Microsoft esclarece mensagens anti-Vista

guxo

Power Member
Chegou até nós na Microsoft Portugal, uma mensagem que desde há algum tempo anda a circular de forma viral, com origem fora do país, que convida a não instalar o Windows Vista e a manter o Windows XP, ou então a migrar para um sistema aberto como o Linux, pretensamente por o Windows Vista da Microsoft trazer de raiz um sistema de protecção anti-cópia e de bloqueio de conteúdos.

Com o propósito de esclarecer os pontos levantados, a Microsoft Portugal esclarece que o conteúdo da mensagem é incorrecto e distorce por completo uma funcionalidade positiva do novo sistema operativo Windows Vista: a gestão dos direitos de cópia de conteúdos digitais, de forma a proteger a propriedade intelectual dos respectivos legítimos autores.

O Windows Vista e o DRM (Digital Rights Management)
O Windows Vista inclui uma infra-estrutura de protecção de conteúdos, desenvolvida especificamente para assegurar que conteúdos audiovisuais protegidos, tais como o recentemente lançado HD-DVD ou discos Blu-Ray, possam ser compatíveis com este ambiente operativo uma vez que, em muitos casos, estes conteúdos têm associadas políticas de utilização que devem ser aplicadas por todos os dispositivos de reprodução.

Ou seja, as políticas associadas a estes conteúdos são aplicadas em todos os tipos de equipamentos, o que inclui computadores com Windows Vista, computadores sem o sistema operativo Windows e outros equipamentos electrónicos, tais como, leitores de DVD. Neste sentido, não há qualquer especificação adicional ou distinta para computadores com Windows Vista. Além disso, se o Windows Vista não fosse compatível com as políticas de protecção exigidas, os PCs com este sistema operativo não poderiam reproduzir estes conteúdos.

Por outro lado, tais mecanismos de protecção de conteúdos integrados no novo sistema operativo da Microsoft possibilitam um controlo de qualidade mais eficaz e só são accionados quando exigido pela política associada ao conteúdo em questão, ou seja, se o conteúdo não exigir uma protecção especifica, o mecanismo não é utilizado.

Por fim, importa esclarecer que a protecção de conteúdos do Windows Vista disponibiliza uma variedade de opções, permitindo que as aplicações de reprodução de conteúdos protegidos possam aplicar as várias políticas estabelecidas pelo detentor dos conteúdos ou pelo service provider.

Em resumo, o Windows Vista, à semelhança do que já existia no Windows XP, possui efectivamente um sistema de protecção de conteúdos digitais, tal como existem outros na indústria de informática e entretenimento. Existem, no entanto, algumas políticas de protecção intrínseca associadas a cada conteúdo pelo seu criador que, se não forem suportadas no Windows Vista, o conteúdo (áudio ou vídeo) não vai estar acessível. Mas este facto pode passar-se tanto com um computador a correr Windows Vista, a correr Windows XP, ou como com qualquer outro dispositivo, até mesmo aqueles que não possuem qualquer versão de Windows instalada.

Para informação mais completa e detalhada sobre a posição oficial da Microsoft quanto a esta questão, consulte o link:
http://windowsvistablog.com/blogs/w...-protection-twenty-questions-and-answers.aspx
fonte: Microsoft Portugal
 
Última edição:
és só tu.

Relativamente à protecção anti-cópia, quem tem protecção são os próprios formatos e não o Windows.

Quanto ao bloqueio de conteúdos, não existe. O que existe é uma degradação de qualidade de imagem, caso o conteúdo de alta definição a ser reproduzido esteja protegido e algum dos componentes envolvidos não obedeça à norma HDCP.
 

Chegou até nós na Microsoft Portugal, uma mensagem que desde há algum tempo anda a circular de forma viral, com origem fora do país, que convida a não instalar o Windows Vista e a manter o Windows XP, ou então a migrar para um sistema aberto como o Linux, pretensamente por o Windows Vista da Microsoft trazer de raiz um sistema de protecção anti-cópia e de bloqueio de conteúdos.

Com o propósito de esclarecer os pontos levantados, a Microsoft Portugal esclarece que o conteúdo da mensagem é incorrecto e distorce por completo uma funcionalidade positiva do novo sistema operativo Windows Vista: a gestão dos direitos de cópia de conteúdos digitais, de forma a proteger a propriedade intelectual dos respectivos legítimos autores.

Realmente sou só eu, tenho de ir tirar umas aulas de interpretação..
 
continuo a não perceber onde vez a contradição

Facto: No seu estado actual, tanto o HD-DVD, como o Blu-Ray, como o formato para difusão de conteúdos de alta definição, prevêm a possibilidade da protecção dos conteúdos (DRM).

