Até mesmo os ficheiros que estão protegidos pelo XP na pasta ..\Documents and Settings\username...? Se sim, sabes o nome desse programa, pode-me ser util. :D Espero apenas que lá por ser em DOS, esse programa suporte ficheiros cujo nome seja longo e contenha espaços
 
o prog dá para copiar tudo....
tens unicamente de arrancar em diskete....

Vou à procura do nome e já edito o post...

---Post edited-----

procura isto

Hiren_BootCD_v4.2.iso

tem muita coisa boa.....
 
Última edição:
talvez de mas eu ainda nao descobri como...

Em relação a ligares um disco com So antigo num sistema diferente e novo, o Xp não tem probs.... (acabei de experimentar)
 
Originally posted by SwimmerBoy
procura isto

Hiren_BootCD_v4.2.iso

tem muita coisa boa.....

Eu sei, já aqui tenho esse cd de arranque faz já algum tempo. :D Mas qual dos programas permite fazer a cópia dos ficheiros? Humm... cheira-me a "testing" da minha parte... lá vou eu experimentar os programas que ainda não utilizei neste cd.:P
 
Fazes como o Praetorian disse, e "tomas propriedade" dos ficheiros...

Por DOS, por copy, nunca mais te safas (ainda se fosse o Ghost... )
 
Back
Topo