Memória Memória CAMM (Compression Attached Memory Modules)

JPgod

Moderador
Staff
Este tema merece uma thread dedicada, afinal é a maior alteração de memórias RAM em décadas

O formato CAMM foi criado pela DELL, mas foi passado para standart e agora na versão 2 que é mais compacto e vai permitir enfim voltar à ter upgrades de memórias em portáteis, mesmo usando LPDDR que infelizmente é apenas soldado.

Mas a novidade que há a intenção de portar o padrão também para desktops:
https://wccftech.com/compact-camm-memory-modules-coming-to-desktop-pcs/

Eu acho excelente porque
- Unifica desktop e laptops, para min um dos maiores problemas de memória SODIMM que os módulos de menor capacidade ficam sem uso, ao contrário dos DIMMs normais que pode juntar 4, ir para low end machines, etc.
- Ganho de espaço vertical (horizontal acaba por ser igual), ou seja melhora o arrefecimento e compatibilidade com coolers. Até pode permitir um cooler único para CPU + ram se o Z-height e distancia do socket for padronizado.
- Com isso, a ram pode ficar muito mais próxima do socket, melhorando o sinal e menor latência e velocidade.
- Permitir 256 bits em desktops de maneira mais simples, com menos espaço ocupado nas board.

desvantagens
- Obviamente implica boards e ram novas, mas já é normal em saltos trocar ambos mesmo
- Outro problema é querer expandir memória, com 4 slots e só botar mais 2 módulos, embora na prática é raro acontecer, eu pelo menos nunca usei 4 módulos, sempre preferi 2 por performance e estabilidade. Mas penso que por um "socket" de cada lado da board deve permitir 2 módulos CAMM por "canal", que resolve o problema. E com 256 bits teríamos 4 "sockets" que deve dar para 512-1TB de RAM fácil.
- Custo inicial deve ser elevado, seja pela complecidade, falta de economia de escala e chips de ram mais densos e caros, mas se os portáteis massificar isso, vai abaixar o preço rapidamente.

E com isso poderia aparecer um ZEN5/6 APU com LPDDR5X-9600 e timmings apertados, numa board ITX, mini besta altamente compacta.
 
Última edição:
Já tinha lido sobre este formato noutro lado e até fiquei meio espantado porque recentemente o "meu" portátil teve um upgrade para 32 GB e é razoavelmente recente (i7 1265U).
Não sabia que nos portáteis mais comuns a coisa estava tão a andar para trás.
 
Não sabia que nos portáteis mais comuns a coisa estava tão a andar para trás.

É um problema de duas partes. Um é os fabricantes não quererem máquinas que se possam fazer upgrade, por outro não consegues ter velocidades altas e baixos timings em SO-DIMM que é bastante importante para portáteis com iGPU.

Gostava de ver este formato a pegar tanto em desktops como portáteis. Melhorem é os conectores que já mexi nuns Dells com isto e os conectores são finicky :D
 
Back
Topo