MFT para iniciante

Tenevora

Membro
Boas, chegou a altura de comprar uma máquina nova para oferecer á minha mãe já que a compacta que ela usa desde 2014 "pifou". Como ela tem sempre alguma inveja do meu equipamento (nada de especial, Canon EOS 600, lentes 10-18mm, 18-55mm, 70-300mm) mas tendo em conta que precisa de maior portabilidade do que eu devido a problemas nas articulações acho que um sistema micro four thirds poderá ser ideal para ela. Ela adora tirar fotos a paisagens, principalmente na zona do estuário do Tejo, pôr-do-sol, alguma arquitectura, graffitis e outros pontos de interesse na rua, e um dos maiores motivos de inveja do meu kit é poder tirar fotos de aves limículas. Desde a era digital ela sempre usou máquinas compactas zoom, mas creio que está na altura de dar um saltinho. :D

Estou indecisa entre dois sistemas da Olympus: Olympus E-PL10 ou Olympus E-M10 IV. A E-PL10 é mais leve e pequena, bastante agradável em termos estéticos, mas provavelmente fica ridicula com uma lente telefoto! A ideia é comprar o kit de máquina+lente pancake 14-42mm, e adicionar uma lente 100-300mm panasonic e uma wide angle que ainda não decidi (as que eu mais gosto são de manual focus e acho que ela ainda não está preparada para isso; se tiverem recomendações adorava ouvir!)

O orçamento é flexível (+/-£200), vou comprar a máquina online nas próximas 3 semanas.

  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar? Máquina+lente kit+telefoto+wide angle
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível? £1200
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar? Paisagens,arquitectura, street photography, aves limícolas
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar? Maioritáriamente exteriores
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo? Casual/Aficionado
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? Olympus Stylus 1 (compacta super zoom de 2013)
  7. COMO É A TUA "REDE": Canon (eu), telemóveis.
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar? Loja online no Reino Unido
Comprando a Olympus E-PL10+kit nova fica por £650. A lente panasonic 100-300mm f4-5.6 usada mas em bom estado (confio nas duas lojas em que a vejo á volta deste preço por já ter comprado antes) fica a £389, por isso £1039 ou afins para essa parte. Uma wide angle é que me está a dar cabo da cabeça, são bastante caras... Claro que 14mm é considerado wide angle mas na verdade devido ao formato é equivalente a 28mm e não creio que seja "wide" o suficiente para ela. As únicas que encontro por um preço "acessível" são as Laowa 10mm ou 7.5mm mas são ambas manual focus. :(

Alguem tem sugestões?
 
Primeira pergunta: compreendo que a 100-300 dá muito jeito para fotografar aves, mas fica a faltar a distância focal entre os 42 e os 100mm, muito mais úteis que os 100-300 para outros usos.

Sugestões:

  • Compra o corpo sem lente, e na lojas de material usado de confiança compra a 12-40/2.8. A 12-40 é simplesmente fabulosa; Com a 12mm já é bastante wide para não se preocupar com uma lente wide-angle dedicada para já. Em relação à máquina em si, preferia a E-M10 IV, pois a E-PL10 como dizes com uma teleobjectiva não só fica estranha, como é pouco ergonómica (para além de não ter viewfinder)

  • Panasonic Lumix DC-GX9 + Panasonic Leica 12-60mm f/2.8-4.0. A GX-9 é muito compacta e gosto muito da máquina (pessoalmente prefiro-a à E-PL10). A 12-60 é para mim das melhores lentes para o sistema MFT. Está ao nível da Olympus 12-40/2.8, mas os 60mm dão-lhe uma versatilidade enorme. Tive ambas e acabei por optar pela 12-60 (antes de ter deixado o sistema MFT) - com um zoom range equivalente a 24-120mm em FF, já é suficientemente wide, e dos 60mm para os 100mm já não é um salto tão grande

  • Sistema Fuji ou Sony APS-C - Nestes dois sistemas, consegue-se montar um kit relativamente leve e compacto na mesma. A Sony A6100 + 16-50 + 55-210 é uma opção, por exemplo. Fuji X-T200 + 15-45 e para teleobjectiva a 55-200 seriam também um kit interessante. Alternativamente, para uma teleobjectiva mais longa, tanto a Sony 70-350 como a Fuji 70-300 são muito boas e não muito grandes - mas são mais carotas.

