MEO - Android TV

Alguém do Meo já respondeu à plebe:



Começamos mal, o Android tem vários tipos de testes (internos, alfa e beta) e para testar não seria necessário abrir ao povão. Se é para o fazer deveriam anunciá-lo como tal e criar um sistema onde deixar feedback. Enfim.. amadores...

Ainda por cima estamos a falar duma app que já teve ter muito tempo de desenvolvimento em cima. Vejam as versões mais recentes aqui:

https://tv-services.online.meo.pt/OTT/STB/ATV/config/wall_e_conf.json
basta os infiltrados vir aqui, tem todo feedback que precisam. lol
 
Alguém do Meo já respondeu à plebe:



Começamos mal, o Android tem vários tipos de testes (internos, alfa e beta) e para testar não seria necessário abrir ao povão. Se é para o fazer deveriam anunciá-lo como tal e criar um sistema onde deixar feedback. Enfim.. amadores...

Ainda por cima estamos a falar duma app que já teve ter muito tempo de desenvolvimento em cima. Vejam as versões mais recentes aqui:

https://tv-services.online.meo.pt/OTT/STB/ATV/config/wall_e_conf.json


Na minha opinião, até foram "inteligentes", em começar assim.

Sem estar nada oficial, tem sempre a "desculpa" de estar em modo beta.

Eles sabem muito bem, a onde tem que ir, para receber input da app (por exemplo este fórum), porque estar a criar algo, quando já existe?

Estar aberta ao "povão" o número de testes é muito superior, caso não saibas, se um app fica bloqueada, pode enviar um "relatório", para eles.

Relação ao equipamento, como seria espectável, quando for lançada, vai funcionar em mais equipamentos, que tiveram as specs que eles acham necessárias para funcionar bem.

Em princípio já devemos estar a enviar informações de utilização e estabilidade mesmo sem saber.
Comico no mínimo....
Exacto...
 
Possivlemente o termo "beta testers" não terá sido o mais adequado. Diria que a aplicação já está em modo "release preview" usando a terminologia usada no Windows 10, o que quer dizer que já está praticamente pronta para o público, mas alargando a um maior leque de pessoas podem-se ainda detetar algumas falhas que não seriam detetadas pelos testes normais. Assim, quando anunciarem de forma oficial, já estará mais estável.
 
Na minha opinião, até foram "inteligentes", em começar assim.

O problema é que até agora não prestaram informação sobre eventuais testes nem sequer os aparelhos suportados (info que não aparece na página da loja do Google). Em vez disso, já devem estar a receber telefonemas de pessoal que não percebe porque é que a app não corre nas suas boxes.
Mantenho a minha ideia que foi uma pura questão de amadorismo, de não saber como as coisas são feitas.

Falando de coisas mais terra-a-terra: ainda não tive tempo para ver tudo mas aqui vão as minhas conclusões sobre o modo de autenticação de dispositivo na app:
- a autenticação da box é feita do lado deles. Na própria app não é feito qualquer tipo de teste ou bloqueio do tipo de equipamento (a não ser a versão da API, algo que é bastante simples de mudar)
- para quem quiser "martelar" recomendo dar uma vista de olhos em com.alticelabs.meo.androidtv.features.splash.p029ui e com.alticelabs.meo.androidtv.data.model.authentication
- os URL de interesse estão todos em com.alticelabs.meo.androidtv.common.setting (procurem por "http")
- existem vários tokens de autenticação da app que estão em aberto. Na prática isto quer dizer que está o caminho aberto para terceiros fazerem o reverse engineering e lançarem uma app rival que usa os endpoints deles. Fica aqui o desafio aos developers nacionais!
 
Última edição:
O problema é que até agora não prestaram informação sobre eventuais testes nem sequer os aparelhos suportados (info que não aparece na página da loja do Google). Em vez disso, já devem estar a receber telefonemas de pessoal que não percebe porque é que a app não corre nas suas boxes.
Mantenho a minha ideia que foi uma pura questão de amadorismo, de não saber como as coisas são feitas.

