Media center + TV

Psycho_Mind

Suspenso
Boas.

Tenho visto surgirem cada vez mais mini-pc e com caracteristicas também elas a evoluirem. A minha questão vai então para a utilização destas 'pequenas máquinas' como media center para ligar à tv e poder ter assim uma funcionalidade 'de pc' na tv, ou se será (pelo menos para já) melhor ter uma Smart TV ? Ou ainda, se for caso disso, sugerem melhores soluções existentes no mercado para ligar à tv.

Obrigado.
 
Mesmo as televisões de gama média (que não são Smart TV) já possuem capacidades de leitores multimédia, suportando vários codecs de vídeo e áudio, bastando em muitos casos a inserção de uma pen formatada em NTFS com os ficheiros que queres visualizar e depois é só activar a aplicação pelo comando da televisão. Um media center dedicado permite expandir esta gama de televisões com um maior número de codecs, aplicações e internet. Actualmente até compensa um media-center para este fim, desde que não seja muito caro.
 
Mesmo as televisões de gama média (que não são Smart TV) já possuem capacidades de leitores multimédia, suportando vários codecs de vídeo e áudio, bastando em muitos casos a inserção de uma pen formatada em NTFS com os ficheiros que queres visualizar e depois é só activar a aplicação pelo comando da televisão. Um media center dedicado permite expandir esta gama de televisões com um maior número de codecs, aplicações e internet. Actualmente até compensa um media-center para este fim, desde que não seja muito caro.

Mas no caso de utilizar uma pen, disco externo, etc serviria apenas para ver conteudo (filmes, musica...) 'retransmitido' na TV ao invés de ser no pc, sem poder interagir ou utilizar o mesmo, principalmente para acesso à internet.

Era nesse sentido que ia a minha questão, mais em adquirir um media center dedicado que permitisse tudo isso, sempre mais versátil penso eu, ou por exemplo o mini-pc para o mesmo efeito. Sem alguém pudesse dar uma opinião de utilizador para estes conceitos ou quem tenha Smart TV se a mesma já possibilita ter estas soluções.
 
Ora aqui está um assunto que dá muito que falar, e penso que já deve ter sido debatido várias vezes noutros tópicos. Mas como tb é algo do meu interesse, e para o qual confesso que ainda não encontrei a solução ideal, vou partilhar as minhas ideias.

1º passo: que conteúdos pretendemos ter na nossa tv?
As opções passam por
- Emissão de TV com ou sem DVR. Pode parecer óbvio mas há quem opte por prescindir por completo de tv;
- Internet. Aqui tb pode depender se queremos a experiência completa de um browser, ou se bastam apenas alguns conteúdos que podem ser vistos através de "apps", tipo Youtube, Vimeo, Revision3, etc;
- Jogos. Aqui vai depender de que tipo de jogos e que tipo de plataforma queremos (pc/consola).
- Vídeos e Fotos guardados em formato digital nos seus mais variados formatos. E aqui também é importante não só conseguir ter estes conteúdos na nossa tv mas também de que forma esses conteúdos são acessíveis. Isto pode variar desde uma simples lista dos conteúdos que podemos visualizar a um ambiente sofisticado, organizado e com informação detalhada (tipo XBMC)

2º passo: como ter os conteúdos que pretendemos na nossa tv?
Ora a partir daqui tudo depende do primeiro passo e existem muitas direcções possíveis a tomar. É imperativo ter todas as funcionalidades apenas numa máquina? Será melhor deixar certos conteúdos para outros aparelhos dedicados? É necessário haver portabilidade de todos ou certos conteúdos?
Eu podia descrever o meu caso e todas as opções que já ponderei, mas como é o teu tópico responde à questão do 1º passo e continuamos a partir daí. :)

cumps
 
Boas.

Parece-me bem... vamos a isto :)

Eu pessoalmente não sou pessoa que assiste tv, pelo menos de forma convencional, por norma broadcast, mas lá está que acabando por ter um serviço de internet que também tem tv por cabo acabo por ter tv na mesma nem que seja para ver uma coisa ou outra que passe de interesse (o que é raro).

No que toca a aplicações, e apenas apps como referes penso que o conceito smart tv seria suficiente, mas sinto que depois se pode ficar limitado caso se queira talvez mais um conceito de internet como num computador, mas lá está, utilizando aqui a tv. Passa muito pela utilização de conteudos na clound, acesso a conteudos audio e video que só tendo um 'computador' propriamente dito se poderá ter a experiência que se pretende. Mas depois também poderia haver o caso de ter um disco partilhado através do router e aceder diretamente na tv, que seria apenas necessario atraves de um endereço IP.

Aqui a minha questão também se prende muito por não ter uma noção completa do que a Smart TV permite, visto nunca ter utilizado nenhuma e assim ver o que a mesma oferece.
 
Mas estás a considerar comprar uma Tv nova? Ou já tens uma smart TV e ainda não exploraste bem? É que em relação a este aspecto não posso ajudar muito pois também ainda não tive oportunidade de fazer um "test drive" dessas funcionalidades. Mas uma procura no youtube por smart tv review é capaz de dar umas luzes.
Já agora aproveito para perguntar: tens alguma consola de jogos?
 
Última edição:
Mas estás a considerar comprar uma Tv nova? Ou já tens uma smart TV e ainda não exploraste bem? É que em relação a este aspecto não posso ajudar muito pois também ainda não tive oportunidade de fazer um "test drive" dessas funcionalidades. Mas uma procura no youtube por smart tv review é capaz de dar umas luzes.
Já agora aproveito para perguntar: tens alguma consola de jogos?

Estou a querer comprar uma TV, dai as minhas questões. Já que vou gastar € queria poder infornar-me o melhor possivel antes de comprar. É sempre bom ter dicas de pessoal que possua ou já tenha experimentado. Tenho visto em particular as Samsung LED com SmartTV, mas sem essa funcionalidade ou plasmas ainda faz diferença no preço e ai poderia ser preferivel ter um aparelho externo a fazer a função de media center.
 
Back
Topo