  • uma compacta "de luxo", como a Sony RX-10 mkIV. Com uma lente 24-600/2.4-4.0 e um sensor de 1", é uma solução tudo em um, mas com uma performance fora de série. Ou a RX-100 mkVI (lente 24-200/2.8-4.5 e sensor de 1" também) - pequena (cabe no bolso), super leve, mas uma performance impressionante. (Ambas receberam Gold Award na DPReview)

Por fim, porquê a compra no reino unido? Estás a viver aí? Pergunto pois se for para mandar vir, depois do Brexit passou a pagar-se IVA + taxas de importação nas compras vindas do UK.
 
Primeira pergunta: compreendo que a 100-300 dá muito jeito para fotografar aves, mas fica a faltar a distância focal entre os 42 e os 100mm, muito mais úteis que os 100-300 para outros usos.

Sugestões:

  • Compra o corpo sem lente, e na lojas de material usado de confiança compra a 12-40/2.8. A 12-40 é simplesmente fabulosa; Com a 12mm já é bastante wide para não se preocupar com uma lente wide-angle dedicada para já. Em relação à máquina em si, preferia a E-M10 IV, pois a E-PL10 como dizes com uma teleobjectiva não só fica estranha, como é pouco ergonómica (para além de não ter viewfinder)

  • Panasonic Lumix DC-GX9 + Panasonic Leica 12-60mm f/2.8-4.0. A GX-9 é muito compacta e gosto muito da máquina (pessoalmente prefiro-a à E-PL10). A 12-60 é para mim das melhores lentes para o sistema MFT. Está ao nível da Olympus 12-40/2.8, mas os 60mm dão-lhe uma versatilidade enorme. Tive ambas e acabei por optar pela 12-60 (antes de ter deixado o sistema MFT) - com um zoom range equivalente a 24-120mm em FF, já é suficientemente wide, e dos 60mm para os 100mm já não é um salto tão grande

  • Sistema Fuji ou Sony APS-C - Nestes dois sistemas, consegue-se montar um kit relativamente leve e compacto na mesma. A Sony A6100 + 16-50 + 55-210 é uma opção, por exemplo. Fuji X-T200 + 15-45 e para teleobjectiva a 55-200 seriam também um kit interessante. Alternativamente, para uma teleobjectiva mais longa, tanto a Sony 70-350 como a Fuji 70-300 são muito boas e não muito grandes - mas são mais carotas.

  • uma compacta "de luxo", como a Sony RX-10 mkIV. Com uma lente 24-600/2.4-4.0 e um sensor de 1", é uma solução tudo em um, mas com uma performance fora de série. Ou a RX-100 mkVI (lente 24-200/2.8-4.5 e sensor de 1" também) - pequena (cabe no bolso), super leve, mas uma performance impressionante. (Ambas receberam Gold Award na DPReview)

Por fim, porquê a compra no reino unido? Estás a viver aí? Pergunto pois se for para mandar vir, depois do Brexit passou a pagar-se IVA + taxas de importação nas compras vindas do UK.
Respondo á última questão primeiro: Sim, moro no Reino Unido e tenho comprado o meu kit todo por cá, pelo que conheço as lojas online e tenho confiança que quando dizem que um item em segunda mão está em muito bom estado, realmente está em muito bom estado. Mas obrigada pela questão porque esqueci-me completamente das implicações do Brexit neste caso! :wscared:

Saltando para a primeira questão, tens toda a razão, o salto de 42mm para 100mm é bastante grande. Acho que fiquei "apaixonada" pela lente e pela possibilidade dela e descurei pormenores importantes como esse. Tambem nunca comprei um sistema novo e saltei logo para ter uma gama completa de lentes (ainda não tenho uma lente macro para mim por exemplo! :D) por isso acho que me entusiasmei demais. É bom ter alguem a apontar estas falhas!

