Melhor interface para Portátil com alguns anos

AJMD

Power Member
Tenho um portatil Dell Inspiron 1525,da qual me foi indicado que devido ao portátil ja ter uns anos e devido a resolução do ecra, deveria usar outra binterface tipo Mate ou xfce, concordarão? teria ganhos no rendimento do portátil (é apenas para navegar na web, videos e editor texto)

OS: Mint 18 sarah
Kernel: x86_64 Linux 4.4.0-21-generic
Uptime: 1d 15h 33m
Packages: 2412
Shell: bash 4.3.42
Resolution: 1280x800
D E: Cinnamon 3.0.6
WM: Muffin
Theme: Linux Mint (Mint-X)
GTK Theme: Mint-X-Orange [GTK2/3]
Icon Theme: Mint-X-Orange
Font: Noto Sans 9
CPU: Intel Core2 Duo CPU T7500 @ 2.201GHz
GPU: Mesa DRI Intel(R) 965GM
RAM: 1334MiB / 3942MiB


obrigado desde ja pelas opinioes
 
Linux Mint xfce, Manjaro xfce, esta ultima rola muito bem no mesmo portátil dell 1545. E a Maria está bastante satisfeita, queixava-se de travamentos com o w7. Experimenta e vê qual a se adapta melhor ao teu portátil.
 
o bom do mundo TUX, é poderes por e tirar até ficar ao teu gosto,
como já foi dito, LXDE é o caminho a seguir.
na linha ubuntu, também têns o xubuntu e lubuntu.
 
O mais importante é veres as distrobuições que tẽm suporte melhor a arquitecturas antigas estilo x86.
O Slackel é do melhor e depois tens outros como o GobangOS , Lubit Linux etc → tudo o que seja Openbox ou outros tipo gestor de janelas.
Tens ainda os tipo texto com dwmx debian etc...

A partir de agora as distribuições com suporte a x86 vão ser cada vez menos e deves importar-te em conseguir uma que seja para muito tempo ou mesmo a final desse equipamento.

Tens ainda o Lubuntu ou o Icebox ou o Bento Linux são mais algumas derivadas Ubuntu com Lxde ou menor Openbox ...

Se não te importar serem derivadas Debian ou Ubuntu o Slacel é perfeito e do melhor entre equilibrio de recursos e uso a tempo longo.
 
Com esse portátil corres bem elementary os...se queres mesmo mint vai para matte (testa cinnamon que julgo que tb aguente) ;)
 
Com esse portátil corres bem elementary os...se queres mesmo mint vai para matte (testa cinnamon que julgo que tb aguente) ;)
eu antes tinha o mint cinnamon que ate corria bem, mas como em conversa de disseram que com uma interface mais leve seria melhor dai pedir mais opiniões.
tanto que o processador tem arquitetura x64
 
eu antes tinha o mint cinnamon que ate corria bem, mas como em conversa de disseram que com uma interface mais leve seria melhor dai pedir mais opiniões.
tanto que o processador tem arquitetura x64

Então experimenta Pclinuxos Mate ou Xfce, ambos correm bem e detectam os drivers proprietários, instalando os correctos.

Deixo-te aqui umas ideias https://forum.zwame.pt/threads/como-e-o-vosso-nix-desktop-p.152838/page-133#post-13896232
https://forum.zwame.pt/threads/como-e-o-vosso-nix-desktop-p.152838/page-133#post-13886790 e https://forum.zwame.pt/threads/como-e-o-vosso-nix-desktop-p.152838/page-133#post-13896443
 
eu antes tinha o mint cinnamon que ate corria bem, mas como em conversa de disseram que com uma interface mais leve seria melhor dai pedir mais opiniões.
tanto que o processador tem arquitetura x64

Tu tens um computador que neste momento tem x86_64 é hibrida podes escolher usar 64 ou x86 ou x86_64 , os 64 tendem a ser mais rápidos , isso seria o estilo de distro arquitectura que tu escolhes para o teu pc como ele aceita todas escolhes a que mais te convier .