Lá está, já saio oficialmente? Não, então não tem que prestar qualquer ajuda ou informação.

Sim, tenho pena do pessoal que está atender, não deve ter achado piada, nenhuma, mas também é só mais umas semanas.

Quando sair (eventualmente com a box deles) já existe uma informação oficial, e assim as pessoas já podem reclamar (o que parece estar na moda, reclamar de tudo e mais alguma coisa [emoji16])
 
Lá está, já saio oficialmente? Não, então não tem que prestar qualquer ajuda ou informação.

Mas só sabes isso há exatamente uma hora, antes disso foram dez dias sem um pio.
Se uma app aparece na loja, não tem nenhuma espécie de indicação que se trata de testes, que tipo de dispositivos são suportados, que não tem nenhuma forma dos utilizadores se juntarem a um grupo de testes (aberto, fechado, pré-lançamento, etc), então é natural que as pessoas a tomem como oficial e seria escusado andar por aí muito gente a queixar-se que não corre na TV X ou box Y.
 
Mas só sabes isso há exatamente uma hora, antes disso foram dez dias sem um pio.
Se uma app aparece na loja, não tem nenhuma espécie de indicação que se trata de testes, que tipo de dispositivos são suportados, que não tem nenhuma forma dos utilizadores se juntarem a um grupo de testes (aberto, fechado, pré-lançamento, etc), então é natural que as pessoas a tomem como oficial e seria escusado andar por aí muito gente a queixar-se que não corre na TV X ou box Y.

Hummm, desculpa mas não.

Desde do primeiro, dia que foi lançado no market, eu sabia que a app estava em testes.

Ah e tal e como sabias isso? Simples, bastava ir o site/Facebook da meo, para ver que não havia nenhuma informação, seja em novidades, ou algo do género.

É um pouco óbvio, quando isto for lançado oficialmente, vai ser lançado com "foguetes de artifício" [emoji1787], não vai ser um lançamento "escondido".

Outra coisa, a app tem menus em inglês, deduzo quando sair oficialmente, já esteja tudo em português.

E outra coisa, só estar disponível para 3 equipamentos (na realidade 2), quando sair oficialmente, tem que estar preparada para mais, mesmo com specs espeficias, pois já sabemos que equipamentos com Android, existem muitos.

Compreendo e entendo, que existe pessoas, pensam que isto era já oficial, e por isso fizeram o que seria "normal/espectável", ir para o fórum da meo ou fb.... reclamar, só resta mesmo informar essas pessoas, que ainda não oficial.

Relação a app, para mim, está 99%, para ficar a 100, só falta um filtro de canais.

Depois espero que não tenham receio em aumentar o bitrate, já não estamos em 2000.
 
Última edição:
@DiogoPita tu vais ganhar o prémio para as desculpas mais esfarrapadas do ano :-D "Ah e tal esta APP não funciona fora de casa porque funciona em boxs", "Ah e tal eu sabia que esta APP estava em testes porque não vi um post no facebook"... WTF, isto nem parece de um utilizador que está registado num fórum de informática

Obviamente que o @jorge.antunes tem razão. Esta APP já foi lançada publicamente. E não havendo nenhuma ressalva é como já fosse oficial. Os clientes não têm que andar adivinhar nada nem a deduzir com base em facebooks. A falta de informação o que faz é entupir a linha de apoio que por si só já é entupida por natureza ainda para mais no panorama que vivemos. Isto revela uma falta de organização. Mas isto já transversal a todos os ISPs.
 
Desde do primeiro, dia que foi lançado no market, eu sabia que a app estava em testes. Ah e tal e como sabias isso? Simples, bastava ir o site/Facebook da meo,

E desde quando isso é bitola para o quer que seja? Desde quando é que a Meo passou a ser expedita a anunciar novidades? Também não encontras em lado nenhum informação sobre as gravações automáticas que agora ficaram "mais inteligentes".
Era assim um esforço tão grande, um investimento tão avultado em homens-hora meter na descrição da app que esta é de testes e só suportada por três equipamentos?

Relação a app, para mim, está 99%, para ficar a 100, só falta um filtro de canais.

