Melhor forma de "espalhar" net?

Wishes

Power Member
Viva ppl!

Queria.vos colocar uma questao... tou a pensar comprar um apartamento e, como ta em fase de construção, tinha a possibilidade de colocar alguns cabos... entao a minha questão é a seguinte, qual seria a melhor maneira, visto que uso netcabo, de colocar net na sala e nos quartos, valerá a pena colocar cabos de rede nas paredes?? ou um bom router wireless seria a solução? tou mais inclinado para esta segunda, mas tenho receio pq, com o router que tenho, a net muitas vezes nao liga e cai, tendo que ligar por cabo (é um router dakeles da campanha netcabo de algum tempo atras..)

uma outra solução é nao fazer nada, visto que vem pelo cabo da tv, esse já existe em todo o lado, mas precisava de andar a mudar o modem....

Obrigado!!
 
Vamos tentar analisar todas:

Solução "Não Fazer Nada"

Instalação:
- Mudas de divisão, tens de trazer contigo o splitter e o modem

Vantagens:
- É a mais barata

Desvantagens:
- Dá uma trabalheira andar a pessear as coisas pela casa fora
- Arriscas-te a dar cabo de alguma coisa, com tanto liga-desliga
- Para um (1) computador funciona. Se quiseres ligar mais... terás de vir ao search do TZ que já cá está explicado.
(posso adiantar-te que a solução passa por um router, WiFi ou não :))


Solução Router Wireless

Instalação:
- Basta ligar ao modem, em qualquer lugar da casa

Vantagens:
- Simples
- Não tens cabos espalhados

Desvantagens (ou possíveis problemas):
- Todos os computadores terão de ter placa de rede WiFi (aqueles que estiverem na mesma divisão do router poderão ligar-se por cabo)
- Poderás ter zonas da casa em que o sinal seja demasiado fraco (isso depende da qualidade de construção. Paredes mais sólidas oferecem mais resistência)
- Se não protegeres bem a ligação, podes estar a colocar um sorriso na cara dum vizinho (isto resolve-se facilmente com uma boa configuração do router)


Solução "Instalação de Cabos e Fichas"

Instalação:
- Para ser uma instalação bem feita e a pensar no futuro, convém que seja montada em rede.
- Isso implica que todas as ligações de cada divisão se unam num mesmo ponto e que estejam ligadas a um router.

Ou seja:
Imaginemos que o apartamento tem 2 quartos, 1 sala, 1 escritório, 1 cozinha e 2 casas-de-banho.
O escritório será o ponto central onde terás o modem e o router.
Todas as ligações das divisões terão de ir ter ao escritório e ligar ao router.
(ficha quarto 1 -> escritório), (ficha quarto 2 -> escritório),(ficha 1 sala -> escritório),(ficha 2 sala -> escritório),(ficha cozinha -> escritório), etc...
Podes contar com uma valente régua de tomadas na parede do escritório, ou então mandas fazer um buraco onde se reunam os cabos e "escondas" o router lá dentro e fica tudo bonitinho dentro da parede. (assim tb poupas mais algum €€ em tomadas RJ45)

Vantagens:
- Segura
- Não tens cabos espalhados pela casa fora, por baixo das portas nem encostados às paredes.
- Basta as máquinas terem placa de rede. Mesmo não tendo, sai mais barata que uma placa WiFi.
- Podes usar WiFi na mesma. Basta colocares um AP na divisão em questão.
- Tendo várias máquinas ligadas nessa rede, terás de certeza uma ligação estável e no mínimo a 100Mbps.
Com WiFi... bom... já tens um router, já sabes o que a casa gasta...

Desvantagens (ou possíveis problemas):
- Entre cabos, fichas (tomadas) e mais uns pormenores... não sei se sairá mais barata.

Em todo o caso, se fôr bem estudada e implementada é uma solução óptima, talvez a mais eficaz e polivalente de todas.
 
Última edição:
Vamos tentar analisar todas:

Solução "Não Fazer Nada"

Instalação:
- Mudas de divisão, tens de trazer contigo o splitter e o modem

Vantagens:
- É a mais barata

Desvantagens:
- Dá uma trabalheira andar a pessear as coisas pela casa fora
- Arriscas-te a dar cabo de alguma coisa, com tanto liga-desliga
- Para um (1) computador funciona. Se quiseres ligar mais... terás de vir ao search do TZ que já cá está explicado.
(posso adiantar-te que a solução passa por um router, WiFi ou não :))


Solução Router Wireless

Instalação:
- Basta ligar ao modem, em qualquer lugar da casa

Vantagens:
- Simples
- Não tens cabos espalhados

Desvantagens (ou possíveis problemas):
- Todos os computadores terão de ter placa de rede WiFi (aqueles que estiverem na mesma divisão do router poderão ligar-se por cabo)
- Poderás ter zonas da casa em que o sinal seja demasiado fraco (isso depende da qualidade de construção. Paredes mais sólidas oferecem mais resistência)
- Se não protegeres bem a ligação, podes estar a colocar um sorriso na cara dum vizinho (isto resolve-se facilmente com uma boa configuração do router)


Solução "Instalação de Cabos e Fichas"

Instalação:
- Para ser uma instalação bem feita e a pensar no futuro, convém que seja montada em rede.
- Isso implica que todas as ligações de cada divisão se unam num mesmo ponto e que estejam ligadas a um router.

