Mediaset processa Google e YouTube em 500 milhões de euros

carlosjisas

Power Member
O site de partilha de vídeos continua a coleccionar processos. O grupo italiano de comunicação social Mediaset, da família de Silvio Berlusconi, moveu uma acção contra o YouTube e a sua proprietária Google por utilização ilegal dos seus conteúdos. Num comunicado citado pela Reuters, a Mediaset informa que pretende uma indemnização de «pelo menos 500 milhões de euros» pelos «danos imediatos» que alega que o YouTube lhe causou.

A este valor pode ainda vir juntar-se o das receitas publicitárias associadas aos vídeos que não foram realizadas, afirmou a empresa.

O grupo alega no processo, que deu entrada num tribunal de Roma, que uma análise feita ao YouTube no dia 10 de Junho detectou «pelo menos 4.643 vídeos e clipes que nos pertencem, o equivalente a mais de 325 horas de transmissão sem direitos».

Segundo a Mediaset, isto corresponde à perda de 315.672 dias de emissão no seus três canais de televisão.

A Mediaset engrossa desta forma a lista de empresas de conteúdos que processaram o YouTube por alegada violação de direitos de autor. Dois exemplos são a norte-americana Viacom e a francesa TF1, que exigem ao site indemnizações de mil milhões de dólares e 100 milhões de euros, respectivamente.

O YouTube está ainda a ser alvo de um processo semelhante em Espanha, interposto pela Telecinco, unidade da Mediaset detentora do canal mais visto no país vizinho.
 
Bem mais alguém quer ganhar uns milhões? Vou só ali criar uma estação de TV, chamar o Zé para por uns videos no Youtube e depois vou processá-los.
 
Há-de chegar o dia em que, com tanto processo em cima, o Youtube ainda fica vazio de conteudo, sem qualquer video porque todo e qualquer video tem direitos de autor.
 
Back
Topo