Já no estilo desktop é onde tens de ponderar certas coisas porque os escritórios compostos Gnome KDE consomem sempre mais que outros ou mesm que gestores de janela como Openbox isso depois vai influenciar na carga de sistema e com o tempo pode dar-te dores de cabeça se por exemplo andares com menos 4GB RAM ou or aí dado que hoje em dia os escritórios são desenhados para arquitecturas presentes que trazem por exemplo 8 GB RAM, lembrando que por exemplo um x86 ou 32 bits só aceita até 4GB ...

Depois ponderas tb usos se realmente fores usar só office e ver videos podes andar com um KDE sem problemas mas se fores andar com GIMP já tens de pensar se o pc em função do que tem como corpo vai fluir sempre bem com um escritório tão composto a executar tarefas que exigem alto processamento.

Mais ou menos é isso.

Existe uma regra básica se for escolher por escolher então escolhe-se o mais básico um OPenbox um LXDE uma coisa assim porque fazem o trabalho na mesma é só dizer que não sendo compostos não vêem tão trabalhados visualmente e com efeitos etc ,,, mas também podem ser configurados para terem efeitos etc... , ora se escolheres uma coisa básica tens uma vantagem deixas muitos recursos do pc livres para uso de carga em software operacional por exemplo uma coisa é abrir um documento office que tem 20 páginas e outra é abrir um com mil, se a isso juntares edição então adicionas mais operação sobre o software e isso leva a carga e sistema ora se tu fizeres isso num openbox como tens pouca carga de sistema per si tens muitos recursos disponíveis para usar no processamento da edição do documento já se usares KDE tens per si menos recursos tais disponíveis e aumentas o perigo de ter lentidão por exemplo na execução da tarefa .

Não obstante tens um processador RAM capaz de usar bem até um KDE portanto podes usar tudo o que está a abaixo já que o KDE é o tipo escritório que mais consome normalmente. Mesmo que uses KDE salvo outros erros como gráfico não terás lentidão o GNU/Linux por si é muito rápido se por acaso tiveres lentidão vais dar logo conta.

Para ficares como uma ideia o Ubuntu Unity 16.04 requer como requisito minimo um processador duo , isto ilustra bem que à medida que as distros se desenvolvem váo requerendo por sí para uma boa execução hardware com um certo período de tempo no mercado portanto saber escolher bem o tipo de distro evita cargas de trabalho com constantes mudanças de distro.
 
gostaria de saber se é possível criar uma pen com varias distribuições de linux?

Não percebi se queres instalar várias distribuições numa pen ou ter instaladores de várias distribuições e escolher qual queres instalar. Qualquer dos dois é possível. No primeiro caso é só particionar a pen e instalar normalmente, usando as partições que quiseres. No segundo caso podes usar uma ferramenta como esta:

http://www.pendrivelinux.com/yumi-multiboot-usb-creator/
 
Não percebi se queres instalar várias distribuições numa pen ou ter instaladores de várias distribuições e escolher qual queres instalar. Qualquer dos dois é possível. No primeiro caso é só particionar a pen e instalar normalmente, usando as partições que quiseres. No segundo caso podes usar uma ferramenta como esta:

http://www.pendrivelinux.com/yumi-multiboot-usb-creator/

é mesmo o 2º caso uma pen com varias distribuições para poder instalar a que eu quiser, essa pen teria de ser criada em linux.
encontrei o multisystem, mas não me esta a permitir a instalacao, dame erro "xterm" quando faço para executar atraves da consola :sad:

http://www.pendrivelinux.com/multiboot-create-a-multiboot-usb-from-linux/

estou com mint mat
 
é mesmo o 2º caso uma pen com varias distribuições para poder instalar a que eu quiser, essa pen teria de ser criada em linux.
encontrei o multisystem, mas não me esta a permitir a instalacao, dame erro "xterm" quando faço para executar atraves da consola :sad:

http://www.pendrivelinux.com/multiboot-create-a-multiboot-usb-from-linux/

estou com mint mat

Instala o xterm isso é um terminal, se não estou enganado, depois de instalares tenta outra vez já deves conseguir.
 
Se te dá erro quando fazes "executar através da consola" também podes abrir um terminal e executar lá diretamente, pode dar mais informação sobre o erro.
 
So diz "erro term"

Como instalo através do terminal ou corro o multi sistem através do terminal?
Sou meio noob em comandos
Obrigado

Sent from mTalk
 
Back
Topo