Ou seja:
Imaginemos que o apartamento tem 2 quartos, 1 sala, 1 escritório, 1 cozinha e 2 casas-de-banho.
O escritório será o ponto central onde terás o modem e o router.
Todas as ligações das divisões terão de ir ter ao escritório e ligar ao router.
(ficha quarto 1 -> escritório), (ficha quarto 2 -> escritório),(ficha 1 sala -> escritório),(ficha 2 sala -> escritório),(ficha cozinha -> escritório), etc...
Podes contar com uma valente régua de tomadas na parede do escritório, ou então mandas fazer um buraco onde se reunam os cabos e "escondas" o router lá dentro e fica tudo bonitinho dentro da parede. (assim tb poupas mais algum €€ em tomadas RJ45)

Vantagens:
- Segura
- Não tens cabos espalhados pela casa fora, por baixo das portas nem encostados às paredes.
- Basta as máquinas terem placa de rede. Mesmo não tendo, sai mais barata que uma placa WiFi.
- Podes usar WiFi na mesma. Basta colocares um AP na divisão em questão.
- Tendo várias máquinas ligadas nessa rede, terás de certeza uma ligação estável e no mínimo a 100Mbps.
Com WiFi... bom... já tens um router, já sabes o que a casa gasta...

Desvantagens (ou possíveis problemas):
- Entre cabos, fichas (tomadas) e mais uns pormenores... não sei se sairá mais barata.

Em todo o caso, se fôr bem estudada e implementada é uma solução óptima, talvez a mais eficaz e polivalente de todas.



Acrescenta nas desvantagens das redes wireless, a largura de banda disponivel...

Eu cá acho que ainda vale mais cat5 blindado.
Se tens possibilidade de passar cablagem, acredita que era o melhor.
 
re:

Para uma habitação nova, em construcção ou reconstrução mete-se logo Cat6 ou cat6 blindado.

Para alem de ser muito mais barato que as soluções wireless, oferece mais segurança, melhor latencia, melhores serviços de QoS, melhor largura de banda.


Wireless só oferece a vantagem de teres net em sitios onde a tua instalação que fizes-te não chega, ter menos 1 fio e teres menos trabalheira a instalar. De resto perde em tudo.
 
Para uma habitação nova, em construcção ou reconstrução mete-se logo Cat6 ou cat6 blindado.

Para alem de ser muito mais barato que as soluções wireless, oferece mais segurança, melhor latencia, melhores serviços de QoS, melhor largura de banda.


Wireless só oferece a vantagem de teres net em sitios onde a tua instalação que fizes-te não chega, ter menos 1 fio e teres menos trabalheira a instalar. De resto perde em tudo.

Só não falei em CAT6 blindado pq é substancialmente mais caro :D
 
obrigado pelas respostas

traduzindo por miúdos, o que é o cat6??

o que implica isso na casa, como se faz a instalação, etc...

e qt custa?


ja agora, por cada metro de cabo qt custará +- por nas paredes?


obrigado!!
 
obrigado pelas respostas

traduzindo por miúdos, o que é o cat6??

o que implica isso na casa, como se faz a instalação, etc...

e qt custa?


ja agora, por cada metro de cabo qt custará +- por nas paredes?


obrigado!!

Categoria 6 é um cabo de rede com uma ligação RJ45 perfeitamente normal :)

Podes ler mais acerca disso aqui

A meu ver se fores por esta instalação (que é a que eu recomendo) ela vai-te ficar mais cara do que se a fizeres por wireless mas por outro lado passas a ter uma rede estavel, rapida e acima de tudo segura.

Para fazeres a instalação aconselho-te a colocares calhas independentes das usadas para os cabos de electricidade para evitares interferências ou então ires para um categoria 6 blindado que é mais caro do que o categoria 6 normal mas acredita que a instalação de rede fica bem melhor se estiver em calhas à parte e preferencialmente até evitar que elas estejam proximas uma da outra (erro muito comum) :)

Em relação a preços isso mais alguem vai ter de te dizer pq eu so as monto :) Não passo as facturas ;)
 
Back
Topo