Meo Sat - PT

Boas

Agradeço informação sobre:

Qual é a categoria LTE do modem ZTE MF266 ?
Que tipo de antena ( direcional ou Omni) e MIMO e não MIMO usa
Qual o tipo de PoE usa : passivo ou af/at

Cumprimentos

C Almeida
 
isso depende, se o router tiver sinal fraco ai sim um melhor pode fazer a diferença mas se ele apanhar bom sinal e tiveres net lenta ai o mais certo é ser a antena subcarregada e um router melhor não vai fazer milagres.
Outra vantagem de ter um router melhor é por exemplo, no meu caso tenho duas antenas 4g á minha volta, mas como a mais perto tem pior velocidade tenho o meu router configurado para ele se ligar a uma frequência que a segunda antena transmite e que embora seja mais longe tenho melhores velocidades.
No teu caso o melhor é sempre veres como o de origem se porta e depois veres se compensa
Eu também comprei um router com que consigo escolher a banda LTE com que me ligo. Normalmente os routers B310/311 ou 315 do operador não dá a maior velocidade, porque se liga na banda que tem mais sinal, mas também está mais sobrecarregada e normalmente tem apenas 10 MHz de largura de banda
 
Os melhores routers para apanhar rede móvel são Huawei e maior estabilidade ligados há rede, agora para roteador há marcas bem melhores. Não fosse a Huawei fornecedora e desenvolvedora de antenas e equipamentos 4g+ e 5G para as operadoras.

 
Aderi a este serviço sat e pelo que vi numa outra instalação, metem um router? antena? no exterior e por fim dentro de casa um router technicolor, alguem me consegue explicar ao certo que tipo de aparelhos são e se fazem a diferença?
 
E o tecnico era para ter vindo cá hoje, mas assim que lhe falei no zte+technicolor, não tinha no momento, teria de pedir e lá para terça ou quarta vem cá. No entanto disse me que farta se de fazer instalações aqui na zona e que é muito boa. Tenho as minhas duvidas, mas mais vale jogar pelo seguro e instalar tudo como deve de ser.
 
Só pode cá vir na quinta, o material ainda não chegou à central. Uma semana depois, dá vontade de cancelar o pedido. Parece que não há mais técnicos.
 
Só pode cá vir na quinta, o material ainda não chegou à central. Uma semana depois, dá vontade de cancelar o pedido. Parece que não há mais técnicos.
Pensava (e segundo o site da MEO) que a oferta Satélite com Internet por ADSL já tinha sido descontinuada. Agora para clientes Satélite, só existe a opção de Internet por 4G.
 
Vê aqui, é uma instalação diferente que estão a montar nas casas e ao que me parece, muito melhor pois o router zte, que é instalado no exterior num ponto alto, tem antena integrada:




https://forum.zwame.pt/index.php?posts/17008337/
Obrigado, já entendi.

Eu como vou ter Fibra para o ano que vem, não vou mexer mais nas ligações cá de casa.

Por acaso ontem tive a testar quais os locais em que seria melhor colocar o meu futuro router 4G, através de um router 4G ZTE da MEO, e os resultados não me agradaram, porque se eu colocar o router 4G na janela da cozinha ou no hall de entrada apanho perto de 40Mbps como é o que está contratado, mas depois se colocar o router 4G na divisão para que o router 4G fique mais próximo do repetidor de sinal wireless para apanhar alguma velocidade de jeito vindo do router 4G, apanho só 15 a 16Mbps com o router 4G, que depois através do repetidor de sinal wireless distribuirá para o local onde mais uso o PC. Ou seja, o router 4G para estar mais próximo e sem obstáculos do repetidor wireless, tem que estar noutra divisão que não na janela da cozinha ou hall de entrada que são os locais onde tenho melhores velocidades (teria que sacrificar o router 4G da janela da cozinha ou do hall de entrada para outra parte da casa em que apanho menos velocidade vinda do router 4G, só para o router 4G ficar mais próximo do repetidor wireless de forma a que consiga conectar-me com o PC no local onde pretendo).

Pensando bem, sempre é melhor ter 15 a 16Mbps do que só 5.85Mbps reais com ADSL2+ síncrono a 7Mbps (os 5.85Mbps reais já têm desconto do overhead do ADSL).

Em conclusão, o problema que tenho é que poderei perder a minha BLM de 15GB se aderir ao 4G fixo. O que eles me vão fazer e queriam fazer há dois anos atrás, seria desligar a minha BLM com 15GB de tráfego.
Por acaso nos telemóveis só tenho 5GB de tráfego em cada um, pelo que a BLM 4G me dá jeito.
Talvez seja demasiado arriscado mudar para o 4G fixo, pois depois fico sem essa BLM 4G que dá em todo o lado do país, e sei que para o ano vou precisar dela.

Pensando melhor, vou mesmo ter que ficar com o ADSL, pois estou a lembrar-me que para o ano, precisarei da BLM.
 
Última edição:
Mais um dia e mais uma desculpa, agora falta o cabo de rede que não chega a tempo hoje, vamos lá ver amanhã qual será a desculpa, já passou uma semana entretanto.
 
Boas

Agradeço informação sobre:

Qual é a categoria LTE do modem ZTE MF266 ?
Que tipo de antena ( direcional ou Omni) e MIMO e não MIMO usa
Qual o tipo de PoE usa : passivo ou af/at

Cumprimentos

C Almeida


Alo. Tenho um aqui.

