Maquina Virtual...

Copa7

Power Member
Boas, é o seguinte eu queria instalar o Ubuntu no meu pc, tenho a imagem .ISO dentro do windows, mas nao queria ter de criar uma nova partição para o instalar... Ouvi falar em usar a maquina virtual, gostava de saber melhor como isso funciona, mas principalmente se com essa maquina virtual posso instalar o ubuntu sem ter de criar nova partiçao...

Cumps
 
Boas, é o seguinte eu queria instalar o Ubuntu no meu pc, tenho a imagem .ISO dentro do windows, mas nao queria ter de criar uma nova partição para o instalar... Ouvi falar em usar a maquina virtual, gostava de saber melhor como isso funciona, mas principalmente se com essa maquina virtual posso instalar o ubuntu sem ter de criar nova partiçao...

Cumps

a maquina virtual e um programa que imita um pc... cria um fixeiro de um disco virtual e so te guarda tudo nesse ficheiro... não são necessárias partições extra... tens também o Wubi, onde podes instalar o ubuntu em ambiente windows, sem complicações de partições... instalas como se tratasse de um programa normal de windows, reinicias e aparece-te um ecran para escolheres entre o windows e o ubuntu...
 
A alternativa é usares um programa chamado VirtualBox que te serve para criares máquinas virtuais, a partir do tal ficheiro *.iso que tens no Windows.

O disco rígido vai ficar como está actualmente, sem que qualquer alteração seja feita. Apenas são usados os recursos do sistema, tal como a memória RAM, etc.
 
No entanto, há que referir que usar SO via Virtual Machines tem os seus contras. Perdas de performance, de algumas features, não há aceleração gráfica (apesar de já depender do software usado), etc.
Claro que é um ambiente sandbox excelente, o processo de instalação é mais rápido (ler do disco vs ler do CD), mas tem sempre contras.

Quanto ao WUBI, também tem alguns contras. Falta de hibernação, filesystem mais dado a perdas de dados/corrupção total em shutdowns não programados e também perda de performance.
 
Back
Topo