Em termos das lentes que sugeres, obrigada - só tinha verificado o preço como novas o que não se enquadrava no orçamento de todo, no entanto encontro a Leica 12-60mm f2.8-4.0 a £378 usada em bom estado, por isso não é nada má ideia!
Para ser completamente honesta, a e-pl10 está aqui maioritáriamente devido á estética da máquina (é muito bonita, compacta, "de senhora", mas para mim tambem grita "rouba-me que sou cara!" quando se anda a tirar fotos no meio de Lisboa...). Prefiro a OM-D E-M10 e estou a tentar convencer o meu pai que é a melhor ideia.

Tive a oportunidade de testar a fujifilm X-t30 durante um fim de semana e apesar de gostar da máquina em termos de jpeg não gostei da reprodução de cor. Ajustando os pre-sets lá saiu algo mais "normal" aos meus olhos, mas não me convenceu. Tendo em conta que duvido que a minha mãe se aventure muito em post-processing acho que o sistema x-trans da fuji nao é a melhor opção. Claro que imensas pessoas gostam da cor das fuji, eu é que estou habituada a uma palete diferente e custa-me sair dessa mentalidade. No entanto as fotos a preto e branco sairam absolutamente lindíssimas, de chorar por mais! Nunca tive oportunidade de testar sistemas da Sony, mas tenho a impressão que saiem ligeiramente mais caros que o equivalente noutras marcas?

No entanto em termos de compactas as Sony que sugeres foram as únicas que consideraria para substituir a compacta que avariou, e acho que fariam ambas um bom trabalho! No entanto acho que lhe vou dar a oportunidade de ter um sistema de fotografia "a sério" - daqui a poucos anos ela estará reformada e terá mais tempo para se dedicar a hobbies, como teve sempre um fascinio pela fotografia mas nunca a capacidade financeira para fazer muito, creio que é uma boa aposta. E se acabar por estar errada, daqui a um ano ou dois posso sempre comprar-lhe uma compacta e usar eu o kit se for preciso. :rrotflm:


Portanto por agora:

Olympus OM-D EM10 Mark IV (open box)- £579
Leica 12-60mm f2.8-4.0 (usada, bom estado) -£378
Panasonic 100-300mm f4.0-5.6 (como nova) - £389
Total: £1346

Tambem vi uma lente Olympus 12-100mm f4, mas é pesada e lá se vai o orçamento! £779 "como nova"... Só se comprasse como única lente por agora, mas não será tão boa como a leica 12-60mm...

Agora estou a tentar entender as regras de alfândega para ver se compensa comprar por cá. Claro que se pode sempre "arriscar" mas conheço bem a minha sorte (ou melhor, a falta dela...) e como já levo o meu equipamento normal comigo... Mais vale não arriscar. :(
Sinceramente, miguelbarroso, agradeço imenso os teus comentários e insight. Obrigada!
 
Atenção que na 100-300mm, há duas versões - tive ambas, e a diferença de qualidade é significativa - a versão mais recente é muito melhor.

Quanto à Sony, não creio que fique muito mais cara... é questão de veres os preços.

Em relação a trazeres o material: enviando hoje em dia "bate" tudo na alfândega - material fotográfico então não escapa. Se o trouxeres contigo, aí consegues sem problema - compra um saco baratuxo grande na Amazon e mete tudo lá dentro como se fosse o teu material (tens é de deixar as caixas no UK, levas depois noutra viagem).
 
Atenção que na 100-300mm, há duas versões - tive ambas, e a diferença de qualidade é significativa - a versão mais recente é muito melhor.

Quanto à Sony, não creio que fique muito mais cara... é questão de veres os preços.

Em relação a trazeres o material: enviando hoje em dia "bate" tudo na alfândega - material fotográfico então não escapa. Se o trouxeres contigo, aí consegues sem problema - compra um saco baratuxo grande na Amazon e mete tudo lá dentro como se fosse o teu material (tens é de deixar as caixas no UK, levas depois noutra viagem).

Sim, a que estou a ver é a versão Power OIS II. E sim, tens razão em relação á alfândega! Vou precisar de uma mala de mão maior... Ou levar menos equipamento meu. :rrotflm:Obrigada!
 
Back
Topo