Concordo mas... e fala-se com quem sobre isso? É para isso que servem os testes, certo?
 
Última edição:
@DiogoPita tu vais ganhar o prémio para as desculpas mais esfarrapadas do ano :-D "Ah e tal esta APP não funciona fora de casa porque funciona em boxs", "Ah e tal eu sabia que esta APP estava em testes porque não vi um post no facebook"... WTF, isto nem parece de um utilizador que está registado num fórum de informática

Obviamente que o @jorge.antunes tem razão. Esta APP já foi lançada publicamente. E não havendo nenhuma ressalva é como já fosse oficial. Os clientes não têm que andar adivinhar nada nem a deduzir com base em facebooks. A falta de informação o que faz é entupir a linha de apoio que por si só já é entupida por natureza ainda para mais no panorama que vivemos. Isto revela uma falta de organização. Mas isto já transversal a todos os ISPs.

Já vários utilizadores, comentaram que tens uma atitude "agressiva" em comentar.

Para começar, eu não dei nenhuma desculpa, e se achas que devo ganhar um prémio, obrigado fico feliz por isso.

A realidade (criada pela meo) é que a app, não vai ser possível usar fora de casa, tu e vários utilizadores, sabem que essa realidade podia ser diferente, por isso, estar a falar de uma coisa que não é possível, (na minha opinião) é só perder tempo e causar, a pessoas menos informadas, confusão, algo que já existe, porque agora passou a existir 2 apps de "android" e bora lá por tudo no mesmo saco.

Já viste o que a NOS, fez com a Apple TV no início dava depois deixou de dar, as vezes estar a explicar as coisas de uma forma mais simples e directa é melhor, do que andar a dizer (a pessoas que não têm certos conhecimentos informáticos) que podem fazer X e Z para por a funcionar.

Além disso, estar a falar de certas coisas, que podem infringir as regras de utilização do equipamento, podem também estar a infringir as regras deste fórum, porque podem ser consideradas "ilegais".

Acho que cada um ainda é livre de pensar, e deduzir seja o que for.

Não é minha responsabilidade, nem vou perder tempo a pensar nisso, tipo i don't care, se as linhas ficam ocupadas, com este tipo de coisas, eles lá têm pessoas que se preocupam com isso [emoji16]

Podiam ter dito, ah e tal, vamos lançar uma app, mas ainda vai estar em testes, sim podiam, mas acredito que iria (também) exisitir pessoas a reclamar disso. Não o fizeram, por isso, paciência...

@jorge.antunes

Eu comparo o lançamento da App/box Android , como foi o lançamento da Apple tv, o que não faltou foi publicidade (digital) até novos pacotes acabou por existir.

Por isso, pela lógica (se calhar só minha) quando sair a box android deverá ser algo do género.

Não faço comparações boxs, com anúncios nas gravações automáticas.

Relação ao filtro, quando sair oficialmente, temos um sítio (fórum da meo) para sugerir isso, até lá só temos que esperar.

Para mim é só isso, mas de certeza que existe outras coisas que podiam ser mudadas para outras pessoas, com alguma sorte, ainda vão existir muitas outras versões da App.
 
@DiogoPita normalmente quem diz que sou "agressivo" é quem não consegue contrariar e tem que aceitar os argumentos usados contra a sua vontade. Porque o que eu comento é apenas a verdade. A prova disso é que não desmentiste um único ponto daquilo que escrevi.

É engraçado ler a tua preocupação com a desinformação dos utilizadores quando foste um dos contribuintes para ela. Alegando que APP não funcionava fora de casa porque funcionava como uma box normal. É verdade ou mentira que escreveste isso? É verdade, no entanto essa informação é falsa.

Agora mais recentemente alegas que sabias que esta APP estava em testes porque não viste nenhum post do facebook? WTF? É preciso acrescentar mais alguma coisa?