Facto: Actualmente, qualquer equipamento de qualquer fabricante para poder reproduzir qualquer conteúdo de alta definição protegido segundo as normas actualmente definidas tem de obedecer às normas estabelecidas pelo DRM.

Facto: O Windows Vista não é excepção e implementa também estas normas. A alternativa seria não ter a capacidade de reproduzir estes conteúdos. Qualquer outro sistema operativo que permita a reprodução de conteúdos de alta definição protegidos, não pode de forma legal ignorar o DRM.

Se não concordas com o método de DRM actualmente implementado a solução é facílima. É votares com a carteira e não pagares por quaisquer conteúdos de alta definição protegidos. Se nunca o fizeres, nunca terás de lidar com este DRM.

Se queres argumentar que as modificações necessárias à implementação do DRM no seu actual estado são prejudiciais ao consumidor (overhead de processamento na desencriptação, quebra de retrocompatibilidade, etc) e que a microsoft poderia ter utilizado o seu considerável poder de negociação e presença de mercado para forçar os produtores de conteúdo a modificar o DRM para algo menos restrictivo, pois que já pode dar azo a uma discussão saudável.

Se por outro lado queres simplesmente dizer mal do Vista em particular e da Microsoft em geral, há muita coisa verdadeira por onde pegar. Não é preciso tar a inventar nada.
 
continuo a não perceber onde vez a contradição

Facto: No seu estado actual, tanto o HD-DVD, como o Blu-Ray, como o formato para difusão de conteúdos de alta definição, prevêm a possibilidade da protecção dos conteúdos (DRM).

Facto: Actualmente, qualquer equipamento de qualquer fabricante para poder reproduzir qualquer conteúdo de alta definição protegido segundo as normas actualmente definidas tem de obedecer às normas estabelecidas pelo DRM.

Facto: O Windows Vista não é excepção e implementa também estas normas. A alternativa seria não ter a capacidade de reproduzir estes conteúdos. Qualquer outro sistema operativo que permita a reprodução de conteúdos de alta definição protegidos, não pode de forma legal ignorar o DRM.

Se não concordas com o método de DRM actualmente implementado a solução é facílima. É votares com a carteira e não pagares por quaisquer conteúdos de alta definição protegidos. Se nunca o fizeres, nunca terás de lidar com este DRM.

Se queres argumentar que as modificações necessárias à implementação do DRM no seu actual estado são prejudiciais ao consumidor (overhead de processamento na desencriptação, quebra de retrocompatibilidade, etc) e que a microsoft poderia ter utilizado o seu considerável poder de negociação e presença de mercado para forçar os produtores de conteúdo a modificar o DRM para algo menos restrictivo, pois que já pode dar azo a uma discussão saudável.

Se por outro lado queres simplesmente dizer mal do Vista em particular e da Microsoft em geral, há muita coisa verdadeira por onde pegar. Não é preciso tar a inventar nada.

Facto: O Windows vista implementa um sistema de DRM, que permite ver conteúdos protegidos e que foi criado como forma de combater a pirataria.

Facto:
pretensamente


do Lat. praetensu

adj.,
suposto;
imaginado;
pretendido.

Facto: Se o Vista implementa o DRM então implementa um sistema anti-pirataria e de bloqueio de conteúdos de facto, logo não é "pretensamente".

Acho muito bem que a MS implemente o que bem quiser nos seus SO's, agora que use jogos linguísticos, ainda por cima mal amanhados para tentar enganar as pessoas é que só lhes fica mal.
Assumam-no e pronto, não têm de ter problema nenhum em fazerem coisas ás quais têm direito e são legais.
 
Facto: Se o Vista implementa o DRM então implementa um sistema anti-pirataria e de bloqueio de conteúdos de facto, logo não é "pretensamente".

Na minha leitura é mais "Facto: Se o Vista implementa o DRM então suporta implementa um sistema anti-pirataria e de bloqueio de conteúdos de facto, logo não é "pretensamente".
 
anti-cópia, bloqueio de conteúdos?
o que? quais? expliquem-me, pois ainda não me bloquearam nada...
:x2:

Eu acho estas guerrinhas surgem para quase que obrigar as pessoas a não instalarem o Vista pois este é um bixo de 7 cabeças... e porque??

é quase como dizer: "veste isto pois está na moda" ou então "não comas aquilo que eu não gosto e como es tu que vais comer não tens voto na matéria"

Inda não percebi porque tentam a toda a força denegrir a imagem do vista...

