Metade dos cibernautas na Europa são menores

RavenMaster

Power Member
Os menores de 18 anos constituem quase metade da comunidade de cibernautas na Europa dos 25, segundo dados divulgados pela Fundação Auna.

Portugal ocupa o último lugar entre os Quinze, com menos de 40% de internautas menores.
O estudo dá a conhecer que o primeiro contacto com as novas tecnologias se faz aos três anos de idade. A partir daí os utilizadores tornam-se muito familiarizados com a Internet chegando mesmo a especialistas.

A Fundação Auna realça os riscos mas também as oportunidades da utilização das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação para os menores.

Entre as oportunidades destaca o acesso a conteúdos educativos através da rede e o aumento do contacto com amigos, familiares e até com professores.

Os riscos prendem-se com conteúdos pornográficos e/ou violentos e o contacto com adultos «indesejáveis». Paradoxalmente os pais colocam mais restrições ao visionamento de televisão (60% limita os programas que os seus filhos podem ver) do que à utilização da Internet (apenas 49% o faz).

O estudo conclui que apesar do isolamento que as novas tecnologias provocam nos menores, este novo meio pode ser muito benéfico na sua formação mediante o devido controlo por parte dos pais.

Fonte: Diário Digital
 
Back
Topo