Eu sou contra ter-se que usar métodos para meter esta APP a funcionar fora de casa. Isso deveria ser possível por defeito como acontece na concorrência. E mais uma vez, para que ninguém não seja enganado pelas mentiras que tentam por aí espalhar, isso só não é possível por imposição da Meo. Só e apenas isso. Que poderá muito bem alterar este quesito no futuro se os clientes reclamarem até porque têm base para a reclamação usando os exemplos dos concorrentes.
 
@DiogoPita normalmente quem diz que sou "agressivo" é quem não consegue contrariar e tem que aceitar os argumentos usados contra a sua vontade. Porque o que eu comento é apenas a verdade. A prova disso é que não desmentiste um único ponto daquilo que escrevi.

É engraçado ler a tua preocupação com a desinformação dos utilizadores quando foste um dos contribuintes para ela. Alegando que APP não funcionava fora de casa porque funcionava como uma box normal. É verdade ou mentira que escreveste isso? É verdade, no entanto essa informação é falsa.

Agora mais recentemente alegas que sabias que esta APP estava em testes porque não viste nenhum post do facebook? WTF? É preciso acrescentar mais alguma coisa?

Eu sou contra ter-se que usar métodos para meter esta APP a funcionar fora de casa. Isso deveria ser possível por defeito como acontece na concorrência. E mais uma vez, para que ninguém não seja enganado pelas mentiras que tentam por aí espalhar, isso só não é possível por imposição da Meo. Só e apenas isso. Que poderá muito bem alterar este quesito no futuro se os clientes reclamarem até porque têm base para a reclamação usando os exemplos dos concorrentes.

Bora lá continuar com o off topic que é engraçado...

Novamente eu não menti em nada, se ficas feliz por argumentar dessa maneira, é o que importa.... para ti.

A app funciona fora de casa? Não, não funciona, oficialmente. É suposto funcionar fora de casa? Não, não é.

Não oficial, sim pode funcionar, pode funcionar em qualquer parte do mundo, mas é suposto funcionar, não.

A realidade, criada pela operadora, novamente....

App MEO GO (Android) , preparada para telemóveis / tablets

Quando se activa o multi, funciona em qualquer rede (isto é fora de casa)

App MEO (Android TV) preparada para boxs,

Não existe (por agora?) opção (oficial) para funcionar fora de casa.

"Android TV" se quiser funciona no PC, pois funciona (até Android corre em PC) , é só um SO, mas novamente, é suposto funcionar em PC, não, quem vai a uma loja comprar uma shield, não pergunta o assistente, se vai conseguir por o Android TV, a funcionar no PC.

Lá porque tu sabes, que podia funcionar, não se torna uma realidade para as operadoras.

Neste momento, só tens a NOWO, que o permite, acredito que a MEO, não veja a NOWO, como uma concorrente, acho que a MEO, deve estar mais "preocupada" com a NOS/Vodafone.

Estas mais satisfeito assim? [emoji1787]

Se as pessoas devem, fazer um "motim, incendiar carros", porque a app devia de funcionar fora de casa, devem reclamar nos canais correctos, para isso.

Peço desculpa, mas quando não existe em nenhum canal de comunicação, a falar da app, eu deduzi que ainda não tinha sido lançado oficialmente (sim facebook é usado como um canal oficial de comunicação, pela operadora)

Se preferes que tivesse dito, ah e tal, vais o site da MEO, e ainda não tens informação nenhuma sobre a app ou possível box, está dito.. [emoji12]
 
Última edição:
Meus caros, vamos a parar com o offtopic sff, mandem os vossos carinhos um ao outro por PM, se não daqui a pouco estamos a ler algo desagradável.
Cumprimentos.
 
Bora lá continuar com o off topic que é engraçado...

Novamente eu não menti em nada, se ficas feliz por argumentar dessa maneira, é o que importa.... para ti.

A app funciona fora de casa? Não, não funciona, oficialmente. É suposto funcionar fora de casa? Não, não é.

Não oficial, sim pode funcionar, pode funcionar em qualquer parte do mundo, mas é suposto funcionar, não.

A realidade, criada pela operadora, novamente....