OK até pode ser mau, mas deixem as pessoas ver isso por elas prórpias, vão ver que muitas das pessoas que se "assustaram" ao ler coisas como que o vista é anti aquilo que tem aqueloutro, vão no final ver: "Até é porreiro! é altamente!" ou então "Realmente tinham razão... não vale a pena..."

Agora dizerem do principio que o Vista não permite copias pirata de segurança dos nossos conteudos... é mentira, gravas tanto um DVD no Vista como no XP vês uma coisa num como noutro...

No final é tudo uma cambada de 0s e 1s juntos que o sistema fica todo contente em descodifica-lo....

:lol:


cumps
 
/me cai da cadeira a rir... assumam de uma vez o buraco em que se meteram! Venderam-se á RIAA e a MIAA então agora amanhem-se!

Again...

Eu não acredito que interpretem tão mal frases tão claras... Espero que seja só mesmo fanatismo anti-MS...

Achas mesmo que o ideal era o Vista não trazer suporte para reprodução de HDDVD, BR, etc? Achas mesmo que a MS fez mal em respeitar as regras que os outros respeitam?

Deixa-me adivinhar: tu nunca irás comprar um leitor HDDVD ou BRD de mesa ou portátil porque também tazem DRM... Obviamente que teres um leitor de DVD está fora de questão, visto que também têm protecções anti-cópia...

Achas que é justo que não hajam Rights Management? Que os autores/produtoras não têm o direito de proteger o que é seu? Se calhar também és contra as patentes e as marcas registadas...

[OFFTOPIC]
xupetas & ca.
Eu tenho a certeza que entre todos nós eu estou longe de ser quem tem mais voto na matéria, posso uma vez ou outra dizer alguma "inverdade" que acredito ser correcto, agora fazer como tu e provavelmente mais alguns e estar constantemente a mandar bitaites sem conteúdo sempre a deitar abaixo, acho que está mal... Pelo menos quem postou o tal mail ao qual a MS respondeu apresentou qualquer coisa... Depois de ler alguns posts teus fica-se com a impressão que tens uma quedazinha por linux, mas acredita, ao fazer isto não estás a ajudar a sua imagem, queres promover esse/outro SO? Mostra o que ele faz que os outros não fazem (de preferencia na área desse SO, acho eu). É que da maneira que és anti-MS parece que o que defendes já não tem mais nenhuma arma a não ser criticar, o que não é verdade. Não estou a dizer que todos os teus posts são despropositados, mas uma grande parte deles nesta zona está mergulhada num fanatismo tão desmedido que até perde todo o sentido. Fazes, inclusive, que quando não concordam contigo, tipos como eu pareçam fanáticos M$ só para tentar contrariar o teu "ódio".

Não leves a mal nada do que disse porque não tenho a intenção de ofender ninguém.
Fica bem :kfold:

[/OFFTOPIC]
 
Na minha leitura é mais "Facto: Se o Vista implementa o DRM então suporta implementa um sistema anti-pirataria e de bloqueio de conteúdos de facto, logo não é "pretensamente".

Queres continuar com os jogos semânticos?
Não sei o que é que consideras como sendo a diferença entre "implementar" ou "suportar" mas em programação o termo implementar algo é semelhante a suportar algo.

Eg:

"O windows vista suporta a arquitectura de DRM do HD-DVD e BR"
ou
"O windows vista tem implementado o suporte a arquitectura do DRM do HD-DVD e BR"

são EXACTAMENTE a mesma coisa.
 
porque é que a notícia do 1o post está TODA a bold? É pra se ver melhor? :|
Parece que a Microsoft com esta resposta veio salvar o mundo e tudo o que lá está escrito é importante e inquestionável...
 
pois, mas tirar 2 frases fora do contexto e analisar palavra a palavra serve de quê?

O que esse mail diz é: Malta! Não instalem o vista porque toda essa tralha que sacaram da mula vai deixar de funcionar.

O que se passa na realidade é que a única situação em que o DRM do vista faz alguma coisa é na reprodução de conteúdos de alta definição protegidos. Ou seja é uma situação que a larga maioria parte dos utilizadores nos proximos anos não vai sequer encontrar.

Ou seja, se o mail viral é mesquinho e mentiroso, já o comunicado da microsoft é apenas trapalhão e mal redigido.

Como disse acima, não há nada mais interessante pra criticar? Que tal a quebra de compatibilidade com o Directsound? Queres apostar que afecta muito mais gente que o DRM?
 
Back
Topo