Marcas, Feedback de células de baterias de Li-ion

PsySc0rpi0n

Power Member
Boas.

Alguém sabe de marcas (boas e duvidosas aka chinocas) para substituir as que temos nos nossos laptops? Reviews e sítios onde se podem comprar, etc?

Edited;
Vou tentar abrir a minha bateria (Cleco P170EM) e tentar perceber que cells estão death para as tentar substituir.
Alguém sabe que formato de cells tem esta bateria?
No autocolante dela diz 14.8V mas eu medi com o multímetro e deu-me mais de 16V. Não sei se é mau ou bom.
 
Última edição:
O que normalmente os chinocas fazem é reciclar. As células que não estão mortas voltam a meter num pack e vendem como novo.
Já agora, cuidado ao substituir, isso é soldado com tabs e spot welder, com o ferro de soldar arriscas a rebentar com isso..
 
O que normalmente os chinocas fazem é reciclar. As células que não estão mortas voltam a meter num pack e vendem como novo.
Já agora, cuidado ao substituir, isso é soldado com tabs e spot welder, com o ferro de soldar arriscas a rebentar com isso..

Já me apercebi disso. Espero não ser assim tão difícil. Mas queria mesmo era comparar preços de marcas brancas e preços de marcas de renome e ver se compensa. É que preços para a bateria do meu portátil anda a variar entre os 50€ e os 120€ que é um absurdo! Deve compensar substituir!
 
Eu tenho estação de soldar e multímetro. Acho que só me falta perceber como se abre a bateria, ver quais as células mortas e comprar para substituir.
 
Também tenho que ver o formato das células.

Será que adianta tentar usar um carregador de baterias (Technoline BC700) para fazer um Discharge-Refresh a ver se ajuda alguma coisa? Eu anteontem meti a bateria numa caixa hermética e ficou 24h no congelador. Ontem à noite tirei-a e esteve ao ambiente para voltar à temperatura normal e tive que ir enxugando para evitar condensação.
 
Tentar carregar a beteria com um carregador inteligente tipo Technoline BC700 está fora de questão, certo? É que as baterias são Li-ion e o carregador é para NiCD e NiMH para além do facto de o carregador ser apenas de 3V.

Outra coisa que reparei é que a voltagem nominal da bateria é 14.8V senão me engano e eu com o multímetro meço 16.09V.
 
Já abri a caixa da bateria. Acho que uma das células poderá estar danificada. Vê-se alguma ferrugem num dos pólos dessa célula. São 8 células da Samsung, ligadas duas a duas em paralelo, ou seja, é como se fossem 4 células mas cada uma aguenta com metade da corrente que uma só aguentaria se fossem só mesmo 4 células em série!
Agora é procurar onde posso comprar destas células e ver se compensa. Eu acho que compensa, embora por pouco.
Se alguém souber de sítios para comprar células da Samsung (ICR18650-26FU SDI 4C31), agradecia que partilhassem.
 
Eu tenho estação de soldar e multímetro. Acho que só me falta perceber como se abre a bateria, ver quais as células mortas e comprar para substituir.
Devias tentar perceber como funcionam as celulas de lítio, e o risco de exposição a altas temperaturas.. Não é por acaso que não se usam ferros ou estações de soldar em baterias
 
Devias tentar perceber como funcionam as celulas de lítio, e o risco de exposição a altas temperaturas.. Não é por acaso que não se usam ferros ou estações de soldar em baterias
Já mandei um set completo. A minha bateria está numa configuração 4S2P e já me informei de como o fazer. Obviamente que há riscos, mas prefiro correr esses riscos que pagar 100€ ou mais por uma bateria nova.

Mas se tens alguma experiência e conselhos, partilha-os.
 
Back
Topo