Mesh Wifi e domotica

tmtb

Power Member
Boa tarde a todos,

Há uns meses comprei uma casa, que sendo grandinha, o router da Meo não dá conta do recado.
Pensei então em ver opções de routers que suportem mesh.

Inicialmente pensei comprar Google Wifi (fiquei com boa impressão das reviews e os das restantes marcas são feios que doi :P), mas entretanto vi que existiam os routers Samsung Connect Home.

Estes routers da samsung parecem ser um hibrido de Router/AP e hub smartthings (fazendo também mesh de zigbee e zwave), são relativamente baratos (por comparação com outros routers mesh), e como até quero fazer umas brincadeiras de domotica fiquei interessado.

No entanto tenho visto reviews com pontuações bastante medianas, sendo que fiquei com impressão que tanto as funcionalidades de networking e de smartthings são bastante básicas.

Gostava de saber se algum de vocês conhece estes routers da samsung e qual a vossa opinião.
A cobertura de 3 routers chegarão para uma casa com 2 andares + cave/pátio?
As funcionalidades simplificadas de networking e smartthings poderá ser um problema?
Mesmo que decida usar um Home Assistant, o simples facto de fazerem relay de zigbee e zwave valerá a pena?

Outra coisa que vejo é que existe uma versão pro que não encontro nas amazon europeias.

Obrigado.
 
De facto atendendo ao que mencionaste, provavelmente uma das melhores opções é a Samsung que lançou o dito produto hibrido (mesh+smarthings)

Se a domótica não for determinante, existem equipamentos mesh WiFi porreiros e baratos. A título de exemplo tens produtos da "tenda" por menos de 100€ com 3 pontos de difusão na amzon. A cobertura essencialmente dependerá do posicionamento dos 3 pontos, pelo que tem de ser colocados de forma estratégica. (Pese embora podes sempre adquirir pontos adicionais... Julgo que o máximo são 7 pontos)

Diria que deves primeiro definir a domótica em causa... Porque isso vai provavelmente influenciar a decisão.

Nota: já tens exemplos pelo fórum de material de domótica que não precisa de gateway dedicada... E que simplesmente usam WiFi. (Sonoff)

Boa sorte com o "projecto"
 
Back
Topo