App MEO GO (Android) , preparada para telemóveis / tablets

Quando se activa o multi, funciona em qualquer rede (isto é fora de casa)

App MEO (Android TV) preparada para boxs,

Não existe (por agora?) opção (oficial) para funcionar fora de casa.

"Android TV" se quiser funciona no PC, pois funciona, é só um SO, mas novamente, é suposto funcionar em PC, não, quem vai a uma loja comprar uma shield, não pergunta o assistente, se vai conseguir por o Android TV, a funcionar no PC.

Lá porque tu sabes, que podia funcionar, não se torna uma realidade para as operadoras.

Neste momento, só tens a NOWO, que o permite, acredito que a MEO, não veja a NOWO, como uma concorrente, acho que a MEO, deve estar mais "preocupada" com a NOS/Vodafone.

Estas mais satisfeito assim? [emoji1787]

Se as pessoas devem, fazer um "motim, incendiar carros", porque a app devia de funcionar fora de casa, devem reclamar nos canais correctos, para isso.

Peço desculpa, mas quando não existe em nenhum canal de comunicação, a falar da app, eu deduzi que ainda não tinha sido lançado oficialmente (sim facebook é usado como um canal oficial de comunicação, pela operadora)

Se preferes que tivesse dito, ah e tal, vais o site da MEO, e ainda não tens informação nenhuma sobre a app ou possível box, está dito.. [emoji12]

Se achas que passar informação falsa não é mentir... Chama-lhe o que quiseres.

Olha aqui tens mais uma informação falsa. Não é apenas a Nowo que disponibiliza APP de Android TV para fora de casa. A Vodafone também o faz. O que eu posso dizer? Ficas ofendido se eu disser que mentiste? Serei muito agressivo ao fazê-lo? Mas não foi isso que fizeste e tornaste a fazer?

Se não sabes, perguntas. Não há mal nenhum. Eu também não sei de muitas coisas e procuro me informar. E fim de offtopic.
 
Eu comparo o lançamento da App/box Android , como foi o lançamento da Apple tv, o que não faltou foi publicidade (digital) até novos pacotes acabou por existir.

Que eu saiba a app p/ Apple TV não esteve 10 dias em modo "incógnito" e em fase de "testes" na App Store. E a app foi lançada ao mesmo tempo que apareceu informação oficial. E bem, é assim que se faz.
Já o que se está a passar com esta app é uma trapalhada que só se explica por desconhecimento ou desorganização interna.

Não faço comparações boxs, com anúncios nas gravações automáticas.

A situação é exatamente a mesma: o Meo faz algo e "esquece-se" de informar os clientes - mesmo quando é uma coisa positiva! É algo recorrente, se és cliente deles há muito tempo já devias saber que ficas melhor informado aqui neste fórum do que pelas vias oficiais.

Relação ao filtro, quando sair oficialmente, temos um sítio (fórum da meo) para sugerir isso, até lá só temos que esperar.

Se é uma versão de teste tem de haver um canal onde se possa dar feedback, mesmo que a finalidade seja só de testar os servidores deles.
 
Última edição:
Ainda bem que as operadoras em Portugal criam apps para dispositivos Android TV, etc e permitem que elas sejam utilizadas fora de casa, estão de parabéns, pois normalmente não é isso que acontece. Olhando para o mais desenvolvido mercado de streaming, o americano, existem apps gratuitas para ver o serviço de cabo fora de casa mas estão limitadas a telemóvel e tablet. A Optimum (Altice na América) é exemplo disso. Essas apps em muitos casos nem podem ser simplesmente instaladas através de sideload numa TV box Android e usadas com airmouse, pois detectam a ligação HDMI e não funcionam, só martelando previamente.
Apps deste tipo de operador, que funcionem em TV boxes com ligação hdmi, lembro-me por exemplo da APP da Xfinity para Roku e mais algumas, poucas, se bem me lembro, todas são como a Meo, só funcionam dentro de casa.
 
Se achas que passar informação falsa não é mentir... Chama-lhe o que quiseres.