Respondo as tuas perguntas:

LTE 2100/2600 800/900 1800
Antena Omni
PoE: 802.3 AF/AT

Espero ter ajudado.

Abraços!
 
Os melhores routers para apanhar rede móvel são Huawei e maior estabilidade ligados há rede, agora para roteador há marcas bem melhores. Não fosse a Huawei fornecedora e desenvolvedora de antenas e equipamentos 4g+ e 5G para as operadoras.


Não concordo muito com isso. Existem algumas empresas boas. Mas vou ligar este ZTE e dou feedback entretanto.
 
Parece que daqui a pouco o técnico vem finalmente instalar o serviço com esse bundle do zte, interessa me mais o serviço de internet, ja que o net da vodafone está uma miseria, televisão é me indiferente pois ja tenho.
 
Já tenho o serviço instalado, o tecnico estava um pouco a apanhar do ar, era o primeiro que instalava, fiz o teste e nem a 10 megas chegava, fiquei logo assustado pois sendo assim ficava na vdf.

Tive de andar a procura do IP do router aqui no forum pois estava a ouvir a conversa que o tecnico estava a ter com outro tecnico que o estava a guiar, e ouvi que o cliente não tem que mexer no zte.

Pois, pensei eu, lá percorri aquilo e vi que 4g, sem ligação.

Ligou para a central para ativar a box e o zte, passado uns minutos, novo teste e quase a bater nos 40megas, em 4G+.
 
Segundo a informação que obtive na altura, é uma solução para todos os clientes que não têm Fibra Ótica.



Não. O técnico simplesmente subiu para o telhado e instalou a antena. Tendo a mesma ficado virada para o oposto da estação 4G. Quando o mesmo (técnico), em cima do telhado tinha linha de vista com a estação 4G.

Como acompanhei a instalação, dei indicações ao técnico para que a mesma fosse devidamente direcionada para a estação 4G. Mencionou que "funcionava na mesma". Como já tinha uma outra solução, com uma antena 4G no exterior disse-lhe para colocar na mesma posição que a antena exterior já existente. Lá acabou por fazer o serviço corretamente...

O que sugiro, é que acompanhem a instalação de modo a que o serviço seja feito corretamente. São field technicians com pouco know-how. E em redes Wireless, cada mm conta.

Quanto à receção do nível de sinal 4G, andava nos -75dBm. No final do mês de janeiro subi ao telhado com o propósito de colocar uns filtros RJ45 de modo a proteger os equipamentos internos (router) em caso de trovoada e, aproveitei e subi o rádio (modem / router 4G). Fui medindo a qualidade do sinal até obter um valor razoável. Esta atualmente com cerca de -70dBm.

WOGc5f4.png


Os equipamentos que instalei para proteção em caso de trovoada foram os seguintes:
https://www.ui.com/accessories/ethernet-surge-protector/
Modelo: ETH-SP-G2

ubiquiti-outdoor-gigabit-ethernet-surge-protector-ubnt-eth-sp-gen2-ycshop-1807-05-ycshop@8.jpg


Informação sobre a receção de sinal sobre tecnologias 2G/3G/4G:
https://wiki.teltonika-networks.com/view/Mobile_Signal_Strength_Recommendations

Cumps
Se bem me lembro no meu estava a -93dBm, é um mau valor certo? Mesmo tendo a rede no maximo. Quanto menor o valor de dBm, melhor, é isso?

Tenho o router colocado na frente da parede num braço proprio que está no mastro, acho que terei de o colocar ao nivel do telhado, um pouco acima.

488c8150c0df12b2f9fd4327abfbe798.jpg


Perto das 9 da manhã, apesar de ontem já de noite estar nos 10 megas

9c69c48d14c15c0a4b73abeb4dc7033a.jpg
 
Última edição:
Se bem me lembro no meu estava a -93dBm, é um mau valor certo? Mesmo tendo a rede no maximo. Quanto menor o valor de dBm, melhor, é isso?

Tenho o router colocado na frente da parede num braço proprio que está no mastro, acho que terei de o colocar ao nivel do telhado, um pouco acima.

488c8150c0df12b2f9fd4327abfbe798.jpg


Perto das 9 da manhã, apesar de ontem já de noite estar nos 10 megas

9c69c48d14c15c0a4b73abeb4dc7033a.jpg

Eu aqui seja de noite seja de dia, consigo na maior parte das vezes 40Mbps, se o router 4G estiver perto de uma janela.

O mínimo que obtive num teste foi por volta dos 31Mbps e acho que coloquei o teste de velocidade aqui. (Isto perto da janela, direcionado para onde a antena se encontra)
 
Mas isso é um router normal ou uma blm? Se sim, é diferente do zte que capta 2 frequencias, no print que deixei atras, está na B1/B3.
É uma BLM com router 4G.

Dá para inserir uma antena externa, eu é que nunca comprei por não ser necessário, dado que apanho rede ao máximo dentro de casa.

Só existe o problema de ter que colocar o router perto das janelas de casa, direcionado para a antena da MEO, para apanhar os 40Mbps.

Se eu colocar noutra divisão, mais no interior da casa, a rede fica ao máximo na mesma, mas a velocidade desce para 8 a 16Mbps.
 
Back
Topo