Melhorar segurança/protecção

MCH2387

Power Member
boas
sou um utilizador de ubuntu mas até agora apenas me servia dele para trabalhar (programação, compilar c, java, etc etc)
com isto apenas instalava o SO e os pacotes que necessitava mas gostava de saber mais porque estou a pensar usar regularmente para tudo.
ou seja, gostava de saber mais sobre quais os programas que devo adicionar para que tudo funcione bem, coisas relacionadas com a protecção, pacotes etc etc

muito obrigado
 
Última edição pelo moderador:
Isso vai depender do tipo de utilização que vais dar ao SO.
Se for para o dia-a-dia, podes instalar pacotes muito úteis como openoffice, player de vídeo como o vlc ou mplayer, codecs para audio e video, etc.
Aconselho a visitar este site.
 
Instala aquilo que precisares.
Quanto mais usares vais sentir necessidade de utilizar um programa pra fazer isto, outro para fazer aquilo, e à medida que precisares, instalas.
Tens que descobrir por ti qual o programa que mais de adequa às tuas necessidades, e pelo facto de haver vários programas para o mesmo propósito, só tens é que os descobrir.
Afinal essa é a beleza de utilizar Linux.
 
Segurança? continuar a usar o ubuntu pois ele já é uma segurança...

esta a falar de utilizar o qê concretamente? antivirus? firewall?

isso não é preciso no ubuntu :D
 
Nenhum SO é 100% seguro !
Os virus para o Linux são praticamente inexistentes e os que existem são praticamente ineficazes devido ao sistema de segurança natural do Linux. Portanto, antivirus não é necessário mas poderás instalá-lo para evitar propagar viroses para quem use Windows. Eu não uso nem faço questões de usar embora se montasse um servidor de mails Linux, já faria sentido.
Firewall é mais uma barreira contra invasões ao teu computador. Como disse atrás, o Linux é naturalmente um SO mais seguro, mesmo assim, seria uma boa ideia não nos descuidarmos e accionar uma firewall, não vá o diabo tecê-las!

Programas tipo anti-spyware, anti-rootkits, reg clean, disk optimizers, OS optimizer, etc.. etc.. é completamente inútil já que o SO não necessita minimamente disso. Resumindo, é menos lixo instalado.
 
Back
Topo