Olha aqui tens mais uma informação falsa. Não é apenas a Nowo que disponibiliza APP de Android TV para fora de casa. A Vodafone também o faz. O que eu posso dizer? Ficas ofendido se eu disser que mentiste? Serei muito agressivo ao fazê-lo? Mas não foi isso que fizeste e tornaste a fazer?

Se não sabes, perguntas. Não há mal nenhum. Eu também não sei de muitas coisas e procuro me informar. E fim de offtopic.

Ofendido por ti, nunca o vou ficar [emoji23][emoji1787]

Mais uma vez eu não menti, quando digo, que oficialmente o ISP, não o permite.

Nem é passar uma informação falsa ou incorrecta.

Se uma pessoa pergunta se pode usar a app, fora de casa, e tu respondes que pode, quem é que está a passar informação incorrecta?

Vodafone também permite, boa, não sabia. Para quem dá importância a isso, tem mais escolhas.

@jorge.antunes

É a tua opinião, sobre a maneira que eles trataram com a app.

Lá está, quando saiu a Apple TV, foi logo oficialmente.

O facto de estar 10 dias ou 30dias em modo "incógnito" não me "incomoda". O importante é quando sair, que seja algo coisa de jeito.

Para ti é uma trapalhada o que estão a fazer, se calhar eles têm outra opinião, e por alguma razão, eles acharam que fazer assim seria melhor, eles não têm obrigação de informar porque razão estão a fazer desta maneira.

Relação as gravações, para mim as pessoas estão a ser informadas, por isso mesmo tem que aceitar ou não, mas isso já é ainda mais off topic, topic meo, já se fala disso.. [emoji57]

Caso querias saber, eu sou cliente da Meo (1gb/200mb) e da NOS (500mb/20) , se tivesse uma terceira casa, seria Vodafone [emoji1787][emoji12] e já conheço muito bem como funciona as operadoras [emoji6]
 
Última edição:
Ainda bem que as operadoras em Portugal criam apps para dispositivos Android TV, etc e permitem que elas sejam utilizadas fora de casa, estão de parabéns, pois normalmente não é isso que acontece. Olhando para o mais desenvolvido mercado de streaming, o americano, existem apps gratuitas para ver o serviço de cabo fora de casa mas estão limitadas a telemóvel e tablet. A Optimum (Altice na América) é exemplo disso. Essas apps em muitos casos nem podem ser simplesmente instaladas através de sideload numa TV box Android e usadas com airmouse, pois detectam a ligação HDMI e não funcionam, só martelando previamente.
Apps deste tipo de operador, que funcionem em TV boxes com ligação hdmi, lembro-me por exemplo da APP da Xfinity para Roku e mais algumas, poucas, se bem me lembro, todas são como a Meo, só funcionam dentro de casa.

Assim de cabeça... Em Espanha tens a movistar e a vodafone com Android TV que funciona em todas as redes.
 
Pessoal, contribuam para este tópico com informação útil.
Parem com essa conversa no sense sff...

Em relação ao lançamento MEO para androidTV, se é como dizem, meu deus!
Que é feito da equipa de desenvolvimento? A meo tem um bando de amadores a desenvolver? Pior, o gestor de projecto é mesmo muito mau.

Gostava que isso melhorasse, fosse disponibilizado a curto prazo a mais dispositos (androidtv 8 para bombar na minha tv).



É que já meti o MEO Go a funcionar e aquilo é muito fraquinho (de quem vem do VodafoneTv para androitv é como mudar de fibra para adsl, pufff).
 
Se a MEO quiser, pode lançar a app como final e apenas suportar as 3 caixas referidas e isso não faz com que seja beta, faz apenas que seja essa a forma de funcionamento.

Se a MEO lançasse a app e dissesse que era para "android TV" em geral sem especificar, era uma coisa, mas certamente vão dizer que é apenas para as boxs X, Y e Z (como dizem na própria App, não estão a enganar, não é erro, é o que é) e ninguém tem nada a ver com isso. É opção da MEO que seja assim, o cliente que faça a escolha que quiser. Contudo, a MEO vai certamente lançar para mais, nem que seja para as TVs com Android TV integrado.
 
Back
Topo